Desafio - Módulo I
Citação de Patricia Vimercati em fevereiro 26, 2023, 2:41 pmEm todo processo em que esta envolvido comportamentos, se faz necessário o conhecimento de todo o entorno do individuo, o meio influencia de forma muitas vezes negativa, sendo necessário uma revisão e muitas vezes uma correção sobre este entorno, para que o processo de auto conhecimento aconteça!
Em todo processo em que esta envolvido comportamentos, se faz necessário o conhecimento de todo o entorno do individuo, o meio influencia de forma muitas vezes negativa, sendo necessário uma revisão e muitas vezes uma correção sobre este entorno, para que o processo de auto conhecimento aconteça!
Citação de Silvio Ribeiro de Souza em fevereiro 26, 2023, 6:41 pmComo um primeira ação, proporia uma aproximação do Eduardo, para que se estabelecesse um diálogo livre sem qualquer imposição, apenas a fim de identificar um diagnóstico sobre as vivencias e convivências do referido, possibilitando inferir sobre as influencias, as consequências, e em fim, os meios que o Eduardo se utiliza para fuga e extravasamento.
Como uma segunda ação, após identificar no Eduardo pontos de interesse, o conduziria a desenvolver tais interesses por meio de alguma atividade, que o envolvesse e que fosse um meio de descarregar o impulso e a necessidade inerente ao seu ser.
Como uma terceira ação, já próximo ao referido, com vínculos de confiança estabelecidos, o conduziria a ações práticas voltadas para o seu perfil, que poderia ser algo ligado as artes ou, Esporte ou ainda, um ofício que pudesse lhe proporcionar um elo com a sociedade de forma compensatória.
Como um primeira ação, proporia uma aproximação do Eduardo, para que se estabelecesse um diálogo livre sem qualquer imposição, apenas a fim de identificar um diagnóstico sobre as vivencias e convivências do referido, possibilitando inferir sobre as influencias, as consequências, e em fim, os meios que o Eduardo se utiliza para fuga e extravasamento.
Como uma segunda ação, após identificar no Eduardo pontos de interesse, o conduziria a desenvolver tais interesses por meio de alguma atividade, que o envolvesse e que fosse um meio de descarregar o impulso e a necessidade inerente ao seu ser.
Como uma terceira ação, já próximo ao referido, com vínculos de confiança estabelecidos, o conduziria a ações práticas voltadas para o seu perfil, que poderia ser algo ligado as artes ou, Esporte ou ainda, um ofício que pudesse lhe proporcionar um elo com a sociedade de forma compensatória.
Citação de Luiza dos Santos de Sousa em fevereiro 26, 2023, 7:05 pmPrimeiro entender o aluno com uma conversa, falando sobre o que está acontecendo no seu pensamento, buscando entender o psicológico dele,pois está afetado. Entender o motivo dele está sendo agressivo, o desinteresse nas aulas, por que tudo tem uma relação com a outra. A melhor forma de ajudá-lo é saber a causa da raiz , pois para tudo o que está acontecendo com ele precisa ser trabalhada em cima do acontecido com ele. O passado tem muita relação com o presente e o com o futuro.
Primeiro entender o aluno com uma conversa, falando sobre o que está acontecendo no seu pensamento, buscando entender o psicológico dele,pois está afetado. Entender o motivo dele está sendo agressivo, o desinteresse nas aulas, por que tudo tem uma relação com a outra. A melhor forma de ajudá-lo é saber a causa da raiz , pois para tudo o que está acontecendo com ele precisa ser trabalhada em cima do acontecido com ele. O passado tem muita relação com o presente e o com o futuro.
Citação de Rute leia fernandes em fevereiro 26, 2023, 7:25 pmno inconsciente de cada ser humano há mecanismo que trabalha no sentido de aliviar culpa.
no inconsciente de cada ser humano há mecanismo que trabalha no sentido de aliviar culpa.
Citação de Rute leia fernandes em fevereiro 26, 2023, 7:34 pmanalisar para ajudar a resolver as questões de conflitos e,procurar entender o que se passa no contexto da sua família e sua estória.
analisar para ajudar a resolver as questões de conflitos e,procurar entender o que se passa no contexto da sua família e sua estória.
Citação de Camila Clara Aparecida dos Santos em fevereiro 26, 2023, 7:37 pmProcurar estabelecer um diálogo com esse jovem, buscando compreender sua dinâmica familiar.
Oferecer um tratamento psicanalítico a esse jovem.
Incluir o jovem em atividades artísticas e esportivas.
Oferecer a esse jovem uma oportunidade de ser um agente ativo na vida dos demais adolescentes (principalmente dos mais jovens). Transmitindo algumas diretrizes (regras sociais) e fazendo com que ele oriente os demais, se tornando uma espécie de mentor. Isso faria com que o Eduardo fosse reconhecido positivamente e consequentemente ganhasse mais autoestima
Procurar estabelecer um diálogo com esse jovem, buscando compreender sua dinâmica familiar.
Oferecer um tratamento psicanalítico a esse jovem.
Incluir o jovem em atividades artísticas e esportivas.
