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Desafio - Módulo I

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R a análise,os diálogos tem um grande poder diferencial na vida cotidiana

R a análise,os diálogos tem um grande poder diferencial na vida cotidiana

R: Analise os diálogos

Vem transformando a vida!

Não só no caso desse rapaz,

Mas em modo geral,falta dialos comunicação auto conhecimento

Esta faltando auto conhecimento

Psicalistico

Lendo o texto do garoto

Percebe se que o caso dele são só traumas,medos e bloqueios

Primeiramente uma conversa aberta , para tentar entender as motivações para tais atitudes.
Após uma conversa com os pais , analisando o ambiente em que vive , o relacionamento com a família e amigos .
Então , atividades para que ele possa refletir sobre sua ações e comportamento.

Como professora, já tive casos semelhantes ao do garoto Eduardo. Certamente ele não possui sentimento de pertencimento, se acredita desvalorizado e desrespeitado e, provavelmente ele age de forma violenta e intimidadora na ilusão de que assim estaria protegido de sentimentos que o fazem sofrer.

As 3 ações que eu aplicaria são:

  1. Dialogar com o garoto em particular e de forma descontraída, para saber mais sobre ele (vindo da boca dele), o que faz depois da escola, o que gosta de fazer, se gosta de algum tipo de arte, o que ele acha que faz de melhor, como é a família dele e o local onde mora, o que ele sente sobre tudo isso, etc.  Uma investigação camuflada;
  2. Dentro do que ele diz gostar (ou algo bem próximo), como danças, fazer músicas, pintar, interpretar, ou qualquer outra atividade que possa incluir outras pessoas, criar um projeto coletivo visando a participação dele com destaque;
  3. Deixá-lo encarregado de tarefas que possam trazer o sentimento de pertencimento e valorização, algo que ele possa sentir autoridade (como organizar o grupo), a princípio ele terá o ganho primário de autoridade e respeito fazendo algo que ele sinta prazer, que o deixe mais calmo, mas isso lhe trará os ganhos secundários, como responsabilidade com ele e com o grupo, sentimento de pertencimento a um núcleo social que não o desvaloriza, e, conforme o andamento das atividades, certamente haverá adequações e inclusões positivas para a educação emocional e comportamental dele.

Em primeiro lugar procurar saber a fundo se ele estar passando por alguma violência física ou psicológica, no âmbito familiar.

Em segundo lugar, procurar saber o que realmente passa dentro da sua mente, seus anseios, vontades, sonhos….

E finalmente dar a possibilidade dele expressar todo esse sentimento reprimido através de uma atividade artística (grafite, música, dança etc) ou uma atividade esportiva ( luta, atletismo, futebol, etc …)

 

1ª Ação seria fazer uma escuta qualificada do adolescente para conseguir entender seus mecanismos de defesa, trazer o responsável para uma conversa para saber como é o convívio familiar,

2ª Ação seria incluir uma atividade extra curricular como esporte ou artes , usando sua energia e agressividade para uma atividade positiva,

3ª Ação trazer esse jovem mais pra perto, podemos colocar ele como ajudante

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