Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 15 of 490Next

Já presenciei e vivi experiências deste tipo no ambiente escolar e sob a perspectiva freudiana relacionada a sublimação, só um atendimento humanizado e que envolva o ser humano completo 360º pode entender o que está acontecendo e melhorar tal situação.

Situações como esta, são muito comuns no cotidiano escolar e precisam do envolvimento não só dos atores da escola, da família e dos colegas de turma, o que envolve compreensão psicológica e psicanalítica do problema, tempo, profissionalismo acima da média e um trabalho de resgate deste ser humano e da autoestima em grupo.

Como bem frisou o colega Rodrigo Fernando Assis, a ativação do sistema de defesa é primordial, alinhado ao atendimento e entendimento humanizado da realidade neste contexto experimentada.

De acordo com o Freud e o processo de sublimação podemos instituir as seguintes atitudes para o favorecimento do referido indivíduo:

1º Atividades intelectuais: Ler livros de seu interesse, produzir textos de assuntos de seus interesses e outros.

2º Atividades religiosas: participar de celebrações,  grupos de jovens, e outras situações.

3º Atividades artísticas: Coisas de seus interesses como pintar, compor, cantar o que melhor expressar seus sentimentos.

Essas coisas não prejudicam a sociedade como um todo e demonstra ao indivíduo sem perspectiva que existem afazeres gratificantes para si como indivíduo que pertence a uma sociedade.

Tendo em vista que Eduardo possui um contexto social violento no Rio de Janeiro. O mesmo, possui comportamentos impulsionados pelo ID, sem limite de suas ações, de forma protetiva, ele substitui a sublimação, que também é um mecanismo de defesa, para uma satisfação irracional, que se da, provavelmente, por conta de suas vivências.

1- Na primeira consulta, tentaria entender o contexto familiar de Eduardo, acolhendo-o e possibilitando uma aproximação do paciente.

2 - Entendo sua historia e personalidade, abriria um questionamento investigativo, para que ele mesmo possa de forma livre repara-las e aceita-los.

3- Indicaria (sabendo o que lhe motiva) atividades voltadas para a externalização desses impulsos, chegando assim na sublimação.

Buscar ouvir  aquilo que não está sendo dito por Eduardo , orientar  e mostrar uma forma clara e objetiva que pode ajudar lo a lidar com as emoções  e os traumas ou qualquer que seja o problema.

No meu ver, primeiro precisaria ter uma conversa para ouvir o garoto, a família e entender o contexto onde vive e com quem vive, para a partir daí tentar entender o que pode está afetando seus comportamentos.

Segundo trabalhar estímulos sociais que façam com que o garoto estimule ações que o beneficie, para tentar faze-lo compreender que existem outros caminhos onde ele pode ter melhor proveito com as pessoas que se relacionam.

Terceiro o acompanhamento destes estímulos para entender o que mais se identifica e o que não se identifica, estimulando o que mais trás benefícios, e assim poder entender os gatilhos que podem está ocasionando sua má conduta, fazendo ele próprio perceber.

Em primeiro estante em um diálogo, deve se fazer o mapeamento histórico da vida desse rapaz, ouvi-lo para entender onde se encontra as raizes do problema,para assim tratá-lo pois entendo que é preciso tratar as emoções junto aos traumas .

  1. Diálogo franco com os pais ou responsáveis pelo adolescente para tentar descobrir a causa de sua agressividade.
  2. Tratamento psicanalítico ou psicológico regular.
  3. Canalizar a agressividade do adolescente para algum esporte ou atividade em que possa se expressar.

O garoto poderia sublimar participando a atividades como: esporte, artes e voluntariado na comunidade.

Inicialmente a conversa em busca de uma solução é necessária. Através do diálogo é possível descobrir a origem do problema.

Observar e analisar seu comportamento é essencial para propor uma solução viável para que os problemas sejam inicialmente amenizado até solucionados.

Caso não funcione, será necessário buscar ajuda especializada.

 

DE ACORDO COM OS ESTUDOS ATÉ AGORA, PRIMEIRAMENTE DEVERÁ SER REALIZADO UM DIAGNÓSTICO E ENTENDER AS RAZÕES QUE LEVAM EDUARDO A ATITUDES AGRESSIVAS. SEGUNDO PASSO, SERIA PROCURAR FORTALECER AS ESTRUTURAS DO "EGO", É EVIDENTE QUE O "ID" TEM SOBREPUJADO. PORÉM, O MAIS IMPORTANTE SERIA USAR O RECURSO DA SUBLIMAÇÃO, CANALISANDO A ENERGIA DE SUA AGRESSIVIDADE PARA ALGO POSITIVO. QUEM SABE IMPLANTAR NA ONG, AULAS DE JUDÔ OU OUTROS TIPOS DE LUTAS, PARA CASOS COMO O DE EDUARDO. ASSIM, ELE PODERÁ SATISFAZER SEU INCONSCIENTE (ID) COM "AGRESSIVIDADE" CONTROLADA, COM REGRAS COMUMENTE ACEITAS.

PreviousPage 15 of 490Next