Desafio - Módulo I
Citação de Cristiani em janeiro 24, 2023, 8:46 pmBuscar entender através de conversas com o Eduardo e seus pais, ou pessoas que participaram de sua primeira infancia, porque Eduardo tem este comportamento de se sentir superior, de impor medo ao outros.
Buscar entender através de conversas com o Eduardo e seus pais, ou pessoas que participaram de sua primeira infancia, porque Eduardo tem este comportamento de se sentir superior, de impor medo ao outros.
Citação de Thais araujo em janeiro 24, 2023, 11:22 pmA primeira ação seria conversar com a família, pois se tratando de uma criança, deve-se investigar para saber a melhor forma de acolhe-lo.
Após analisar a situação, encaminharia o Eduardo para atividades onde ele pudesse transformar toda essa raiva reprimida em atividades frutíferas.
Ofereceria ajuda aos seus pais, dadas as circunstâncias, é provável que ele vive em um ambiente difícil, e deve ser necessário acolher sua família também.
A primeira ação seria conversar com a família, pois se tratando de uma criança, deve-se investigar para saber a melhor forma de acolhe-lo.
Após analisar a situação, encaminharia o Eduardo para atividades onde ele pudesse transformar toda essa raiva reprimida em atividades frutíferas.
Ofereceria ajuda aos seus pais, dadas as circunstâncias, é provável que ele vive em um ambiente difícil, e deve ser necessário acolher sua família também.
Citação de Rui Miguel em janeiro 24, 2023, 11:36 pmSeguindo o processo freudiano entendido até o momento e levando em consideração a utilização do processo de "Sublimação" acredito que seria interessante:
- Através de uma análise com o jovem, deixar ele se expressar ao máximo para entender a origem de suas atitudes.
- Ao identificar certas frustrações, entender quais ele não aprofundou ou foi muito evasivo devido a uma relutância em falar tal aspecto por vergonha ou talvez por ser muito difícil para ele se expressar
- Identificar quais atividades o dão prazer e tentar canalizar esses sentimentos através delas. Mas deixar com que ele sozinho descubra essa atividade sem indução.
Seguindo o processo freudiano entendido até o momento e levando em consideração a utilização do processo de "Sublimação" acredito que seria interessante:
- Através de uma análise com o jovem, deixar ele se expressar ao máximo para entender a origem de suas atitudes.
- Ao identificar certas frustrações, entender quais ele não aprofundou ou foi muito evasivo devido a uma relutância em falar tal aspecto por vergonha ou talvez por ser muito difícil para ele se expressar
- Identificar quais atividades o dão prazer e tentar canalizar esses sentimentos através delas. Mas deixar com que ele sozinho descubra essa atividade sem indução.
Citação de larissabarreto em janeiro 25, 2023, 12:16 pmA primeira ação seria, investigar o ambiente familiar em que Eduardo está inserido, tentando identificar de que maneira esse meio físico e emocional, tem contribuído para o comportamento de Eduardo. Uma vez que o seu comportamento, pode ser um sistema de defesa refletindo o que se passa.
A segunda ação seria envolver a família e o Eduardo de modo a capacita-los a amparar e acolher o Eduardo, ouvir o Eduardo é fundamental e instiga-lo a cerca dos seus sentimentos e comportamentos.Terceira ação seria encaminha-lo para ajuda especializada, para trabalhar em seu traumas e comportamentos.
A primeira ação seria, investigar o ambiente familiar em que Eduardo está inserido, tentando identificar de que maneira esse meio físico e emocional, tem contribuído para o comportamento de Eduardo. Uma vez que o seu comportamento, pode ser um sistema de defesa refletindo o que se passa.
A segunda ação seria envolver a família e o Eduardo de modo a capacita-los a amparar e acolher o Eduardo, ouvir o Eduardo é fundamental e instiga-lo a cerca dos seus sentimentos e comportamentos.
Terceira ação seria encaminha-lo para ajuda especializada, para trabalhar em seu traumas e comportamentos.
Citação de FelipeAS em janeiro 25, 2023, 12:39 pmO garoto pode se beneficiar de um trabalho centrado na sublimação, ou seja, converter essa inclinação destrutiva em ações de maior valor social. Dessa forma, a introdução do garoto em atividades musicais pode ser um mecanismo de sublimação. Outros dois caminhos possíveis são as artes gráficas, incluindo o grafite em escolas de arte, e o esporte, onde ele poderá projetar sua demanda de satisfação física propriamente.
O garoto pode se beneficiar de um trabalho centrado na sublimação, ou seja, converter essa inclinação destrutiva em ações de maior valor social. Dessa forma, a introdução do garoto em atividades musicais pode ser um mecanismo de sublimação. Outros dois caminhos possíveis são as artes gráficas, incluindo o grafite em escolas de arte, e o esporte, onde ele poderá projetar sua demanda de satisfação física propriamente.
