Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 131 of 697Next

Em primeiro lugar acolher Eduardo sem julgar e criticar .

Segundo acredito que ouvir Eduardo buscando analisar seus comportamentos e entendendo que seu inconciente registrou traumas em seu passado ,Entendendo assim que não houve superação e Eduardo vive em modo de compulsão a repetição.

Acredito que tais comportamentos é Um mecanismo de defesa.

Após acolher ,ouvir e compreender ,entrar com intervenção através de sessões de psicanálise, até mesmo um reprocessamento para eliminar os traumas de seu passado ,tratando assim a raiz do problema .

Algumas atividades social ajudaria Eduardo conviver melhor com seus colegas.

A premissa seria fazer uma anamnese juntamente com o histórico famíliar de Eduardo, haja vista, a possibilidade de ser algo mal compreendido em sua infância. Atos que ele transpõe de forma inconsequente, ou seja, tornando-o um mal-aluno, agressivo, e de difícil convivência. O enfoque seria uma oitiva do garoto, dando a ele a possibilidade de expressar-se. A posteriori, elaborar uma plano de ação que o integre ao meio escolar/social de um modo geral. A sublimação conceito criado por Freud seria o sistema de defesa, portanto buscar meios para ativá-la, para que assim se mantenha o equilíbrio entre o inconsequente e o moral!

Necessitaríamos investigar as contingências que mantém esse comportamento;

Conversar com Eduardo a fim de proporcionar seu autoconhecimento para seus comportamentos que podem decorrer de algo danoso que vem sendo vivido pelo mesmo.

Poderíamos também reencaminhar esse comportamento para algo mais aceito socialmente e que traga benefícios pessoais para ele como a prática de esportes como lutas.

A violência fora do contexto da autopreservação não é bem vista pela sociedade, por isso é importante se pensar em uma ressignificação desses impulsos violentos do Eduardo.
A lógica da sublimação é justamente não uma cura, mas um direcionamento socialmente aceitável para essa estrutura de caráter do Eduardo.

Discipliná-lo através de atividades competitivas e esportiva como as artes marciais e outros esportes pode ser uma alternativa, adicionando a ele o dever de cuidar dos menores.

Semelhante aos pontos de ebulição e fusão, o ponto de sublimação ocorre quando a pressão de vapor do sólido é igual à pressão aplicada. Portanto, uma boa forma de sublimar seria o treinamento esportivo. Trata-se de canalizar a ansiedade para o exercício físico. E outras formas de liberar a energia que os impulsos podem conter. Além disso, quando praticamos esportes, produzimos endorfinas, um neurotransmissor que cuida do nosso humor. Portanto, esportes, terapias psicanalíticas e artes contribuiriam para um bom resultado à situação do Eduardo.

1° Por meio de conversas livres acolher Eduardo sem qualquer julgamento ou acusação, realizar o histórico, bem como investigar possíveis gatilhos.

2°Conhecer seus ambientes e convivências ( familiares, escolares e de lazer).

3° Realizar possíveis intervenções através de técnicas freudianas (Ex: hipnose), assim como sugerir prática de esportes, musicoterapia, etc.

Colocaria como proposta em inserir o Eduardo em alguma atividade onde ele pudesse canalisar o seu comportamento agressivo, para algo menos agressivo, em alguma modalidade esportiva; onde ele seria levado para uma competição. Exemplos:

1- levantamento de peso,

2- atletismo;

3- handeboll.

Entendo que inserir e apoiar em alguma atividade física, que canalisasse sua agressividade, incluindo a participação em competições, despertaria nele o desejo de interagir positivamente com os demais, uma vez que iria se sentir útil e importante com esse processo de sublimação

A sublimação é transformar algo danoso em sublime, como o próprio nome indica.

Em primeiro lugar saber os porquês do agir de Eduardo.

Depois o Aconselhamento, que é fundamental, mostrando o futuro de quem haja como ele.

E o incentivo a escolher atividades para canalizar sua energia como esportes, artes e religião.

Em primeiro lugar, proporia ao Eduardo algum tipo de esporte com alto gasto de energia como forma dele transformar toda a sua agressividade com as pessoas em superação pessoal.

Conjuntamente, a segunda ação seria manter conversas periódicas com Eduardo para investigar os motivos por trás das reações agressivas: se é o ambiente familiar, se é algum tipo de complexo de inferioridade ou mesmo de superioridade, enfim, o que está oculto nessas reações.

Em terceiro lugar, auxiliar Eduardo a entender que ele pode agir e reagir de maneira diferente sem perder sua essência e ajuda-lo a experimentar as sensações dessas novas ações e reações, ajudando-o a comparar as consequências das reações agressivas com a das novas reações.

A primeira ação consiste em dialogar com Eduardo, para que numa escuta ativa possamos identificar se o meio em que ele está inserido não seria a origem de tal comportamento destrutivo. 

Após informações colhidas na escuta ativa, identificar alguma área de interesse de Eduardo, tipo música, séries, etc.  

Por fim utilizar essa área de interesse par desenvolver algum tipo projeto com Eduardo e através dessa intervenção integrá-lo ao grupo. 

 

Obss: Tenho dislexia, portanto se houver algum erro ortográfico, por favor considere!

PreviousPage 131 of 697Next