Desafio - Módulo I
Citação de Virginia em dezembro 17, 2022, 10:32 pmA primeira ação seria tentar conhecer melhor os pensamentos e desejos do Eduardo. Depois buscar inserí-lo em atividades como a prática de esportes, onde ele pudesse transformar essas pulsões negativas em atitudes positivas, que lhe dessem prazer e ajudassem à sociedade, de alguma forma. Por fim, valorizaria seus progressos.
A primeira ação seria tentar conhecer melhor os pensamentos e desejos do Eduardo. Depois buscar inserí-lo em atividades como a prática de esportes, onde ele pudesse transformar essas pulsões negativas em atitudes positivas, que lhe dessem prazer e ajudassem à sociedade, de alguma forma. Por fim, valorizaria seus progressos.
Citação de Rita do Socorro Osorio Epifane em dezembro 18, 2022, 4:58 pmCada ser humano precisa ser observado, depois buscar compreender a sua personalidade e a sua trajetória de vida, quando fazemos algo e não sabemos que está errado a nossa consciência não nos acusa, tentamos conversar para fazer a pessoa compreender que deverá manifestar o que realmente é o certo para a sociedade.
Cada ser humano precisa ser observado, depois buscar compreender a sua personalidade e a sua trajetória de vida, quando fazemos algo e não sabemos que está errado a nossa consciência não nos acusa, tentamos conversar para fazer a pessoa compreender que deverá manifestar o que realmente é o certo para a sociedade.
Citação de Bruna Gabrielly em dezembro 19, 2022, 12:26 am1 conversa e analisar o comportamento do Eduardo.
2 conversa com a família e ver como é o comportamento dele em casa
3 buscar soluções e colocar em prática
1 conversa e analisar o comportamento do Eduardo.
2 conversa com a família e ver como é o comportamento dele em casa
3 buscar soluções e colocar em prática
Citação de Servio Garcia em dezembro 19, 2022, 3:23 pmDevemos buscar a origem do comportamento do Eduardo.
Em um primeiro passo, com uma conversa descontraída, para entender qual a origem da agressividade. Essa agressividade pode ser gerada no âmbito familiar.
Em um segundo passo, ajuda-lo a entender que essa agressividade só o está afastando de seu convívio social, demonstrando que as pessoas a sua volta só irão se afastar cada vez mais .
Em um treceiro passo coloca-lo em situações que ele possa ajudar aos seus colegas, dando a ele responsabilidades.
Podemos analisar em quais funções ele se destaca, artes, música etc.
Assim colocando-o como um auxiliar para seus colegas e transformando sua sublimação em algo de proveito para todos.
Devemos buscar a origem do comportamento do Eduardo.
Em um primeiro passo, com uma conversa descontraída, para entender qual a origem da agressividade. Essa agressividade pode ser gerada no âmbito familiar.
Em um segundo passo, ajuda-lo a entender que essa agressividade só o está afastando de seu convívio social, demonstrando que as pessoas a sua volta só irão se afastar cada vez mais .
Em um treceiro passo coloca-lo em situações que ele possa ajudar aos seus colegas, dando a ele responsabilidades.
Podemos analisar em quais funções ele se destaca, artes, música etc.
Assim colocando-o como um auxiliar para seus colegas e transformando sua sublimação em algo de proveito para todos.
Citação de Kamilamota em dezembro 19, 2022, 3:58 pmAcredito que para a mudança de comportamento do Eduardo, primeiramente tem que feito uma analise do seu inconsciente para pontuar as possíveis causas de seus impulsos agressivos e sugerir atividades que transforme seus potenciais agressivos em algo produtivo, como: atividades físicas, gincanas ou qualquer atividade em grupo que desenvolva o sentimento de pertencimento e/ ou atividades intelectuais ou artísticas que o ajude a expressar seus sentimentos. O importante é o Eduardo desenvolver o autoconhecimento de forma livre e sem julgamentos.
Acredito que para a mudança de comportamento do Eduardo, primeiramente tem que feito uma analise do seu inconsciente para pontuar as possíveis causas de seus impulsos agressivos e sugerir atividades que transforme seus potenciais agressivos em algo produtivo, como: atividades físicas, gincanas ou qualquer atividade em grupo que desenvolva o sentimento de pertencimento e/ ou atividades intelectuais ou artísticas que o ajude a expressar seus sentimentos. O importante é o Eduardo desenvolver o autoconhecimento de forma livre e sem julgamentos.
Citação de gerson dos santos leal em dezembro 19, 2022, 6:50 pmNo caso específico desse adolescente eu proporia:
1º engajá-lo em atividades de esportes que desenvolve a autodisciplina, como o karaté, boxe e outros que o colocasse em situação de desafio de superação;
2º participar de visitas a órgão de controle de jovens/adolescente que estão em regime de cerceamento de sua liberdade por causa de pequenos delitos; e
3º participar de visitas a abrigo de moradores de rua e e ex-usuários de drogas, para que seja testemunhado por ele que as nossas ações na juventude, no futuro próximo pode ser danoso para nós mesmos e para as pessoas que amamos.
No caso específico desse adolescente eu proporia:
1º engajá-lo em atividades de esportes que desenvolve a autodisciplina, como o karaté, boxe e outros que o colocasse em situação de desafio de superação;
2º participar de visitas a órgão de controle de jovens/adolescente que estão em regime de cerceamento de sua liberdade por causa de pequenos delitos; e
3º participar de visitas a abrigo de moradores de rua e e ex-usuários de drogas, para que seja testemunhado por ele que as nossas ações na juventude, no futuro próximo pode ser danoso para nós mesmos e para as pessoas que amamos.
