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Desafio - Módulo I

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Buscar entender através de conversas com o Eduardo e seus pais, ou pessoas que participaram de sua primeira infancia, porque Eduardo tem este comportamento de se sentir superior, de impor medo ao outros.

A primeira ação seria conversar com a família, pois se tratando de uma criança, deve-se investigar para saber a melhor forma de acolhe-lo.

Após analisar a situação, encaminharia o Eduardo para atividades onde ele pudesse transformar toda essa raiva reprimida em atividades frutíferas.

Ofereceria ajuda aos seus pais, dadas as circunstâncias, é provável que ele vive em um ambiente difícil, e deve ser necessário acolher sua família também.

Seguindo o processo freudiano entendido até o momento e levando em consideração a utilização do processo de "Sublimação" acredito que seria interessante:

  • Através de uma análise com o jovem, deixar ele se expressar ao máximo para entender a origem de suas atitudes.
  • Ao identificar certas frustrações, entender quais ele não aprofundou ou foi muito evasivo devido a uma relutância em falar tal aspecto por vergonha ou talvez por ser muito difícil para ele se expressar
  • Identificar quais atividades o dão prazer e tentar canalizar esses sentimentos através delas. Mas deixar com que ele sozinho descubra essa atividade sem indução.

A primeira ação seria, investigar o ambiente familiar em que Eduardo está inserido, tentando identificar de que maneira esse meio físico e emocional, tem contribuído para o comportamento de Eduardo. Uma vez que o seu comportamento, pode ser um sistema de defesa refletindo o que se passa.
A segunda ação seria envolver a família e o Eduardo de modo a capacita-los a amparar e acolher o Eduardo, ouvir o Eduardo é fundamental e instiga-lo a cerca dos seus sentimentos e comportamentos.

Terceira ação seria encaminha-lo para ajuda especializada, para trabalhar em seu traumas e comportamentos.

O garoto pode se beneficiar de um trabalho centrado na sublimação, ou seja, converter essa inclinação destrutiva em ações de maior valor social. Dessa forma, a introdução do garoto em atividades musicais pode ser um mecanismo de sublimação. Outros dois caminhos possíveis são as artes gráficas, incluindo o grafite em escolas de arte, e o esporte, onde ele poderá projetar sua demanda de satisfação física propriamente.

Observando o relato da história de Eduardo, vejo que a convivência em um ambiente hostil na família e na sociedade onde estava inserido, faz que ele utilize mecanismos de defesa para sentir-se pertencente ao ambiente social que convive, levando a comportamentos antissociais que o asseguravam em uma condição de superioridade. As ações que acredito permitir a sublimação dos comportamentos de Eduardo são:

  1. Reforçar os comportamentos positivos;
  2. Incentivar que ele externalize seus impulsos agressivos praticando esportes e possa ensinar outras crianças, através do esporte ensinar outras crianças a desenvolver sua criatividade para melhorar no convívio social;
  3. A partir das práticas esportivas, incentivar a leitura de materiais técnicos e culturais.

De acordo com a teoria de Sigmund Freud, a sublimação é o processo pelo qual os impulsos instintuais reprimidos são redirecionados para atividades consideradas socialmente aceitáveis e produtivas. A sublimação pode ser usada como uma forma de lidar com comportamentos problemáticos, como furtos e atitudes agressivas. Dentro da análise psicanalítica, algumas atitudes podem ser tomadas para ajudar um aluno que tem comportamentos problemáticos, como furtos e atitudes agressivas, e para descobrir as causas subjacentes desse comportamento. Estabelecer uma relação de confiança com o aluno para que ele se sinta à vontade para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Isso pode ser alcançado através de conversas regulares e atividades de grupo. Utilizar técnicas de escuta ativa: É importante ouvir o aluno sem julgamento, e fazer perguntas abertas que o estimule a refletir sobre o que está sentindo e pensando e fazer perguntas diretas sobre suas ações: é importante entender a motivação por trás de seus comportamentos, especialmente furtos e atitudes agressivas para poder analisar o comportamento dentro do contexto: é importante entender as circunstâncias e os fatores ambientais que podem estar contribuindo para seus comportamentos problemático e examinar a história familiar e pessoal do aluno para investigar se há histórias de traumas ou problemas familiares que possam estar contribuindo para seus comportamentos problemáticos.

No primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.

Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente  familiar.

Por fim observar a situação Sócio - Cultural  que essa criança esta inserida.

No primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.

Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente  familiar.

Por fim observar a situação Sócio - Cultural  que essa criança esta inserida.

No primeiro momento buscar conversar com a mãe, para saber como foi sua gravides.

Segundo momento conversar com a família para saber como é a relação de convivência no ambiente  familiar.

Por fim observar a situação Sócio - Cultural  que essa criança esta inserida.

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