Desafio - Módulo I
Citação de IVanete Silva Vital Queiroz em março 13, 2023, 7:47 amR a análise,os diálogos tem um grande poder diferencial na vida cotidiana
R a análise,os diálogos tem um grande poder diferencial na vida cotidiana
Citação de IVanete Silva Vital Queiroz em março 13, 2023, 7:48 amR a análise,os diálogos tem um grande poder diferencial na vida cotidiana
R a análise,os diálogos tem um grande poder diferencial na vida cotidiana
Citação de IVanete Silva Vital Queiroz em março 13, 2023, 7:50 amR: Analise os diálogos
Vem transformando a vida!
R: Analise os diálogos
Vem transformando a vida!
Citação de IVanete Silva Vital Queiroz em março 13, 2023, 7:57 amNão só no caso desse rapaz,
Mas em modo geral,falta dialos comunicação auto conhecimento
Não só no caso desse rapaz,
Mas em modo geral,falta dialos comunicação auto conhecimento
Citação de IVanete Silva Vital Queiroz em março 13, 2023, 7:58 amEsta faltando auto conhecimento
Psicalistico
Esta faltando auto conhecimento
Psicalistico
Citação de IVanete Silva Vital Queiroz em março 13, 2023, 8:00 amLendo o texto do garoto
Percebe se que o caso dele são só traumas,medos e bloqueios
Lendo o texto do garoto
Percebe se que o caso dele são só traumas,medos e bloqueios
Citação de Angela Sugari Basso em março 13, 2023, 1:04 pmPrimeiramente uma conversa aberta , para tentar entender as motivações para tais atitudes.
Após uma conversa com os pais , analisando o ambiente em que vive , o relacionamento com a família e amigos .
Então , atividades para que ele possa refletir sobre sua ações e comportamento.
Primeiramente uma conversa aberta , para tentar entender as motivações para tais atitudes.
Após uma conversa com os pais , analisando o ambiente em que vive , o relacionamento com a família e amigos .
Então , atividades para que ele possa refletir sobre sua ações e comportamento.
Citação de Catarina da Silva Ritton Marques em março 13, 2023, 7:41 pmComo professora, já tive casos semelhantes ao do garoto Eduardo. Certamente ele não possui sentimento de pertencimento, se acredita desvalorizado e desrespeitado e, provavelmente ele age de forma violenta e intimidadora na ilusão de que assim estaria protegido de sentimentos que o fazem sofrer.
As 3 ações que eu aplicaria são:
- Dialogar com o garoto em particular e de forma descontraída, para saber mais sobre ele (vindo da boca dele), o que faz depois da escola, o que gosta de fazer, se gosta de algum tipo de arte, o que ele acha que faz de melhor, como é a família dele e o local onde mora, o que ele sente sobre tudo isso, etc. Uma investigação camuflada;
- Dentro do que ele diz gostar (ou algo bem próximo), como danças, fazer músicas, pintar, interpretar, ou qualquer outra atividade que possa incluir outras pessoas, criar um projeto coletivo visando a participação dele com destaque;
- Deixá-lo encarregado de tarefas que possam trazer o sentimento de pertencimento e valorização, algo que ele possa sentir autoridade (como organizar o grupo), a princípio ele terá o ganho primário de autoridade e respeito fazendo algo que ele sinta prazer, que o deixe mais calmo, mas isso lhe trará os ganhos secundários, como responsabilidade com ele e com o grupo, sentimento de pertencimento a um núcleo social que não o desvaloriza, e, conforme o andamento das atividades, certamente haverá adequações e inclusões positivas para a educação emocional e comportamental dele.
Como professora, já tive casos semelhantes ao do garoto Eduardo. Certamente ele não possui sentimento de pertencimento, se acredita desvalorizado e desrespeitado e, provavelmente ele age de forma violenta e intimidadora na ilusão de que assim estaria protegido de sentimentos que o fazem sofrer.
As 3 ações que eu aplicaria são:
- Dialogar com o garoto em particular e de forma descontraída, para saber mais sobre ele (vindo da boca dele), o que faz depois da escola, o que gosta de fazer, se gosta de algum tipo de arte, o que ele acha que faz de melhor, como é a família dele e o local onde mora, o que ele sente sobre tudo isso, etc. Uma investigação camuflada;
- Dentro do que ele diz gostar (ou algo bem próximo), como danças, fazer músicas, pintar, interpretar, ou qualquer outra atividade que possa incluir outras pessoas, criar um projeto coletivo visando a participação dele com destaque;
- Deixá-lo encarregado de tarefas que possam trazer o sentimento de pertencimento e valorização, algo que ele possa sentir autoridade (como organizar o grupo), a princípio ele terá o ganho primário de autoridade e respeito fazendo algo que ele sinta prazer, que o deixe mais calmo, mas isso lhe trará os ganhos secundários, como responsabilidade com ele e com o grupo, sentimento de pertencimento a um núcleo social que não o desvaloriza, e, conforme o andamento das atividades, certamente haverá adequações e inclusões positivas para a educação emocional e comportamental dele.
Citação de Marcia Maria Mello Freitas em março 13, 2023, 10:31 pmEm primeiro lugar procurar saber a fundo se ele estar passando por alguma violência física ou psicológica, no âmbito familiar.
Em segundo lugar, procurar saber o que realmente passa dentro da sua mente, seus anseios, vontades, sonhos….
E finalmente dar a possibilidade dele expressar todo esse sentimento reprimido através de uma atividade artística (grafite, música, dança etc) ou uma atividade esportiva ( luta, atletismo, futebol, etc …)
Em primeiro lugar procurar saber a fundo se ele estar passando por alguma violência física ou psicológica, no âmbito familiar.
Em segundo lugar, procurar saber o que realmente passa dentro da sua mente, seus anseios, vontades, sonhos….
E finalmente dar a possibilidade dele expressar todo esse sentimento reprimido através de uma atividade artística (grafite, música, dança etc) ou uma atividade esportiva ( luta, atletismo, futebol, etc …)
Citação de Viviane Pereira Assis em março 13, 2023, 11:44 pm
1ª Ação seria fazer uma escuta qualificada do adolescente para conseguir entender seus mecanismos de defesa, trazer o responsável para uma conversa para saber como é o convívio familiar,
2ª Ação seria incluir uma atividade extra curricular como esporte ou artes , usando sua energia e agressividade para uma atividade positiva,
3ª Ação trazer esse jovem mais pra perto, podemos colocar ele como ajudante
1ª Ação seria fazer uma escuta qualificada do adolescente para conseguir entender seus mecanismos de defesa, trazer o responsável para uma conversa para saber como é o convívio familiar,
2ª Ação seria incluir uma atividade extra curricular como esporte ou artes , usando sua energia e agressividade para uma atividade positiva,
3ª Ação trazer esse jovem mais pra perto, podemos colocar ele como ajudante