Citação de OniliaAlmeida em dezembro 19, 2022, 9:07 pmMinha proposta seria:
- fazer uma escuta ativa da família e do estudante para estabelecer um vínculo com ele,
- Entender o seu contexto escolar e familiar.
- Identificar suas fragilidades na interação em grupo.
- Explicar a necessidade de interagir de forma harmoniosa com os seus colegas.
- Identificar suas potencialidades de liderança, cooperação e de trabalho em grupo dentre outras.
- Promover atividades de interação com os colegas e evidenciando as suas qualidades para o grupo.
- Conhecer sobre seus gostos, hobbys, o que ele ouve a seu respeito, o que ele vê, quem são seus ídolos, o que ouve, o que sente, o que ele sabe e quais são os seus sonhos.
- Promover atividades que envolvam os seus gostos.
- Propor ações para que ele atinja os seus objetivos e ao mesmo tempo ressignificar a escola.
- Fortalecer os vínculos com a família para estimular a participação na vida escolar do estudante.
- Verificar os avanços apresentados pelo estudante durante esse acompanhamento.
Minha proposta seria:
- fazer uma escuta ativa da família e do estudante para estabelecer um vínculo com ele,
- Entender o seu contexto escolar e familiar.
- Identificar suas fragilidades na interação em grupo.
- Explicar a necessidade de interagir de forma harmoniosa com os seus colegas.
- Identificar suas potencialidades de liderança, cooperação e de trabalho em grupo dentre outras.
- Promover atividades de interação com os colegas e evidenciando as suas qualidades para o grupo.
- Conhecer sobre seus gostos, hobbys, o que ele ouve a seu respeito, o que ele vê, quem são seus ídolos, o que ouve, o que sente, o que ele sabe e quais são os seus sonhos.
- Promover atividades que envolvam os seus gostos.
- Propor ações para que ele atinja os seus objetivos e ao mesmo tempo ressignificar a escola.
- Fortalecer os vínculos com a família para estimular a participação na vida escolar do estudante.
- Verificar os avanços apresentados pelo estudante durante esse acompanhamento.
Citação de CARLOS EDUARDO MACHADO DA CONCEICAO AZEVEDO em dezembro 20, 2022, 12:03 am1: Conversar com o menino, afim de compreender o que está produzindo o desenvolvimento TDO:
2: Averiguar a convivência familiar, para verificar possível apoio a tal atitude e:
3: Buscar a atenção de apoio especializado.
1: Conversar com o menino, afim de compreender o que está produzindo o desenvolvimento TDO:
2: Averiguar a convivência familiar, para verificar possível apoio a tal atitude e:
3: Buscar a atenção de apoio especializado.
Citação de sabrina ribeiro silva santos em dezembro 20, 2022, 1:51 pmInvestigar sobre sua convivencia fámiliar,muitas crianças são assim por traumas fámiliares.
Depois conversar com ele para saber quais sentimentos ele tem dentro dele para ter tais reações.
E por fim,colocar em prática conhecimento para ajuda-ló
Investigar sobre sua convivencia fámiliar,muitas crianças são assim por traumas fámiliares.
Depois conversar com ele para saber quais sentimentos ele tem dentro dele para ter tais reações.
E por fim,colocar em prática conhecimento para ajuda-ló
Citação de Cleiton Antonio em dezembro 20, 2022, 5:09 pmONG Ventos Novos
Analista voluntário: Cleiton Antonio
Analisando: Eduardo 14 anos.
Atitudes do analisando: falta de interesse em atividades em classe. Agressividade e atitude opressora com alunos mais novos.
Diagnóstico primário: Eduardo, apresenta claros problemas de conduta.
Seria prudente, submetê-lo, a sessões de terapia, duas vezes por semana, bem como seus pais ou responsáveis, a fim, de podermos chegar a um diagnóstico preciso sobre o caso; se se trada de Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno de Conduta, e afins.
Todavia, é de suma importância, que sejam criados, pelo departamento pedagógico da ONG Ventos Novos, mecanismos de aproximação, para que pais/responsáveis e a Ventos Novos estejam mais próximos, com a finalidade se ajudarem mutuamente no que for pertinente a cada um.
Recomendo, também, que Eduardo seja envolvido em atividades esportivas (preferencialmente em grupo), atividades sociais (em datas comemorativas); e/ou submetê-lo (como alternativa) a teste vocacional, de modo a revelar algum talento oculto, e sublimar, segundo, Freud, tal aptidão.
ONG Ventos Novos
Analista voluntário: Cleiton Antonio
Analisando: Eduardo 14 anos.
Atitudes do analisando: falta de interesse em atividades em classe. Agressividade e atitude opressora com alunos mais novos.
Diagnóstico primário: Eduardo, apresenta claros problemas de conduta.
Seria prudente, submetê-lo, a sessões de terapia, duas vezes por semana, bem como seus pais ou responsáveis, a fim, de podermos chegar a um diagnóstico preciso sobre o caso; se se trada de Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno de Conduta, e afins.
Todavia, é de suma importância, que sejam criados, pelo departamento pedagógico da ONG Ventos Novos, mecanismos de aproximação, para que pais/responsáveis e a Ventos Novos estejam mais próximos, com a finalidade se ajudarem mutuamente no que for pertinente a cada um.
Recomendo, também, que Eduardo seja envolvido em atividades esportivas (preferencialmente em grupo), atividades sociais (em datas comemorativas); e/ou submetê-lo (como alternativa) a teste vocacional, de modo a revelar algum talento oculto, e sublimar, segundo, Freud, tal aptidão.