Oferecer a esse jovem uma oportunidade de ser um agente ativo na vida dos demais adolescentes (principalmente dos mais jovens). Transmitindo algumas diretrizes (regras sociais) e fazendo com que ele oriente os demais, se tornando uma espécie de mentor. Isso faria com que o Eduardo fosse reconhecido positivamente e consequentemente ganhasse mais autoestima
Citação de Rojane em fevereiro 26, 2023, 9:39 pmBaseado na Sublimação:
1- Nunca podemos esqueçer que estamos lidando com uma criança em formação, ele vai dar aquilo que recebe durante a convivência diária no seu dia a dia. Então procurar se aproximar sem assustar, porque muitos não se abrem de primeira. Ter conversas descontraídas, para ganhar a confiança dessa criança e ao mesmo tempo mostrar cenários diferentes de reações ruins que ela teve.
2- Procurar conversar com parentes e familiares, para entender o ambiente o qual essa criança foi criada. E os próprios adolescente ser ouvido.
3- Mudar de ambiente: levar eles para conhecer ambientes opostos que vivem, sejam passeios, vídeos... Mostrar realidade que será possível eles conquistar, através de incentivos e novas afirmações.
Baseado na Sublimação:
1- Nunca podemos esqueçer que estamos lidando com uma criança em formação, ele vai dar aquilo que recebe durante a convivência diária no seu dia a dia. Então procurar se aproximar sem assustar, porque muitos não se abrem de primeira. Ter conversas descontraídas, para ganhar a confiança dessa criança e ao mesmo tempo mostrar cenários diferentes de reações ruins que ela teve.
2- Procurar conversar com parentes e familiares, para entender o ambiente o qual essa criança foi criada. E os próprios adolescente ser ouvido.
3- Mudar de ambiente: levar eles para conhecer ambientes opostos que vivem, sejam passeios, vídeos... Mostrar realidade que será possível eles conquistar, através de incentivos e novas afirmações.
Citação de Zeli Vieira Romano Correia em fevereiro 27, 2023, 2:33 pmO adolescente deve ser ouvido, sua história, seu contexto familiar, seus sonhos. A partir daí entender porque ele tem agido dessa forma, mostrando as consequências dos atos que ele comete construindo junto com ele uma perspectiva de futuro.
O adolescente deve ser ouvido, sua história, seu contexto familiar, seus sonhos. A partir daí entender porque ele tem agido dessa forma, mostrando as consequências dos atos que ele comete construindo junto com ele uma perspectiva de futuro.
Citação de Fernanda das Brotas Azevedo em fevereiro 27, 2023, 6:17 pmI - Realizar uma escuta ativa, sem julgamentos e interrupções, visando identificar as possíveis causas do comportamento do garoto, bem como a construção do vínculo de confiança.
II - Conversar com a família com o intuito de observar as dinâmicas familiares, crenças e costumes aos quais o garoto esta submetido.
III - Junto com o garoto, desenvolver um plano de ação com propostas de atividades que ele goste e tenha mais habilidades, bem como, após identificar algum fator ambiental-social, promover reflexões sobre a necessidade de mudança do comportamento e fortalecimento de vinculos e interação com os profissionais e alunos.
I - Realizar uma escuta ativa, sem julgamentos e interrupções, visando identificar as possíveis causas do comportamento do garoto, bem como a construção do vínculo de confiança.
II - Conversar com a família com o intuito de observar as dinâmicas familiares, crenças e costumes aos quais o garoto esta submetido.
III - Junto com o garoto, desenvolver um plano de ação com propostas de atividades que ele goste e tenha mais habilidades, bem como, após identificar algum fator ambiental-social, promover reflexões sobre a necessidade de mudança do comportamento e fortalecimento de vinculos e interação com os profissionais e alunos.
Citação de Josealves1971 em fevereiro 27, 2023, 8:34 pmBom, em primeiro lugar é preciso fazer uma boa ouvida para entender o convívio de Eduardo na escola e no meio família, com isso levantar todos os fatos com que levam Eduardo a esse ato de defesa (mecanismo de defesa). Eduardo usa toda essa agressividade como defesa para algo que em algum momento o deixou com trauma.
Em segundo, após entender toda problematica, identificar o ponto chave que faz com que Eduardo agir com toda essa agressividade e intolerância.
Em terceiro, mostra para Eduardo que esse tipo de atitude só o isola do convívio social, levando a consequência maiores ao longo da vida, monstra que o que aconteceu com ele, acontece com várias pessoas e que pode ser contornado.
Bom, em primeiro lugar é preciso fazer uma boa ouvida para entender o convívio de Eduardo na escola e no meio família, com isso levantar todos os fatos com que levam Eduardo a esse ato de defesa (mecanismo de defesa). Eduardo usa toda essa agressividade como defesa para algo que em algum momento o deixou com trauma.
Em segundo, após entender toda problematica, identificar o ponto chave que faz com que Eduardo agir com toda essa agressividade e intolerância.
Em terceiro, mostra para Eduardo que esse tipo de atitude só o isola do convívio social, levando a consequência maiores ao longo da vida, monstra que o que aconteceu com ele, acontece com várias pessoas e que pode ser contornado.