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Desafio - Módulo I

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Considerando a sublimação que, na psicanálise, é um tipo de mecanismo de defesa no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis ??são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis, acredito que as 3 medidas a serem implementadas para mudança sejam:

1 – desenvolver uma dinâmica de interação positiva na sala de aula, onde os alunos escrevam algumas palavras positivas em relação aos demais e, posteriormente, seja feito um quadro com essas palavras – A intenção é modificar o olhar do aluno sobre os outros alunos e deles com o Eduardo, de forma que ele entenda que todos gostam dele.

2 – conversar com os pais para ver como está o ambiente familiar e verificar os reforços negativos e atitudes negativas dentro de casa, algo que possa estar desencadeando as atitudes ruins tidas pelo mesmo. Criar junto a família uma dinâmica continua de explicação de possíveis influencias negativas a criança. -  o resultado esperado é verificar se o padrão de atitude parental é o desencadeador do comportamento e, caso sim, modificar aos poucos para melhorar as atitudes do filho. Caso não, o intuito é melhorar a assistência dos pais ao comportamento da criança.

3 – manter, indicar ou realizar acompanhamento continuo escola – familia – analista para criar uma metodologia de ônus e bônus para atitudes e comportamentos nocivos, por exemplo: comportamento legal e atenção as aulas, pode jogar bola; comportamento ruim e desatenção, ler duas paginas fazer uma redação ou desenho sobre; Algo que estimule o conhecimento, reforce o estudo e acalme.

A primeira coisa a ser feita é realizar um investigação do contexto familiar do Eduardo e tentar saber de onde vem toda essa rebeldia (raiva).

Depois, fazer um acompanhamento (psicológico) com um profissional capacitado.

E por último, mostrar ao Eduardo que o ser humano foi criado para se relacionar com outros e que todos tem importante papel em sua comunidade. Levá-lo a praticar algum tipo de esporte (canalizando assim sua raiva) e a feitura de algum trabalho comunitário, para que ele veja na prática sua importância juto a outras pessoas.

 

Acredito que os 3 passos/atividades ideais para sublimar esses instintos agressivos sejam:

1- Identificar a origem ou o que desperta esse tipo de comportamento;

2- Tratar o que for encontrado como potencial gerador do comportamento agressivo;

3- Encontrar características positivas e que se opõem a esse comportamento e usá-las como incentivadoras para atitudes positivas como sublimação.
Exemplo: Pegar alguma habilidade que ele tenha e ajudá-lo a usar isso em benefício de outros colegas.

Certamente Eduardo não possuía atitudes aceitas e úteis pela sociedade. Possivelmente tentava amenizar uma dor, angustia ou frustração. De acordo com o mecanismo da Sublimação podem existir meios de lidar com as reações causadas por impulsos indesejados, transformando em algo menos prejudicial para a sociedade.

Atividades artísticas como forma de expressão e liberação destes impulsos são meios indicados.

Exemplos: Pintura, Musica, Escrever

Na minha opinião Eduardo está somente repassando adiante as dores e os conflitos que ele vive desde 6 anos, a resposta que ele da é como um grito de socorro, sem som!!

O mecanismo de defesa de Eduardo é muito comum em crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de trauma,dor.

Tratar um adolescente com esse quandro  é o desafio de qualquer psicanalista,pois a atuação requer uma abordagem na minha opinião de incentivo no falar, no conhecer a história de vida e como vive.

 

Dado que já conhecemos o Eduardo, seu histórico familiar e as questões que o levaram a desenvolver esse comportamento, sugiro envolver o adolescente em uma atividade regular de aprendizagem de artes marciais. Trata-se de uma atividade física que permitirá colocar em prática um pouco da violência que é parte do seu desejo, em um ambiente controlado, supervisionado e com disciplina. A próxima etapa seria convidar o adolescente a ser monitor do professor, envolvendo-o nas atividades e proporcionando a ele a oportunidade de ajudar as crianças menores a aprender o esporte. Por último, estimular Eduardo a escrever um livro, uma história em quadrinhos ou apenas fazer uma atividade artística que traduza a sua transformação. Isso permitirá que ele tangibilize o seu progresso, percebendo que ocupa agora um lugar de respeito e não mais de medo junto as crianças menores.

Primeiramente, buscaria mais informações sobre a história de Eduardo (família, infância, etc) para propor de forma efetiva ações/atividades que poderiam favorecer a sua mudança de comportamento até então agressivas e opressoras. Basicamente em vista da manutenção da ordem social dentro da comunidade - ONG - proporia atividades que permitissem que Eduardo transformasse sua agressão em arte ou atividades físicos, como por exemplo:

  1. Colocar Eduardo em aulas de grafite para eventualmente trabalhar nas dependencias físicas da ONG e futuramente, ensinar alunos mais novos a arte do grafite.
  2. Colocar Eduardo em aulas de capoeira e futuramente, envolvê-lo na organização de eventos culturas relacionados a atividade e ensinar seus colegas mais novos.
  3. Colocar Eduardo para praticar algum esporte que lhe seja prazeroso e igualmente ao item acima, envolvê-lo na organização de campeonatos incentivando colegas mais jovens a participarem.
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Edgar Bim

A primeira coisa a ser feita, é investigar como é o seu relacionamento em família.

Segunda coisa,  é criar um diálogo para assim leva-lo a entender o sentido de se viver em sociedade.

E por último, buscar a ajuda de um especialista.

De acordo com o Freud e o processo de sublimação podemos instituir as seguintes atitudes para o favorecimento do referido indivíduo:

1º Atividades intelectuais: Ler livros de seu interesse, produzir textos de assuntos de seus interesses e outros.

2º Atividades religiosas: participar de celebrações,  grupos de jovens, e outras situações.

3º Atividades artísticas: Coisas de seus interesses como pintar, compor, cantar o que melhor expressar seus sentimentos.

Essas coisas não prejudicam a sociedade como um todo e demonstra ao indivíduo sem perspectiva que existem afazeres gratificantes para si como indivíduo que pertence a uma sociedade.

Segundo os conceitos de avaliação do ser através da psicanálise por Freud, passamos a entender que a psicanálise é um contesto de desconstrução para reformular através de conceitos deteriorados pela explicitação da raiz do dilema ou do trauma em si. Todo distúrbio  latente ou dormente só é enfraquecido segundo Freud, se houver qualquer fato extremo tudo volta a tona novamente.                                                                                                                                                  Mas em meus conceitos vejo que qualquer distúrbio ou transtorno é totalmente diluído, se colocar em prática um princípio que a própria Bíblia nos declara, que desde os tempos de Moisés se houver confissão e arrependimento há cura. Jesus mesmo confirmou isso, só lembrarmos do caso de Zaqueu, sofria baixo autoestima, tinha cleptomania, era dissimulado mas quando Jesus entra em sua casa e faz um atendimento psicanalítico, após Zaqueu confessar a Jesus seu problemas ele toma uma decisão de devolver tudo o que roubara e se arrependeu de tudo.                                                                                                                              É preciso entender o ser humano como um ser complexo e de estrutura frágil, que dependendo do que aconteça no percurso do Id, do Ego e do Superego há uma desconstrução do sistema emocional, desestabilizando todo o sistema sentimental. E a psicanálise vem com o princípio de construir este ser que veio totalmente quebrado para que seja limpo os escombros e o alicerce fique exposto, e assim possa ser erguido um novo preceito de vida mais resistente e durável.

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