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Desafio - Módulo I

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Conversar com o Eduardo não sobre o comportamento, e sim sobre o que ele vê do seu lugar no mundo, e a partir daí aprofundar em relações familiares. Sabendo como ele se identifica em relação ao mundo podemos contribuir no processo de construção das soluções de seus problemas comportamentais.

1 .Através de uma conversa verificar seus gostos e possíveis aptidões. ( Talvez um determinado esporte, música,  pintura, teatro, etc)

2. uma vez descoberto esse gosto tentar matrícula lo em algum curso onde ele possa desenvolver suas aptidões.

3. Valorizar cada passo de sua evolução no caminho escolhido.

Primeiramente, entender Eduardo desde sua concepção a fase fálica, entender seu relacionamento com o pai, e formas como a mãe desenvolveu com Eduardo estas 3 fases inicias da vida. Após analise destes momentos vividos por ele, compreender como isto o afetou ou afeta ate o momento, trazendo da melhor forma possível a ele o entendimento das atitudes agressivas, analisando os gatilhos das atitudes, descobrindo o porque de seu foco principalmente ser em crianças menores que ele, mais jovens que ele; em continuação em associação livre, com escuta ativa à suas expressões e palavras em sessões, perceber seus pontos de recalque, para expor seus reais sentimentos, assim ele compreender o certo e o errado para viver em sociedade com mais entendimento de suas atitudes.

Minha impressão:  Ele foi um bebe ligado a mãe logo na fase oral, não teve presença ativa do pai em nenhum momento das primeiras fases da vida, e provavelmente, antes da fase fálica ganhou um irmãozinho(a), o que não o permitiu completar este importante momento da formação da psique.

Por favor, se eu estiver equivocada, digam-me o que acham.

 

Em primeiro lugar iria procurar conhecê-lo, seu passado, sua família, do que gosta de fazer, em segundo lugar iria direcioná-lo para a prática de algo que fosse de seu interesse, caso não resolvesse a questão, iria encaminha-lo para um profissional da saude para uma avaliação do seu qudro.

1º Conversaria com os pais para tentar entender a realidade dele dentro de casas e este comportamento é assim dentro de casa com o corpo familiar, se passa por alguma dificuldade, opressão ou violência doméstica.

2ºAvaliar se ele tem alguma dificuldade de aprendizagem, défice de atenção ou alguma psicopatologia que o impeça de aprender.

3º Trabalhar com aquilo que ele seja bom, utilizar meios que seja de seu interesse para realizar atividades dinâmicas e que tragam para ele uma nova perspectiva do próprio eu.

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação para a melhora de Eduardo, seria interessante colocá-lo em contato com atividades que possam lhe proporcionar a canalização de sua energia destrutiva para algo que contribua com a sociedade e que ao mesmo tempo, ajude-o como indivíduo.
Três atividades possíveis de proporcionar à Eduardo a oportunidade de sublimar suas questões seriam: oferecer à ele aulas com atividades artísticas como música ou pintura, incentivá-lo à prática de esportes e no caso de dificuldades em encontrar uma atividade capaz de ajudá-lo, seria interessante incentivar a escrita terapêutica como ferramenta de autoconhecimento para encontrar os potenciais meios de sublimação que poderão ajudá-lo.

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Kelly Santos

Módulo I - Desafio :

Considerando a compreensão freudiana e sobre sublimação e seus benefícios o que poderia favorecer Eduardo em sua mudança proponho:

  1. Terapia Individual:  Uma possível abordagem para encaminhar Eduardo para sessões de terapia individual com Psicólogo, ou psicoterapeuta especializado em adolescentes. Essas sessões podem ajudar ele a explorar suas emoções, entender as causas subjacentes. A terapia vai ajudar Eduardo a encontrar formas alternativas para lidar com suas frustrações, raiva, impulsos violentos, orientando a canalizar sua energia para atividades construtivas e produtivas.
  2. Atividades extracurriculares ou esportivas: envolver Eduardo nessas atividades e no esporte pode fornecer uma saída positiva para sua energia e agressividade. Participar de equipes , como futebol, artes marciais podem ensina lo a importância do trabalho em equipe. Além disso atividades artísticas como musica ou teatro também podem ajudar Eduardo expressar se de uma maneira mais criativa e construtiva.
  3. Programas de mentoria e engajamento comunitário: Conectar Eduardo a um programa de mentoria ou envolve-lo em atividades de engajamento comunitário pode ser benéfico para sua transformação. Ao participar de atividades comunitárias como voluntário com um orientador em abrigos, programas de ajuda a crianças ou trabalhos de preservação ambiental , Eduardo pode desenvolver um senso de responsabilidade social e empatia pelos outros. Essas experiências podem ajudar a ampliar sua perspectiva e incentivar mudanças positivas em seu comportamento

Diante da situação apresentada eu acrescentaria:

  1. Um tratamento psicológico;
  2. Terapia familiar;
  3. Esportes, música, hobbies.

Considerando a compreensão freudiana e sobre sublimação e seus benefícios o que poderia favorecer Eduardo em sua mudança proponho:

  1. Terapia Individual:  Uma possível abordagem para encaminhar Eduardo para sessões de terapia individual com Psicólogo, ou psicoterapeuta especializado em adolescentes. Essas sessões podem ajudar ele a explorar suas emoções, entender as causas subjacentes. A terapia vai ajudar Eduardo a encontrar formas alternativas para lidar com suas frustrações, raiva, impulsos violentos, orientando a canalizar sua energia para atividades construtivas e produtivas.
  2. Atividades extracurriculares ou esportivas: envolver Eduardo nessas atividades e no esporte pode fornecer uma saída positiva para sua energia e agressividade. Participar de equipes , como futebol, artes marciais podem ensina lo a importância do trabalho em equipe. Além disso atividades artísticas como musica ou teatro também podem ajudar Eduardo expressar se de uma maneira mais criativa e construtiva.
  3. Programas de mentoria e engajamento comunitário: Conectar Eduardo a um programa de mentoria ou envolve-lo em atividades de engajamento comunitário pode ser benéfico para sua transformação. Ao participar de atividades comunitárias como voluntário com um orientador em abrigos, programas de ajuda a crianças ou trabalhos de preservação ambiental , Eduardo pode desenvolver um senso de responsabilidade social e empatia pelos outros. Essas experiências podem ajudar a ampliar sua perspectiva e incentivar mudanças positivas em seu comportamento

Percebo que inicialmente seria importante um diálogo com Eduardo que vou considerar aqui como uma Primeira ação, procurando dentro desse diálogo a fala, o conteúdo,a expressão e o interesse dele de trocar. Uma segunda ação seria a partir desse diálogo criar situações que sempre gerem pra ele uma reflexão e estabelecer limites ... Uma Terceira ação seria Privação, tirar ele da zona de conforto, o que ele mais gosta de realizar? Tirar por um tempo, uma guloseima, um brinquedo, um lazer. Frustrações também geram mudanças e reflexão.

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