Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 24 of 489Next

1 tentar conhecer o ambiente familiar 2 tentar entender qual o prazer nas atitudes 3 tentar ouvi-lo com direcionamento

 

 

 

 

O primeiro  passo depois da observação  e conversar com ele e indendifificar  os pontos de conflito incluindo na análise inicial o vislumbrar de seu consciente ,sua realidade,  e tentar identificar  através de seu ego o inicio  da análise de seu inconsciente

Após tentar a aproximação  com os pais e aí ver o contexto em que ele está inserido.

Daí  fazer um "mapeamento " da real situação de dor e perda que ele está passando  e procurar acha lo lá.

Seria o inicio de uma terapia decente .

Primeiramente conhecer o grupo familiar do qual faz parte, para depois analisar o porquê deste comportamento.

Após análise do grupo familiar, trilhar uma rota de aprendizado, onde poderia apresentar diversas atividades culturais e esportivas, e observar onde tem mais habilidades e trabalhar o desenvolvimento desta criança.

Primeiro devemos investigar e avaliar o convívio familiar.

identificar situações negativas que estão se manifestando em ações com isso verificar todo o comportamento apontado.

Acredito que algo bacana para tentar ajudá-lo nesta mudança seria:  realizar uma competição de futebol, fazer um grêmio estudantil, colocá-lo como uma das pessoas responsáveis por limites e o bom desenvolvimento das atividades,  fazer parceria com professores de capoeira, artes marciais, fazer natação ao menos duas vezes por semana.

Na psicanalise, a violência é vista sempre em um referencial que mostra que o encontro com a linguagem não é sem consequência para o ser humano, de acordo com Freud, somos constituídos pelo instinto de morte, quando não temos a oportunidade de mitigar a sua ação perigosa e destrutiva,  a única saída será a de despejar fora toda essa destruição. A escola torna-se, dentro deste cenário, um espaço de saúde pública, possível de ressignificações psíquicas a partir do enlace transferencial. Ao compreender a realidade do aluno em sua instância social, afetiva e cultural, o professor poderá, assim, criar a possibilidade dele experiência e transformar o seu potencial destrutivo.

Lembramos também que, quando somos ouvidos, podemos também ser encontrados. A escuta dá formas ao nosso ser e ameniza a nossa condição de desamparo.  As palavras do autor nos soam de modo assustadoramente atual. Se, na visão freudiana, o instinto destrutivo é inato, uma alternativa apresentada por ele para amenizar suas eclosões seria a possibilidade de educar os indivíduos com base num pensamento autônomo, em busca da verdade, ou melhor, em busca do verdadeiro conhecimento.

 

Muito bom aprender sobre o inconsciente pós nele está nossas demandas.

Uma das alternativas seria ouvir o garoto para trazer a tona o que está acontecendo no seu comportamento.

Conhecer o ambiente em que vivee entender a situação está o relacionamento familiar

Incentivar a família a alcançarem juntos resultados melhores

Incentivar Eduardo a se engajar em uma atividade em que ele possa extravazar (sublimar)

Iria trabalhar a ponto de conduzi-lo para que seus impulsos indesejados se transformassem em algo menos danoso, primeiro através de atividades intelectuais, segundo artísticas e terceiro por atividades religiosas. Não sendo esta uma ordem de importância e podendo ser alterada.

PreviousPage 24 of 489Next