Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 85 of 104Next

Psicanálise

Psicanálise de modo geral eu acredito que e uma das áreas mais abrangente da psicologia

Se eu fosse um psicólogo naquele tempo,usaria a psicanálise de behaviorismo,através dos processos mentais;estudando e analisando cada comportamento do meu paciente,para poder compreende-lo melhor e procurar ajudá-lo (a) durante cada sessão,fazendo assim entendo que haveria uma mudança de comportamento,melhorando o seu modo e geito de viver.

Eu usaria a psicanálise de Behaviorismo,estudando a mente e o comportamento dos meus pacientes,acredito que a cada sessão haveria uma mudança de comportamento e também uma mudança no seu modo e geito de viver,porque quanto más descobrimos da pessoa más poderemos ajudá-la.

Com certeza todas as ferramentas voltadas ao inconsciente e comportamento humano psicanálise em todas as suas formas sempre será minha escolha.

Todas as linhas de psicologia ou ate mesmo a neuropsicologia vem trabalhando para entender a mente e o comportamento humano para uma vida mais leve e saudável em um modo geral, no entanto ainda temos muitas questões complexas como disse  William Shakespeare - "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia".

E seguimos tentando estudar e entender os mistérios da mente com as diversas ferramentas que temos.

No século XIX, como psicóloga, se eu atuasse dentro da abordagem estruturalista, influenciada por Wilhelm Wundt, e me concentraria em decompor a mente em seus componentes mais básicos, utilizando a introspecção para analisar e catalogar os elementos da experiência consciente. Trabalharia em laboratórios acadêmicos, realizando experimentos controlados para entender a estrutura da mente humana.

Por outro lado, se atuasse como uma psicóloga funcionalista, seguindo a linha de pensamento de William James, me interessaria mais pela função dos processos mentais e como estes ajudam os indivíduos a se adaptarem ao ambiente. Atuaria tanto em ambientes acadêmicos quanto em campos aplicados, como escolas e organizações, buscando entender e melhorar a eficiência e adaptação dos processos mentais às demandas do dia a dia.

Ao fazer um paralelo com o século XX, como uma psicóloga da Gestalt focaria na percepção e experiência consciente, enfatizando a compreensão dos fenômenos como um todo, ao invés de seus componentes isolados, e trabalharia em ambientes terapêuticos e educacionais para promover uma compreensão holística da mente e do comportamento.

Já no behaviorismo, me concentraria no estudo do comportamento observável e suas relações com o ambiente, trabalhando em laboratórios, clínicas, escolas e indústrias para modificar comportamentos através de reforços e punições.

E por fim, como psicanalista, exploraria o inconsciente e os processos psíquicos profundos, atuando principalmente em consultórios particulares e clínicas psiquiátricas, utilizando a interpretação de sonhos, associações livres e outros métodos para tratar transtornos mentais.

1. Usaria abordagem da Psicanálise e comportamental

Se eu fosse psicóloga no século XIX, minha missão seria ajudar as vítimas das guerras a sobreviverem aos traumas que esses eventos causaram nelas. Neste sentido eu procuraria os hospitais que atendem as vítimas das guerras, e desenvolveria em parceria com os hospitais estratégias de tratamentos que trouxessem algum conforto para os pacientes. Eu buscaria entender como os pacientes estavam racionalizando seus traumas com atendimento dinâmico como caminhadas, jogos e conversas, além de conversas com seus familiares.

Século XX (cenário: êxodo rural)

Como uma adepta da Gestalt, eu acompanharia o meus pacientes e os ajudaria a lhe dar com as novas sensações que a mudança do campo para a cidade estava provocando neles. Me colocaria a disposição para fornecer ferramentas que os permitissem integrar os antigos costumes do campo a nova vida na área urbana. Imersa nestes meios sociais, eu estaria estudando o comportamento das famílias ( pela observação behaviorista), que durante o século XX deixou o campo e se mudou para as cidades.

A psicanalise poderia ser usada por um psicologo no século XX para ajudar as famílias a entenderem que bater em seus filhos não os fariam mais obedientes e que as agressões precisavam ser superadas pelos próprios indivíduos que as praticavam através da superação de seus conflitos internos.

Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas.

Se eu fosse uma psicóloga eu trabalharia com a Psicanálise e Behaviorismo.

-Na Psicanálise Freud utiliza o método da associação livre para o estudo do inconsciente, que determina, em grande parte, nossa personalidade.Na associação livre Freud deixa o paciente falar mais, para desencadear ideias de forma mais livre. O paciente associa, trazendo de forma livre as ideias que lhe vêm a cabeça, reduzindo parte consciente da repressão.

-No Behaviorismo o Manifesto-A Psicologia como um comportamento a vê, de John Watson através do Experimental.Watson demonstrou, com base em experiências realizadas, que o comportamento dos seres humanos é influenciado exclusivamente por experiências de vida, entre elas a educação e o ambiente em que vivem.

Pavlov-Condicionamento Clássico é um tipo de aprendizado no qual um estímulo neutro é emparelhado como um estímulo, que naturalmente produz uma certa resposta.

Skinner-Condicionamento Operante baseia-se na ideia de que comportamentos que são seguidos por consequências agradáveis, tendem a ser repetidos, enquanto aqueles seguidos por consequências desagradáveis tendem a desaparecer.

PreviousPage 85 of 104Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