Desafio
Citação de Ivanildadoe em junho 11, 2025, 8:35 pmAs principais teorias do desenvolvimento humano exploram como as pessoas mudam e crescem ao longo da vida, abordando diferentes aspectos como o desenvolvimento cognitivo, social afetivo e físico. Entre as mais e influentes, destacam se a teoria psicanalítica de Freud, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, teoria sociocultural de Vigotski e a teoria desenvolvimento moral de kohberg teoria psicanalítica de Freud e conceitos chave incoveniente libido,ego,id, superego, estágios, psicossessuais. Contribuições. Compreensão do desenvolvimento da personalidade, da influência do inconsciente no comportamento e dos conflitos interno.
As principais teorias do desenvolvimento humano exploram como as pessoas mudam e crescem ao longo da vida, abordando diferentes aspectos como o desenvolvimento cognitivo, social afetivo e físico. Entre as mais e influentes, destacam se a teoria psicanalítica de Freud, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, teoria sociocultural de Vigotski e a teoria desenvolvimento moral de kohberg teoria psicanalítica de Freud e conceitos chave incoveniente libido,ego,id, superego, estágios, psicossessuais. Contribuições. Compreensão do desenvolvimento da personalidade, da influência do inconsciente no comportamento e dos conflitos interno.
Citação de Clayton Roberto Messias em junho 12, 2025, 8:19 pmA perspectiva psicanalítica freudiana interpreta os fenômenos humanos — como comportamentos, sintomas, sonhos e conflitos — a partir da dinâmica entre o inconsciente, o consciente e os mecanismos de defesa. Para te dar uma explicação mais precisa, seria ótimo saber a qual fenômeno específico você está se referindo. Mas aqui vai uma explicação geral com base na teoria de Freud:
Perspectiva Psicanalítica Freudiana
Segundo Sigmund Freud, o comportamento humano é amplamente influenciado por impulsos inconscientes, especialmente os de natureza sexual e agressiva. A mente é dividida em três instâncias:
- Id (Isso): Fonte dos desejos e impulsos primitivos, busca prazer imediato (princípio do prazer).
- Ego (Eu): Parte racional que lida com a realidade, tentando equilibrar os desejos do id com as exigências do superego (princípio da realidade).
- Superego (Supereu): Representa a moralidade, os valores sociais e a consciência.
Explicação de Fenômenos Psicológicos
- Sonhos: São realizações disfarçadas de desejos inconscientes.
- Sintomas neuróticos: Resultam de conflitos reprimidos entre o id, ego e superego.
- Lapsos de linguagem (atos falhos): Expressam desejos inconscientes que escapam ao controle do ego.
- Transferência: O paciente projeta sentimentos inconscientes sobre o terapeuta, repetindo padrões emocionais do passado.
Mecanismos de Defesa
O ego utiliza mecanismos como repressão, negação, projeção, entre outros, para lidar com conflitos internos e proteger o indivíduo da ansiedade.
Existem fenômenos específicos como, por exemplo, ansiedade, histeria, sonhos, fobias, etc.
A perspectiva psicanalítica freudiana interpreta os fenômenos humanos — como comportamentos, sintomas, sonhos e conflitos — a partir da dinâmica entre o inconsciente, o consciente e os mecanismos de defesa. Para te dar uma explicação mais precisa, seria ótimo saber a qual fenômeno específico você está se referindo. Mas aqui vai uma explicação geral com base na teoria de Freud:
Perspectiva Psicanalítica Freudiana
Segundo Sigmund Freud, o comportamento humano é amplamente influenciado por impulsos inconscientes, especialmente os de natureza sexual e agressiva. A mente é dividida em três instâncias:
- Id (Isso): Fonte dos desejos e impulsos primitivos, busca prazer imediato (princípio do prazer).
- Ego (Eu): Parte racional que lida com a realidade, tentando equilibrar os desejos do id com as exigências do superego (princípio da realidade).
- Superego (Supereu): Representa a moralidade, os valores sociais e a consciência.
Explicação de Fenômenos Psicológicos
- Sonhos: São realizações disfarçadas de desejos inconscientes.
- Sintomas neuróticos: Resultam de conflitos reprimidos entre o id, ego e superego.
- Lapsos de linguagem (atos falhos): Expressam desejos inconscientes que escapam ao controle do ego.
- Transferência: O paciente projeta sentimentos inconscientes sobre o terapeuta, repetindo padrões emocionais do passado.
Mecanismos de Defesa
O ego utiliza mecanismos como repressão, negação, projeção, entre outros, para lidar com conflitos internos e proteger o indivíduo da ansiedade.
Existem fenômenos específicos como, por exemplo, ansiedade, histeria, sonhos, fobias, etc.
