Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 177 of 625Next

O primeiro passo seria o acolhimento do menino para abordar seu ambiente família e sua complexidade.O segundo passo é a escola física e educacional quê utilizando de psicanálise chegará ao consenso de como é a relação de Eduardo e professor com objetivo de ouvir e apoiar visando o resgate das consequências quê afetam o comportamento do menino.E por fim o terceiro passo quê deve observar a aprendizagem levando em conta quê a psicanálise é a mola mestra para se descobrir quais são os desejos da criança tanto no intelectual quanto  no sexual.

Considerando que não se poderá fazer nada além de sugerir acompanhamento profissional, buscaria algo em que ele possa sublimar, como artes, esportes ou mesmo mentoria de algo. A escola deveria conhecer ele a ponto de saber no que ele poderia se envolver com mais facilidade.

1 - Acolher Eduardo em proposta de acompanhamento com objetivo de compreender os gatilhos que o levam as ações destrutivas.

2 - Acolher família de Eduardo para compreensão do seu contexto social extra ONG.

3 - Propor acompanhamento de Eduardo e família, para estabelecer escutas e encontrar junto a eles ferramentas que possibilitem compreensão de suas ações autodestrutivas e auxiliá-lo a encontrar motivação para transformação desse comportamento prejudicial à ele e ao seu espaço coletivo, iniciando por autovalorização e seguindo com compreensão através de incentivos orientados, sobre a possibilidade de experimentar conforto num convívio social saudável.

A princípio, bastaria investigar a relação familiar do sujeito, Eduardo. O diálogo aberto e franco com os pais ou os resposáveis pela sustentação e convívio do garoto, poderia resultar numa análise dos motivos, aparentes, pelo qual Eduardo é avesso ao bom comportamento dos colegas, colegas estes que vivem no mesmo meio geográfico que ele;

Daí, abastecido com tal avaliação, haveria possibilidade, ao menos, a priori, de levantar os possíveis traumas que Eduardo carrega. De forma, a direcioná-lo para dentro de si, dado que o autoconhecimento facilita o processo de tratamento dos traumas elencados;

Após estes longos e necessários procedimentos, ao menos para mim, caminharíamos para a transferência deste mecanismo de defesa atual de Eduardo - representado pela violência a terceiros -, para a execução de dinâmicas relacionadas à arte, o esporte ou qualquer mecanismo que o faça "descarregar" a sua autodefesa de maneira proveitosa no sentido do convívio social.

Creio que: a investigação regressa da vida de Eduardo junto à família é a etapa inicial desta caminhada.

 

A primeira ação a ser tomada é avaliar o passado , situação atual e contexto em que Eduardo está inserido para compreender melhor seu comportamento. A segunda ação seria estimular o autoconhecimento e análise do subconsciente para chegar a um estado de consciência liberdade e consequentemente de cura. Por último a técnica de sublimação poderia ser utilizada para direcionar os comportamentos de Eduardo para ações produtivas , como arte por exemplo, melhorando assim seu convívio social.

A PRIMEIRA ABORDAGEM SERIA O DIÁLOGO PARA TENTAR IDENTIFICAR QUALQUER PONTO QUE POSSA NOS LEVAR A UMA INTERPRETAÇÃO, LEVANDO EM CONTA QUE PARA FREUD O INCONSCIENTE QUE TEM LEIS PRÓPRIAS E O INDIVIDUO ESTÁ A MERCÊ DE SUAS AÇÕES. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA QUE POR VEZES É MUITO INSTÁVEL E CONTURBADO ALÉM DE MUITOS DESAFIOS PARA ENFRENTAR O ADOLESCENTE MUITAS VEZES APRESENTAM COMPORTAMENTO ANORMAL ( VIOLÊNCIA, VICIOS, BAIXA AUTOESTIMA DE FORMA CRESCENTE A DEPRESSÃO.) COMO DEVEMOS PROCEDER PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO? NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO  FÍSICA PARA ISSO COMO TOMAR UMA PILULA PARA DOR DE CABEÇA, CONTUDO, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM POSITIVA E DIÁLOGO, APRESENTANDO OUTRAS MANEIRAS DE EXPRESSAR SUA INSATISFAÇÃO E  PROBLEMA. COM ÊNFASE NA APRESENTAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSAR SUA ENERGIA.

O aluno, nao tinha entrosamento , ppr falta de dificuldade do aprendizado, levando ao mesmo ser agressivo, uma forma de autodefesa .

Após a compreensão freudiana sobre sublimação podemos indicar e apresentar algumas opções/atividades para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

1- Apresentar uma atividade física, um esporte ou alguma atividade de condicionamento.

2- Artes Musicais.

3- Artes cênicas.

Lembrando que nesse cenário ele deve ter um acompanhamento para não atribuir energia desnecessária a esta atividade, assim podendo causar uma dependência localizada em sempre querer mais. Fazendo dessa forma, sublimando suas ações prejudiciais, ele teria um beneficio tanto para ele quanto para a sociedade.

Inserção em projetos sociais, música, artes marciais

Acredito que, no primeiro momento,  deve ser analisada sua convivência com familiares. Investigar através de perguntas específicas e identificar se há motivação externa para tal comportamento, como brigas em casa e a forma como é tratado.

Em segundo momento conversar com os pais pra ter certeza de que é um comportamento que parte do próprio Eduardo, partindo para uma análise mais profunda da sua psique.

Feita a análise usar o método de sublimação integrando-o em eventos e situações que o envolvam e tire o foco do comportamento agressivo.

PreviousPage 177 of 625Next