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Desafio - Módulo I

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Após reflexão e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/ atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.

Primeiro devemos levar em conta que por ser um mecanismo de defesa inconsciente, não é possível favorecer a sublimação ou sugestionar qualquer ser a ela. Porém, em se tratando de uma situação de um adolescente que precisa de ajuda para conseguir se conter e não colocar à ele mesmo e os demais colegas de convívio em risco físico e emocional, dada à sua postura agressiva e opressora, eu trabalharia com estas ações neste caso.
A primeira delas seria investigar o ambiente familiar no qual o jovem está inserido. Esse é um ponto que com certeza afeta suas percepções de conduta, convívio e relacionamentos sociais.
A segunda ação seria investigar com o jovem quais atividades ele tem interesse em conhecer, na tentativa de que ele mesmo descubra algo de que goste e possa canalizar sua atenção por vontade própria em algo que lhe seja satisfatório e promover a sua realização dentro da ONG.
E a terceira ação seria encaminhar o jovem à um atendimento especializado caso as ações anteriores não surtissem efeitos positivos sobre ele, assim como também promover ações e atendimento especializado aos familiares caso fosse necessário.

Primeiro procuraria ganhar a confiança dele, conquistaria a confiança e formar uma amizade, e com isso saberia exatamente o que passa dentro dele. O segundo passo seria conversar com os pais ou responsável do Eduardo. Por último depois de obter todas as informações, momtaria uma atividade que realmente chamasse sua atenção e desejo de mudar.

Primeiramente, sugiro submeter Eduardo a uma entrevista, a fim de conhecer um pouco de seu contexto histórico, de modo a identificar as situações negativas vividas por ele. Permitindo que o mesmo se expresse, de modo que o mesmo possa se ouvir.  A princípio, digo entrevista, pois, entrar em análise pode demorar um pouco ou não.  Através do diálogo com Eduardo, seria possível ativar a sublimação.

Assim, acredito, que Eduardo possa direcionar suas energias para outras coisas.

A primeira ação investigar o meio familiar que Eduardo está inserido e se existe algo que justifique o seu comportamento que seria passível de intervenção.

A Segunda ação seria investigar se Eduardo teria algum transtorno que justificasse o seu comportamento, como por exemplo o transtorno de conduta.

A terceira seria investigar programas ou atividades que fazem sentido para ele e que canalizasse todo o seu impulso de forma eficaz.

Primeiramente, por meio de um momento de livre fala e "conversa" procurar identificar os possíveis motivos e fatores que "dão base" para o comportamento de Eduardo. Logo, procurar conhecer quais atividades ele se identifica e se sente confortável para que, em seguida, possa ser proposto a realização de atividades como, por exemplo: Aula de Violão ou outro instrumento da preferência, prática de natação, futebol, algum curso de informática ou algo que canalize as pulsões de Eduardo e ao mesmo tempo contribua com a sociedade e seu bem-estar.

Lidar com a contradição, com os conflitos e com ambivalência humana é uma realidade na alma; porém, eu sei que sou perdoado e pacificado em Cristo, pois a sua Graça, o seu amor e o seu perdão são instrumentos habitáveis no coração justificado e regenerado pelo seu sangue. Somente o perdão de Deus quebra o fluxo do pecado, apenas a sua Graça é que desmonta esse aguilhão.

Levando em consideração a compreensão da ¨Sublimação¨ de Freud, dentro deste contexto com Eduardo, as 3 ações/atividades que iria propor ou implantar seriam:

Conversar com Eduardo, deixar ele falar abertamente e à vontade sobre sua raiva, desejos e medos.

Ouvir sem julgar sobre seus desejos e sobre as repressões que tem sofrido ou acredita estar sofrendo no meio familiar, na escola e/ou convivência social. 

  Descobrir o que ele gosta de fazer nas horas vagas, o que o atrai:

Se gosta de esportes (quais ele gosta),

Se tem gosto artístico: escrever, pintar, dançar, cantar, etc.,

Se gosta de ler (qual tipo de literatura),

Se curte ouvir música (descobrir seu gosto musical, se ele acha legal ser músico, tocar algum instrumento), etc.,

Se tem atração por meditação, yoga, coisas místicas, esotéricas, o que ele acha da religião, etc.,

Implantar uma ¨nova atividade¨ embasada no conhecimento adquirido desta conversação, para que ele pudesse SUBLIMAR essas energias negativas dele (raiva, vontade de agredir, mandar nos mais novos) a favor dele mesmo e da sociedade. Quem sabe ele sendo um Líder num jogo/esporte por exemplo.

Obs.: Caso ele continue resistente, chamar os pais ou responsáveis para conversar separadamente de Eduardo, e após, conversar com eles e o Eduardo juntos, para tentar achar uma solução em conjunto.

 

Partindo do principio da sublimação...

1- Desenvolveria um trabalho artístico que como pintura,

2- Um trabalho motor como teatro,

3- e um trabalho esportivo como corrida.

Dessa forma ele poderia descarregar essa possível frustração que agora surge como impulso em atividades mais ativas mentalmente e fisicamente.

Para Freud, sublimação seria uma forma de transformar uma pulsão em algo socialmente aceito. São meios que o nosso inconsciente usa para amenizar dor, angústia, raiva e outros conflitos mentais. Nesse sentido, levar o adolescente em questão a realizar atividades que possa fomentar a geração dessa pulsão em energia sublimada. Viabilizar projetos na comunidade que possa envolvê-lo e através das atividades, proporcionar transformação dessa raiva em benfeitorias para a comunidade. Acolher esse adolescente e investigar a origem dessa raiva, sua relação com seus familiares e o ambiente que está inserido, e incentivá-lo a praticar atividades que possa liberar essa energia pulsional.

1 - Sentar-se com ele em ambiente neutro, sem o exposição, na tentativa de faze-lo perceber que já está com 14 anos, e o comportamento se repete.

2 - Em conjunto com ele, encontrar uma ou mais soluções para a mudança.

3 - Montar um cronograma e acompanhar o processo de perto, e se necessário agregar ajuda especializada.

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