Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 144 of 625Next
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Em princípio buscar como isso se originou e num segundo momento entender a cultura familiar,  depois iniciar um tratamento adequado a fim de identificar o porquê da sublimação.

Fazer com ele não se permita ser influenciado nem pelo ambiente nem pelas circunstâncias.

Fazer visita domiciliar, para observar o comportamento e convívio com os demais membros da família.   Inserir o adolescente em oficinas e esportes que ele goste e sinta prazer.  Procurar ajuda de especialista para que o mesmo seja acompanhado.

Partindo da ideia que não há comportamneto sem antecedente,em primeiro lugar a criança seria encaminhada para uma anamnese.A investigação é fundamental pata o inicio do entedimento e onde e qual ambiente deveria se encaminhar a intervenção(Ambientes,reçacionamentos,etc).Em segundo lugar,aplicar diversas formas de intervencões e aplicaçãoe como:( socialização(trabalho e jogos e grupo para incentivar a afinidade e evitando a exclusão em caso de houver) E em terceiro momento o  monitoramento e acompanhamento do profissional com pais e profissionais envolvidos(feedback) para um melhor resultado.

a primeira ação segundo Freud

seria buscar investigar, o que poderia estar acontecendo se algo em casa, como violencia doméstica brigas entre os pais

segunda ação seria incluir atividades que ele pudesse aliviar o seu estresse, algo que ele goste, capoeira entre outras atividades

e a terceira seria implementar desafios nas atividades escolares, fazer ele mais participativos sem forçar a nada.

Citação de Talita Catarine de Sousa Padilha em janeiro 13, 2023, 4:47 pm

a primeira ação segundo Freud

seria buscar investigar, o que poderia estar acontecendo se algo em casa, como violencia doméstica brigas entre os pais

segunda ação seria incluir atividades que ele pudesse aliviar o seu estresse, algo que ele goste, capoeira entre outras atividades

e a terceira seria implementar desafios nas atividades escolares, fazer ele mais participativos sem forçar a nada.

 

Eu proporia as seguintes ações:

- Procurar conhecer a família dele, seu convívio social e, com base no encontrado, trabalhar isso;

- Conversar com ele criando um espaço em que ele se sinta à vontade em desabafar;

- Fazer alguns questionamentos a ele como: O que você pensa sobre a vida?; quais seus planos para o futuro? etc

O objetivo das atividades propostas são transformar a força destrutiva em ações benéficas. Ex:

1. incentiva- lo a prática de uma arte marcial como o jiu-jitsu.

2. Incentivo à atividades musicais para expressão.

3. Colocá-lo em uma posição de líder ou monitor do grupo para autovalorização,

1 - identificar a origem do problema por meio da conversação, onde Eduardo tem que ter a maior parte do tempo na conversa, oferecendo assim oportunidade para o analista identificar possíveis causas do problema no inconsciente de Eduardo.

2 - Trabalhar nestes pontos, também por meio da conversação, a fim de que Eduardo possa resgatar na sua memória fazendo-o compreender o que fundamenta as suas ações.

3 - Focar na causa raiz dos problemas resgatados do inconsciente, como por exemplo, possíveis traumas na infância. Trabalhar com esses pontos a fim de que Eduardo compreenda a si mesmo, alterando assim as suas atitudes para o bom convívio social.

Nesse caso do adolescente, poderá ser proposto que  ele e os demais participem de alguma atividade esportiva,  além de escalar o mesmo a organizar as atividades, bem como liderar, fazendo um revezamento com os demais jovens, a fim de transformar as atitudes indesejáveis em algo positivo utilizando  um senso de dever e dando-lhe responsabilidade  ... sublimando, e invertendo seu papel no grupo.

PreviousPage 144 of 625Next