Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 213 of 625Next

1°- Eu tentaria uma aproximação, conversas, conhecer mais seu estilo de vida, ritmo e história pregressa até que juntos pudéssemos analisar e entender o porquê dessas reações.

2°- Trazer à consciência os efeitos que causam a si mesmo e a possibilidade de ser diferente, substituindo esses comportamentos(experimentando outros) para experimentar como podem ser os resultados e como vai escolher que sejam.

3°- Propor experimentar algumas atividades para descobrir qual se identifica, como: artes, esportes, música etc.

Sabemos que desde de sua infancia o garoto Eduardo tem sido criado numa comunidade dominada por violencia; sendo assim necessário ver o histórico da família do Eduardo...Depois trabalhar através da psicanalise para desconstruir esse mundo sombrio da mente do garoto Eduardo, revelando para ele um mundo totalmente inverso ao qual ele tem conhecido.

Direcionar ele para algum esporte tipo boxe, teniz, futebol, ou aulas de instrumento musical tipo bateria!

Primeiramente uma escuta atenta ao Eduardo, para entender o quebra-cabeça; em segundo momento conhecer ajudá-lo a desenvolver atividades artisticas que pudessem auxiliar a expressar suas angustias e propor atividades esportivas para estravassar sua energia

Para que Eduardo apresente mudanças no seu comportamento urge a necessidade de compreender que as atitudes do adolescente são oriundas de uma defesa ainda desconhecida. Para tal, três ações necessárias são empíricas para a manutenção da ordem social, que são:

1ª) Compreender o ambiente familiar que o aluno está inserido e devido à quais influências e circunstâncias Eduardo desenvolveu mecanismos de defesa. Isso deve-se ocorrer através da conversa com os membros da família do aluno em questão.

2ª) Seria necessário construir um canal de comunicação direta com o aluno apresentando atividades extraclasse com a finalidade de descobrir ocupações de interesse do indivíduo, como: esportes ao ar livre, artes maciais, artes, música. Tudo isso para que Eduardo possa liberar de forma positiva seus excessos.

3ª) Momentos terapêuticos de conversa com o aluno. Nesse espaço a intenção será leva-lo ao autoconhecimento e compreensão das suas atitudes.

TODA ESSE AGRESSIVIDADE DO JOVEM, DEVIA SER ESTUDADA A VIDA PREGRESSA DO MESMO,  ACONTECEU ALGUMA COISA COM ELE OU ESTÁ ACONTECENDO, TALVEZ TODA ESSE AGRESSIVIDADE, ESTEJA  SAINDO DA SUA PROPRIA CASA ,OU DOS LOCAIS QUE ELE FREQUÊNTA, A SUBLIMAÇÃO NÃO ESTÁ AGINDO NESSE CASO.

Primeira , coisa acolher bom muito amor , monstra pra ele que As pessoas  estão ali para ajudá-lo, a lidar com suas frustrações, saber qual motivo do seu comportamento…

investigar a família, se no ambiente de lar, ele também se comporta assim…

 

  • A primeira ação é buscar no contexto familiar as origens para tal comportamento agressivo.
  • A segunda ação, detectada a origem, fazer acompanhamento para que haja melhora progrressiva.
  • A terceira ação é promover a inclusão do adolescente em atividades extracurriculares.

Sugestao:

  1. Apresentar atividades artisticas diversas (pintura, modelagem, musica, cinema, etc..) para identificar talentos a serem reforcados positivamente, alem de escolher temas a serem introduzidos com comportamentos admirados.
  2. Apresentar atividades esportivas para liberacao da energia e tambem para reforco de comportamentos positivos
  3. Em conjunto com outros voluntarios identificar comportamentos esperados e atividades de interesse e reforcar
  4. Propor atendimento psicologico para identificar focos de ansiedade, stress e gatilhos de agressividade e assim fazer um trabalho direcionado

 

Entender como foi o passado de Eduardo, desde os primeiros anos de vida, sua relação com os pais, como era tratado, o que ele ouvia, via dentro do ambiente familiar, se houve algum trauma, ouvi-lo atentamente sem julgamento para conseguir identificar porque ele age dessa forma.

Um profissional da saúde mental sempre acompanhar e auxiliar Eduardo, conhecer os membros principais de convívio da família dele.

Integrar Eduardo na convívio social através de atividades que ele goste e traga satisfação para o mesmo, seja um esporte, música, teatro, artes de forma que ele consiga "descarregar" o que está fazendo mal para ele e para os outros, ao mesmo tempo que traga benefícios para a ele e para a sociedade, trazendo ele para uma convivência mais harmônica com os outros, podendo Eduardo futuramente contribuir em uma das áreas escolhidas por ele, como acontece e já aconteceu com muitos artistas, atletas etc.

 

PreviousPage 213 of 625Next