Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 25 of 490Next

1)Transmitir primeiramente amizade, confiança e generosidade a ele, fazendo -o compreender que  está entre amigos, com pessoas que se preocupam com ele e querem o bem dele, junto ao seu desenvolvimento físico, mental e espiritual.2)Buscar interagir com a família, estabelecendo um contato face a face, na tentativa de identificar a causa de seus conflitos.3)Aparentemente ele está externando seus conflitos internos, que tumultuam seus pensamentos e personalidade. Dai encaminhá-lo para atividades como esporte, artesanato, música, dança ou outras que fossem oferecidas, para que pudesse identificar a que mais se adaptava objetivando acalmar a mente e equilibrá-lo com o tempo.

 

Considerando o estudo até realizando, observamos que este aluno preciso uma intervenção pedagógica, no sentido de um acompanhamento terapêutico, abordando a psicanalise como eixo principal para que este aluno seja bem encaminhado.

 

Caso Eduardo

Analisando a princípio o comportamento de Eduardo, e fazendo um bom acompanhamento de seu comportamento social. Buscaria investigar junto ao Eduardo Como seria sua relação familiar com cada membro e qual o comportamento e interação com cada membro familiar...

Sugeria  que ele se colocasse na posição de ataque e depois defesa nas causas ocorridas na infância. Levando - o a reviver suas memórias.

Buscaria ajuda - ló a entender seus sentimentos reprimidos em relação a todo seu complexo atual e como ele poderia sublimar suas ações individual e socialmente.

Fazendo - o compreender que suas novas ações possivelmente pode lhe oferecer novas possibilidades. E que  é possível vivermos nossas luzes e sombras dando a cada saber identifica - Las em seus devidos lugares.

 

 

 

 

 

Baseado na concepção de inconsciente, pode-se perceber que o comportamento de Eduardo advém de uma dor emocional , que se traduz como agressividade. Em especial, com os garotos mais novos, onde ele pode exercer uma  autoridade ditadora.  Como primeira atitude, seria necessário encaminhá-lo para o atendimento especializado, possivelmente efetuando-se terapia familiar. Em paralelo, direcionar a agressividade do garoto para atividades onde ele possa trabalhar sua raiva interior,  como lutas marciais, que além do esporte em si, contém a filosofia da luta que funciona como uma doutrina ou código de ética.

No caso de Eduardo, uma visão global - família, escola, sociedade em geral - é fundamental para a transformação de seu comportamento de forma consciente, ativando o conceito de sublimação estudado neste tópico. Pressupondo-se ainda que ativação deste conceito depende principalmente de orientação adequada, do ponto de vista psicanalíco.

 

Vale lembrarmos que é no inconsciente do ser humano que existe de modo atuante e com leis próprias e, sem se prender ao tempo, a atuação de uma força interna e que conspira a todo instante para que desejos variados sejam realizados. E estes são sem qualquer sentimento de culpa. Ainda cabe ressaltarmos também que é no inconsciente que o Id está atuando no sentido de dar vazão aos impulsos cegos e impessoais, pois o que se quer é a satisfação pessoal. Além disso, é também no inconsciente que estão armazenadas as experiências boas ou ruins que fazem com que o indivíduo se revele à sociedade ou mesmo ao grupo social em que está.

Pensando nisso,  e analisando o caso do aluno Eduardo, podemos cogitar três possíveis intervenções para que haja seu ajuste comportamental.

A primeira delas, seria permitir que este adolescente seja ouvido, que sua fala seja livre; pois só assim poderá haver a possibilidade de rememoração e o processo de autoconhecimento, onde o mesmo poderá compreender tamanho desajuste comportamental.

Segunda, fazê-lo entender que seu comportamento atual é parte de uma vivência traumática /dolorosa e que faz com que ele tenha atitudes com agressividade e reprima seus colegas mais novos.

E a terceira, mas não menos importante, ajudá-lo a ressignificar sua conduta comportamental (disciplina/ética/respeito/empatia) através da prática esportiva, já que o discente é parte de uma ONG e estes serviços são oferecidos aos adolescentes inseridos neste contexto educacional.

Primeiro deveria acompanhar sua educação dentro de casa, como seus pais ou irmãos também se comportam.

Segundo, ver se ele ja foi agredido, se ja sofreu alguma situação ruim não somente em casa mais tambem na escola

Terceiro, algum professor ou outro profissional deveria ajudar a família na educação dele e não só investigar como eles são no dia a dia. Esse profissional seria como um mentor da família, dando a eles uma meta, uma direção para que a mudança fosse no geral e não apenas na vida desse garoto.

Além da Anamnese  familiar ...

seguir o método da sublimação  proposta por Freud , ou seja canalizar toda sua força para atividades que o individuo encontre satisfação e sucesso propondo a interação com os outros , assim daria abertura para aquelas que o mesmo encontra dificuldades  e transformando seu convívio , pois ao invés de frustações e conflitos ocorreria uma inclusão colaborativa. seria o desafio para sua quebra de paradigma interiorizada do id em que o superego regula as ações do individuo de forma consciente e responsável.

Primeira ação seria entender de onde vem essa raiva de Eduardo.

Depois do problema entendido, propor para o garoto a pratica de um esporte por exemplo, para ver se lhe interessa mais que as atividades em sala, que já vimos que não lhe interessaram inicialmente.

Por fim se a pratica esportiva ajudar na integração de Eduardo com seus amigos, voltar para sala de aula para que ele possa se desenvolver intelectualmente.

Nesta situação.

Primeira atividade: seria análise, uma conversa para obter as informações de Eduardo.

Segunda atividade: Entender fatores que estão desencadeando essa agressividade traumas o que ele esconde e representa desta forma ex: fator ambiental, familiar,social de aprendizagem. Como criou este mecanismo de defesa?

Terceira atividade: trabalhar este mecanismo defesa de forma positiva usar as energias (pulsões) para ocupa  em alguma atividade.

Neurônios espelho tende a reproduzir compartimento semelhante ao aprendido.

 

 

1° Conversar com a família, para saber mais sobre este aluno.

2° Encaminhar para atendimento profissional.

3° Se possível colocar este aluno para fazer atividades esportivas que lhe dar prazer, pois através destas atividades, pode ser que ele mudará o foco.

 

 

PreviousPage 25 of 490Next