Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 180 of 661Next

Primeiro passo seria analisar os mecanismos de defesas presentes no comportamento de Eduardo, considerando o histórico familiar e convívio solcial. Segundo seria identificar quais sentimentos o menino desperta através desses mecanismos e de qual forma e grau eles atuam em sua vida. Terceiro seria implementar a sublimação para que Eduardo pudesse canalizar toda força interior destrutiva em ações que o beneficiasse.

Luciana Moura has reacted to this post.
Luciana Moura

1º Conhecer a vida de Eduardo (histórico e infância) junto aos seus cuidadores.
2° Entender o que causa o comportamento.
3º Implementar sublimação para desviar o comportamento atual para algo mais positivo para ele e sociedade.

Como a sublimação envolve a transformação de uma força destrutiva em uma ação positiva que beneficie a sociedade como um todo a primeira ação ou atividade que eu proporia seria ajudar o Eduardo a canalizar a energia para atividades positivas. Uma maneira de fazer isso seria envolver Eduardo em atividades que exigem energia e agressividade, como esportes de contato como futebol é um esporte popular no Brasil com certeza é no Rio de Janeiro e em sua cidade, artes marciais como o JiuJitsu por exemplo que esta sendo muito popular no Brasil ou outra se ele preverir, ou dança seria outra boa atividade para liberar tensões e energias acumuladas, por exemplo. Essas atividades podem ajudá-lo a liberar sua agressividade de maneira saudável e positiva, e ao mesmo tempo, canalizar sua energia para atividades que possam beneficiar a sociedade como um todo.

Segunda ação seria encorajar Eduardo a participar de projetos de voluntariado. Pois tais projetos pode ajudá-lo a desenvolver empatia, compaixão e senso de responsabilidade social. Além disso, envolver-se em atividades que beneficiam outras pessoas pode ajudá-lo a sentir-se valorizado e aumentar sua autoestima. Essas mudanças podem contribuir para melhorias em seu comportamento e desempenho. Mostraria a ele exemplos de Lutadores de artes marciais e jogadores de futebol possuem projetos e ou participam projetos sociais de voluntariado.

A terceira ação, seria mais que óbvio, oferecer sessões de terapia individual para ele: A terapia poderá ajudá-lo a explorar seus sentimentos e pensamentos, bem como a desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com as dificuldades emocionais que ele enfrenta. A terapia pode ajudá-lo a aprender a expressar suas emoções de forma mais saudável e a encontrar formas mais construtivas de lidar com a raiva e a frustração, o que pode levar a melhorias em seu comportamento e desempenho.

Bem essas seriam minhas três ações ou atitudes espero

Descobrir a fonte de todas essas ações,  procurar saber se algo está acontecendo dentro do âmbito familiar

Ouvir o paciente e deixar ele falar sobre suas questões

Procurar melhor metodos para ajuda -lo

Investigar sobre ambiente familiar

Mostrar o sentido da vida e de viver

Atendimento especializado

 

Eu procuraria conversar para saber sobre o que o leva a agir de forma hostil, procurando levar a mudar o seu comportamento para as ações que o levem ao bem estar social

No caso do Eduardo, um adolescente de 14 anos, seria preciso levar em conta os conflitos pelos quais ele estivesse passando. Em primeiro momento, podia-se tentar uma interação mais próxima dele junto aos outros alunos. O incentivo ao esporte também seria viável. E talvez um fator que seria importante, ocorreria no fato de poder descobrir quais talentos Eduardo possuiria adormecidos até aquele momento e de certa forma, trabalhar para que estes talentos pudessem ser aflorados.

Levando em consideração que todas as atitudes deste adolescente trazem consigo um reflexo de sua vivência social e interna, será necessário fazer uma análise,  psicanalítica para identificar as razões ocultas no inconsciente de Eduardo para trabalhar a sublimação, possibilitando uma vivência mais pacífica dele com os demais colegas.

Após a constatação que algo precisa ser feito; seria necessário conhecer o cotidiano familiar no qual está inserido, investigar através de conversa livre se o aluno não sofreu alguma situação que desencadeou algum trauma; mostrar a esse aluno que o profissional o está levando a sério, pronto a regatar a sua história com a finalidade de melhorar suas experiências vividas para que  seu presente e futuro sejam melhores com qualidade de vida.

Após uma análise e com uma anamnese realizada; indicaria segundo a sublimação,atividades de convivência social e intelectual como:

1 Livros educativos,

2 Atividades Esportivas,

3 Atividades Culturais (Artes, Músicas...)

 

 

PreviousPage 180 of 661Next