Citação de Ricardo Dias em janeiro 25, 2023, 2:38 pmObservando o relato da história de Eduardo, vejo que a convivência em um ambiente hostil na família e na sociedade onde estava inserido, faz que ele utilize mecanismos de defesa para sentir-se pertencente ao ambiente social que convive, levando a comportamentos antissociais que o asseguravam em uma condição de superioridade. As ações que acredito permitir a sublimação dos comportamentos de Eduardo são:
- Reforçar os comportamentos positivos;
- Incentivar que ele externalize seus impulsos agressivos praticando esportes e possa ensinar outras crianças, através do esporte ensinar outras crianças a desenvolver sua criatividade para melhorar no convívio social;
- A partir das práticas esportivas, incentivar a leitura de materiais técnicos e culturais.
Observando o relato da história de Eduardo, vejo que a convivência em um ambiente hostil na família e na sociedade onde estava inserido, faz que ele utilize mecanismos de defesa para sentir-se pertencente ao ambiente social que convive, levando a comportamentos antissociais que o asseguravam em uma condição de superioridade. As ações que acredito permitir a sublimação dos comportamentos de Eduardo são:
- Reforçar os comportamentos positivos;
- Incentivar que ele externalize seus impulsos agressivos praticando esportes e possa ensinar outras crianças, através do esporte ensinar outras crianças a desenvolver sua criatividade para melhorar no convívio social;
- A partir das práticas esportivas, incentivar a leitura de materiais técnicos e culturais.
Citação de Damares Macharet em janeiro 25, 2023, 4:52 pmDe acordo com a teoria de Sigmund Freud, a sublimação é o processo pelo qual os impulsos instintuais reprimidos são redirecionados para atividades consideradas socialmente aceitáveis e produtivas. A sublimação pode ser usada como uma forma de lidar com comportamentos problemáticos, como furtos e atitudes agressivas. Dentro da análise psicanalítica, algumas atitudes podem ser tomadas para ajudar um aluno que tem comportamentos problemáticos, como furtos e atitudes agressivas, e para descobrir as causas subjacentes desse comportamento. Estabelecer uma relação de confiança com o aluno para que ele se sinta à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Isso pode ser alcançado através de conversas regulares e atividades de grupo. Utilizar técnicas de escuta ativa: É importante ouvir o aluno sem julgamento, e fazer perguntas abertas que o estimule a refletir sobre o que está sentindo e pensando e fazer perguntas diretas sobre suas ações: é importante entender a motivação por trás de seus comportamentos, especialmente furtos e atitudes agressivas para poder analisar o comportamento dentro do contexto: é importante entender as circunstâncias e os fatores ambientais que podem estar contribuindo para seus comportamentos problemático e examinar a história familiar e pessoal do aluno para investigar se há histórias de traumas ou problemas familiares que possam estar contribuindo para seus comportamentos problemáticos.
De acordo com a teoria de Sigmund Freud, a sublimação é o processo pelo qual os impulsos instintuais reprimidos são redirecionados para atividades consideradas socialmente aceitáveis e produtivas. A sublimação pode ser usada como uma forma de lidar com comportamentos problemáticos, como furtos e atitudes agressivas. Dentro da análise psicanalítica, algumas atitudes podem ser tomadas para ajudar um aluno que tem comportamentos problemáticos, como furtos e atitudes agressivas, e para descobrir as causas subjacentes desse comportamento. Estabelecer uma relação de confiança com o aluno para que ele se sinta à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Isso pode ser alcançado através de conversas regulares e atividades de grupo. Utilizar técnicas de escuta ativa: É importante ouvir o aluno sem julgamento, e fazer perguntas abertas que o estimule a refletir sobre o que está sentindo e pensando e fazer perguntas diretas sobre suas ações: é importante entender a motivação por trás de seus comportamentos, especialmente furtos e atitudes agressivas para poder analisar o comportamento dentro do contexto: é importante entender as circunstâncias e os fatores ambientais que podem estar contribuindo para seus comportamentos problemático e examinar a história familiar e pessoal do aluno para investigar se há histórias de traumas ou problemas familiares que possam estar contribuindo para seus comportamentos problemáticos.
Citação de mariantonia em janeiro 26, 2023, 1:51 amNo primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.
Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente familiar.
Por fim observar a situação Sócio - Cultural que essa criança esta inserida.
No primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.
Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente familiar.
Por fim observar a situação Sócio - Cultural que essa criança esta inserida.
Citação de mariantonia em janeiro 26, 2023, 1:54 amNo primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.
Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente familiar.
Por fim observar a situação Sócio - Cultural que essa criança esta inserida.
No primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.
Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente familiar.
Por fim observar a situação Sócio - Cultural que essa criança esta inserida.
Citação de mariantonia em janeiro 26, 2023, 1:58 amNo primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.
Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente familiar.
Por fim observar a situação Sócio - Cultural que essa criança esta inserida.
No primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.
Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente familiar.
Por fim observar a situação Sócio - Cultural que essa criança esta inserida.