Citação de Ivanildadoe em junho 14, 2025, 6:58 pm
Citação de Ivanildadoe em junho 14, 2025, 7:55 pmNa psicanálise freudiana ,id, ego e superego são as três instâncias da mente q compõem a personalidade. O id é a parte mais primitiva, buscando prazer imediato e operando no inconsciente. o ego é o mediador entre o id e o mundo externo, buscando satisfazer os desejos do id de forma realista e socialmente aceitável. O superego representa a moralidade internalizada,os valores regras sociais, atuando como um censor interno. explicação detalhada id: o id é aparte mais básica da personalidade, presente desde o nascimento, e é governando pelo princípio do prazer, buscando satisfação imediata de impulsos e desejos. Ele não se importa com a realidade, moralidade ou consequências.ego: o se desenvolve aparte do id, como uma forma de lidar com a realidade . Ele age como um mediador entre os desejos do id e as restrições do mundo externo, buscando satisfazer os desejos de forma realista e socialmente aceitável. O ego opera no princípio da realidade.o superego o se desenvolve mais tarde, durante a infância, e intenaliza as regras e valores morais da sociedade. Ele atua como um censor, julgando as ações do ego e buscando aperfeicoes moral.
Na psicanálise freudiana ,id, ego e superego são as três instâncias da mente q compõem a personalidade. O id é a parte mais primitiva, buscando prazer imediato e operando no inconsciente. o ego é o mediador entre o id e o mundo externo, buscando satisfazer os desejos do id de forma realista e socialmente aceitável. O superego representa a moralidade internalizada,os valores regras sociais, atuando como um censor interno. explicação detalhada id: o id é aparte mais básica da personalidade, presente desde o nascimento, e é governando pelo princípio do prazer, buscando satisfação imediata de impulsos e desejos. Ele não se importa com a realidade, moralidade ou consequências.ego: o se desenvolve aparte do id, como uma forma de lidar com a realidade . Ele age como um mediador entre os desejos do id e as restrições do mundo externo, buscando satisfazer os desejos de forma realista e socialmente aceitável. O ego opera no princípio da realidade.o superego o se desenvolve mais tarde, durante a infância, e intenaliza as regras e valores morais da sociedade. Ele atua como um censor, julgando as ações do ego e buscando aperfeicoes moral.
Citação de Rodrigo Magno em junho 24, 2025, 2:10 amCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:48 pmDe acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.
As professoras de uma escola de educação infantil reportam constantemente as dificuldades das crianças menores de cinco anos de idade em compartilhar os brinquedos em sala de aula. Mesmo ao brincarem com brinquedos idênticos, as alunas e os alunos brigam para pegar os brinquedos uns do outros. A diretora da escola decide convidar você, um psicólogo, para dar uma formação sobre a problemática na sua escola.
Qual é a explicação apresentada sobre o fenômeno a partir da perspectiva psicanalítica freudiana? Explique também o que deverá acontecer em sala de aula.
A dificuldade de crianças pequenas em compartilhar brinquedos, segundo a psicanálise freudiana, reside na predominância do id nessa fase. O id, regido pelo princípio do prazer, busca a satisfação imediata dos desejos, sem considerar a realidade ou as necessidades alheias. Por isso, a criança quer o brinquedo "dela", mesmo que haja outros iguais.
Em sala de aula, as professoras devem:
* Entender que essa é uma fase natural do desenvolvimento.
* Mediar os conflitos com paciência, estabelecendo limites claros e ajudando as crianças a verbalizar emoções.
* Incentivar a espera e oferecer alternativas para fortalecer o ego (que media a realidade).
* Reforçar positivamente qualquer tentativa de compartilhamento.
* Modelar comportamentos cooperativos e estabelecer regras simples sobre o uso dos brinquedos.
Com o tempo e a intervenção consistente, a criança desenvolverá o ego e o superego (que internaliza as regras sociais), aprendendo a lidar com a frustração e a compartilhar.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:48 pmDe acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.
As professoras de uma escola de educação infantil reportam constantemente as dificuldades das crianças menores de cinco anos de idade em compartilhar os brinquedos em sala de aula. Mesmo ao brincarem com brinquedos idênticos, as alunas e os alunos brigam para pegar os brinquedos uns do outros. A diretora da escola decide convidar você, um psicólogo, para dar uma formação sobre a problemática na sua escola.
Qual é a explicação apresentada sobre o fenômeno a partir da perspectiva psicanalítica freudiana? Explique também o que deverá acontecer em sala de aula.
A dificuldade de crianças pequenas em compartilhar brinquedos, segundo a psicanálise freudiana, reside na predominância do id nessa fase. O id, regido pelo princípio do prazer, busca a satisfação imediata dos desejos, sem considerar a realidade ou as necessidades alheias. Por isso, a criança quer o brinquedo "dela", mesmo que haja outros iguais.
Em sala de aula, as professoras devem:
* Entender que essa é uma fase natural do desenvolvimento.
