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Desafio - Módulo I

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Ajudá-lo a refletir sobre sua vida.

 

Procurar entender qual de fato é o contexto familiar onde ele vive, como é tratado através de diálogos com a própria criança e principalmente com os responsáveis. Descobrir o que de fato o faz se comportar dessa maneira, entender qual de fato são seus desejos do que gosta e transformar toda essa energia negativa em algo positivo.

Criar um campo onde ele se sentisse integrado e respeitado, seja através da arte, do esporte, buscar em conjunto algo que ele faça e se sinta acolhido, sem julgamentos e sem a necessidade de autodefesa, através desse campo vai ser possibilitado que ele se comunique e de abertura para intervençoes que auxiliem no autoconhecimento e processo terapeutico.

Primeiro investigaria seu contexto familiar

Segundo tentaria descobrir o q ele gosta de fazer, e ofereceria isso a ele, para que ele mudasse seus hábitos

Como Eduardo continuou apresentando agressividade, uma das soluções possíveis seria utilizar a sublimação, conforme explicado, redirecionando a agressividade para alguma atividade, como por exemplo, a prática de esportes, tais como, atletismo, boxe, entre outros, a fim de melhorar este traço comportamental.

Primeiramente, deve-se investigar a origem do problema (familiar, social, ou até escolar);

Com base em informações da origem do problema, sentar com o aluno, conversar com o mesmo e juntos proporem ações para resolução/amenização da questão. Se envolver família, por exemplo, trazer as pessoas envolvidas para participar das ações em conjunto.

Trabalhar o lado emocional (sentimentos) individualmente e em grupo, muitas vezes a criança ao se sentir acolhida pelo grupo acaba seguindo os passos dos colegas.

Após leitura e reflexão, propostas para possibilitar uma mudança de comportamento de Eduardo seriam: abrir um (ou mais de uma) ambiente saudável de conversa com ele (e com os pais) para entender como foi o processo de crescimento, de maturação psicológica dessa criança, o ambiente em que esteve envolvido durante seu desenvolvimento; Refletir e entender porque suas notas estão ruins, porque e quais critérios ele usa para se tornar agressivo e como esta sendo manejada essa situação na escola, se com conversas, punições, mais brigas e afins; e, por fim, saber dele o que gosta de fazer, o que o interessa para procurar uma forma de redirecionar essa energia de brigas e revolta em alguma outra atividade, como esportes, por exemplo, mesmo que sejam os de artes marciais e lutas, estes podem ajudar em disciplina e conter a agressividade.

A primeira coisa e investigar em que conceito sócio cultural Eduardo está inserido , a segunda é criar um plano de canalização (sublimação) dos problemas de Eduardo,

A terceira e fazer Eduardo enxerga os seus problemas e bota o plano de canalização em ação , é ele percebe quanto benéfico isso é pra ele.

devemos a adotar ;

busca conhecer sua família, saber como esse tratamento dentro de casa

busca oferecer ajuda, como ingresso a esportes

busca ajuda psicopedagogica para entender , qual sera melhor forma de dialogo, que se deve .tomar com esse garoto.

Diante do exposto é importante sempre a escuta do aluno Diante do conflito/problema no qual estará no contexto: familiar, social, buscando apreciar quais atividades que gostaria de explorar nas suas horas de vagas, como por exemplo artes marciais, jiu jitsu, entre essas formas de expor suas potencialidades. Outro momento levar o mesmo a obter experiências de convívio social, forma de mostrar uma realidade que foge dos padrões sociais. Por fim disponibilizar ações simples e comprometedoras que proporcione ao aluno além de vivenciar esses fatos sociais de vulnerabilidade, possa inseri-lo e imã ação social  que permita uma interação aí e percepção das situações cotidianas, sejam ações como entrega de sopa aos moradores de rua, recolher doações de roupas na sua escola, colocando-o como ser atuante no processo de autoconhecimento.

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