Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 241 of 614Next

1 -  À priori, realizar um trabalho com o inconsciente desse adolescente, visando descobrir o seu passado, como era a vivência em casa, na rua onde brincava, se sofria alguma forma de violência, motivo pelo qual o impulsionava a agir com violência com os colegas.

2 - Inserir atividades prazerosas como esporte, leitura, música, arte, para que esse aluno aprenda a conviver num ambiente coletivo.

3 - Construir junto com esse aluno algumas regras de convivência e conscientizá-lo de que a vida em sociedade deve ser de respeito mútuo, ética e responsabilidade.

 

 

Aplicar a sublimação com atividades como; arte de pintura, a música e a poesia. Uma forma dele expressar o que está sentindo que não consegui demonstrar de forma direta. Assim aliviando o que ele sentido.

1: Conersar com o Eduardo procurando nao deter o foco em suas atitudes negativas.

2: Tentar fazer ele enteder que mesmo com todas más atitudes que vem apresentando ele é importante no meio do grup0 (trazer um sentido de pertencimento).

3: Ouvindo- o diligentemente procurando conhecer o contexto em que ele esta vivendo em sua casa.

Na minha visão 1º devemos analisar o contexto social, comunidade, família, ética e valores e etc.

2º Entender com a família como é o dia a dia de Eduardo. Até parece aquele caso típico onde o “pai” ou alguém muito próximo tenha tais comportamentos e para ele (Eduardo) é algo comum se expressar da mesma maneira.

*(ESSE COMPORTAMENTO É UM GRITO DE SOCORRO, JÁ SABEMOS QUE ALGO ERRADO ESTÁ ACONTECENDO).

3º Ocupar o “vazio” com coisas boas, cultura, esporte, lazer e etc.

Em primeiro momento, acredito que seja necessária uma conversa para que Eduardo tenha conhecimento sobre suas atitudes; em segundo momento é importante que a família seja comunicada sobre esse comportamento, afim de saber por qual motivo ele age de tal maneira  e em terceiro momento permitir que ele expresse de forma livre porém correta suas necessidades pessoais.

No presente caso as atividades com o jovem poderiam ser de compreender a dinâmica familiar e os mecanismos que favoreçam Eduardo a manter esse comportamento considerado inadequado. Compreende-se que o jovem apresenta comportamentos agressivos que dificultam o seu processo de ensino e aprendizagem, assim como nos seus relacionamentos sociais. O contexto escolar é importante para o jovem lidar com a sublimação, entendida como um mecanismo de defesa doloroso (nível consciente) pois apresenta diversas negativas no âmbito social e familiar, mas também observa-se um prazer  inconsciente em realizar as trangressões. A escola pode, como possibilidade, ajudar Eduardo em canalizar as suas atitudes de transgressão as regras em atividades que ele possa se interessar, sublimando a energia, como dizia Freud, para realizações culturais (desenhos, pinturas, esportes e outras atividades). Avaliar a dinâmica familiar e imprescindível assim como os mecanismos que contribuem na manutenção do sintoma que podem ser inconscientes no âmbito familiar e sua possibilidade de elaboração. Freud (1918) dizia em seu texto “A moral sexual civilizada e o nervosismo moderno” que a sublimação é uma das possibilidades da pulsão sexual serem investidas em atividades sociais para realização da cultura. Sem o mecanismo psíquico da sublimação a cultura não seria possível, conforme dizia Freud, o sujeito precisa renunciar os seus desejos, ou ao menos adiá-los, para as realizações culturais. Concluindo, é possível realizar a escuta de Eduardo, a dinâmica familiar e o contexto escolar, assim como a infância do jovem, pois percebe-se que existe uma repetição em seu sintoma (trangressões) e dificuldade de elaboração, sendo esses caminhos como possibilidades de compreensão dos seus desejos e amenização dos seus sintomas.

  1. Primeiro buscaria entender como e a vida do garoto fora da escola o meio social e familiar, apartir disso apresentar e oferecer uma atividade ao mesmo no qual tivesse interesse em produzir, participar em ações de grupo, e direcionar o mesmo a uma ajuda especializada.

De primeira instância seria interessante o contato direto com o núcleo familiar.
Após isso o diálogo.
E por fim a recomendação de uma atividade que descarregue esses impulsos agressivos.

Para a Psicanálise, no inconsciente de cada ser humano há mecanismos que trabalham no sentido de aliviar a culpa. Eles impedem que pensamentos negativos, culposos e tristes nos dominem toda vez que um desejo ou um pensamento rejeitado pela moral vem à tona. Os mecanismos de defesa, portanto, exercem função muito importante, pois militam contra o sentimento de desprazer. Sem eles, a existência ficaria pesada e cinza. Outro detalhe consiste nas atividades que esses mecanismos de defesa exercem no sentido de defender o autoconceito, impedindo o autodepreciamento constante. Dentre esses mecanismos, Freud deu atenção especial àquele que ele chamou de sublimação. Em sua concepção, o processo de sublimação desempenha fundamental papel no sentido de não somente proteger o indivíduo da punição externa severa pela efetivação de uma ação nebulosa e demasiadamente fora dos padrões, mas também exerce a função de manter a ordem social. Por meio da ação desse instinto, o indivíduo consegue transformar uma força destrutiva interior em ações que beneficiem a sociedade como um todo. Acompanhe o caso a seguir e em seguida responda o desafio proposto. (imagem) Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.

Acredito que a primeira ação de imediato é conversar com os familiares para obter uma perspectiva do ambiente, e verificar o ambiente escolar a qual ele frequenta se existe histórico de violência, bullyng, e outras situações que influencie a ação do menino, e de fundamental importância o contato com ele buscar através de verbalização e questionamento identificar a origem do transtorno e buscar mecanismos para ativar o superego de maneira ativa

PreviousPage 241 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