* Mediar os conflitos com paciência, estabelecendo limites claros e ajudando as crianças a verbalizar emoções.
* Incentivar a espera e oferecer alternativas para fortalecer o ego (que media a realidade).
* Reforçar positivamente qualquer tentativa de compartilhamento.
* Modelar comportamentos cooperativos e estabelecer regras simples sobre o uso dos brinquedos.
Com o tempo e a intervenção consistente, a criança desenvolverá o ego e o superego (que internaliza as regras sociais), aprendendo a lidar com a frustração e a compartilhar.
Citação de Rodrigo Magno em junho 24, 2025, 2:13 amCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:48 pmDe acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.
As professoras de uma escola de educação infantil reportam constantemente as dificuldades das crianças menores de cinco anos de idade em compartilhar os brinquedos em sala de aula. Mesmo ao brincarem com brinquedos idênticos, as alunas e os alunos brigam para pegar os brinquedos uns do outros. A diretora da escola decide convidar você, um psicólogo, para dar uma formação sobre a problemática na sua escola.
Qual é a explicação apresentada sobre o fenômeno a partir da perspectiva psicanalítica freudiana? Explique também o que deverá acontecer em sala de aula.
A dificuldade de crianças pequenas em compartilhar brinquedos, segundo a psicanálise freudiana, reside na predominância do id nessa fase. O id, regido pelo princípio do prazer, busca a satisfação imediata dos desejos, sem considerar a realidade ou as necessidades alheias. Por isso, a criança quer o brinquedo "dela", mesmo que haja outros iguais.
Em sala de aula, as professoras devem:
* Entender que essa é uma fase natural do desenvolvimento.
* Mediar os conflitos com paciência, estabelecendo limites claros e ajudando as crianças a verbalizar emoções.
* Incentivar a espera e oferecer alternativas para fortalecer o ego (que media a realidade).
* Reforçar positivamente qualquer tentativa de compartilhamento.
* Modelar comportamentos cooperativos e estabelecer regras simples sobre o uso dos brinquedos.
Com o tempo e a intervenção consistente, a criança desenvolverá o ego e o superego (que internaliza as regras sociais), aprendendo a lidar com a frustração e a compartilhar.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:48 pmDe acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas se combinam para criar o complexo comportamento dos seres humanos.
As professoras de uma escola de educação infantil reportam constantemente as dificuldades das crianças menores de cinco anos de idade em compartilhar os brinquedos em sala de aula. Mesmo ao brincarem com brinquedos idênticos, as alunas e os alunos brigam para pegar os brinquedos uns do outros. A diretora da escola decide convidar você, um psicólogo, para dar uma formação sobre a problemática na sua escola.
Qual é a explicação apresentada sobre o fenômeno a partir da perspectiva psicanalítica freudiana? Explique também o que deverá acontecer em sala de aula.
A dificuldade de crianças pequenas em compartilhar brinquedos, segundo a psicanálise freudiana, reside na predominância do id nessa fase. O id, regido pelo princípio do prazer, busca a satisfação imediata dos desejos, sem considerar a realidade ou as necessidades alheias. Por isso, a criança quer o brinquedo "dela", mesmo que haja outros iguais.
Em sala de aula, as professoras devem:
* Entender que essa é uma fase natural do desenvolvimento.
* Mediar os conflitos com paciência, estabelecendo limites claros e ajudando as crianças a verbalizar emoções.
* Incentivar a espera e oferecer alternativas para fortalecer o ego (que media a realidade).
* Reforçar positivamente qualquer tentativa de compartilhamento.
* Modelar comportamentos cooperativos e estabelecer regras simples sobre o uso dos brinquedos.
Com o tempo e a intervenção consistente, a criança desenvolverá o ego e o superego (que internaliza as regras sociais), aprendendo a lidar com a frustração e a compartilhar.
Citação de Ana Flavia Lima Silva em junho 24, 2025, 8:35 pmSegundo a psicanálise freudiana, o comportamento das crianças pode ser explicado pelo predomínio do id, a parte da mente voltada para desejos imediatos, como querer o brinquedo só para si. Nessa idade, o ego (que representa regras e valores) ainda estão em formação, por isso é difícil para elas compartilhar ou respeitar limites. Na sala de aula, é importante que os educadores ajudem no desenvolvimento do ego e do superego, promovendo atividades que ensinem a dividir, sempre com apoio e mediação de um aduto.
Segundo a psicanálise freudiana, o comportamento das crianças pode ser explicado pelo predomínio do id, a parte da mente voltada para desejos imediatos, como querer o brinquedo só para si. Nessa idade, o ego (que representa regras e valores) ainda estão em formação, por isso é difícil para elas compartilhar ou respeitar limites. Na sala de aula, é importante que os educadores ajudem no desenvolvimento do ego e do superego, promovendo atividades que ensinem a dividir, sempre com apoio e mediação de um aduto.