Desafio - Módulo I
Citação de Marli Saraiva em julho 18, 2023, 1:29 am1 - À priori, realizar um trabalho com o inconsciente desse adolescente, visando descobrir o seu passado, como era a vivência em casa, na rua onde brincava, se sofria alguma forma de violência, motivo pelo qual o impulsionava a agir com violência com os colegas.
2 - Inserir atividades prazerosas como esporte, leitura, música, arte, para que esse aluno aprenda a conviver num ambiente coletivo.
3 - Construir junto com esse aluno algumas regras de convivência e conscientizá-lo de que a vida em sociedade deve ser de respeito mútuo, ética e responsabilidade.
1 - À priori, realizar um trabalho com o inconsciente desse adolescente, visando descobrir o seu passado, como era a vivência em casa, na rua onde brincava, se sofria alguma forma de violência, motivo pelo qual o impulsionava a agir com violência com os colegas.
2 - Inserir atividades prazerosas como esporte, leitura, música, arte, para que esse aluno aprenda a conviver num ambiente coletivo.
3 - Construir junto com esse aluno algumas regras de convivência e conscientizá-lo de que a vida em sociedade deve ser de respeito mútuo, ética e responsabilidade.
Citação de Fabio de jesus Silva em julho 18, 2023, 3:58 amAplicar a sublimação com atividades como; arte de pintura, a música e a poesia. Uma forma dele expressar o que está sentindo que não consegui demonstrar de forma direta. Assim aliviando o que ele sentido.
Aplicar a sublimação com atividades como; arte de pintura, a música e a poesia. Uma forma dele expressar o que está sentindo que não consegui demonstrar de forma direta. Assim aliviando o que ele sentido.
Citação de Cris Tina Vieira em julho 18, 2023, 9:51 am1: Conersar com o Eduardo procurando nao deter o foco em suas atitudes negativas.
2: Tentar fazer ele enteder que mesmo com todas más atitudes que vem apresentando ele é importante no meio do grup0 (trazer um sentido de pertencimento).
3: Ouvindo- o diligentemente procurando conhecer o contexto em que ele esta vivendo em sua casa.
1: Conersar com o Eduardo procurando nao deter o foco em suas atitudes negativas.
2: Tentar fazer ele enteder que mesmo com todas más atitudes que vem apresentando ele é importante no meio do grup0 (trazer um sentido de pertencimento).
3: Ouvindo- o diligentemente procurando conhecer o contexto em que ele esta vivendo em sua casa.
Citação de Amilquer Luis em julho 18, 2023, 12:54 pmNa minha visão 1º devemos analisar o contexto social, comunidade, família, ética e valores e etc.
2º Entender com a família como é o dia a dia de Eduardo. Até parece aquele caso típico onde o “pai” ou alguém muito próximo tenha tais comportamentos e para ele (Eduardo) é algo comum se expressar da mesma maneira.
*(ESSE COMPORTAMENTO É UM GRITO DE SOCORRO, JÁ SABEMOS QUE ALGO ERRADO ESTÁ ACONTECENDO).
3º Ocupar o “vazio” com coisas boas, cultura, esporte, lazer e etc.
Na minha visão 1º devemos analisar o contexto social, comunidade, família, ética e valores e etc.
2º Entender com a família como é o dia a dia de Eduardo. Até parece aquele caso típico onde o “pai” ou alguém muito próximo tenha tais comportamentos e para ele (Eduardo) é algo comum se expressar da mesma maneira.
*(ESSE COMPORTAMENTO É UM GRITO DE SOCORRO, JÁ SABEMOS QUE ALGO ERRADO ESTÁ ACONTECENDO).
3º Ocupar o “vazio” com coisas boas, cultura, esporte, lazer e etc.
Citação de Roberta Oliveira em julho 18, 2023, 4:53 pmEm primeiro momento, acredito que seja necessária uma conversa para que Eduardo tenha conhecimento sobre suas atitudes; em segundo momento é importante que a família seja comunicada sobre esse comportamento, afim de saber por qual motivo ele age de tal maneira e em terceiro momento permitir que ele expresse de forma livre porém correta suas necessidades pessoais.
Em primeiro momento, acredito que seja necessária uma conversa para que Eduardo tenha conhecimento sobre suas atitudes; em segundo momento é importante que a família seja comunicada sobre esse comportamento, afim de saber por qual motivo ele age de tal maneira e em terceiro momento permitir que ele expresse de forma livre porém correta suas necessidades pessoais.
Citação de Anderson da Silva Cavalcante em julho 18, 2023, 5:55 pmNo presente caso as atividades com o jovem poderiam ser de compreender a dinâmica familiar e os mecanismos que favoreçam Eduardo a manter esse comportamento considerado inadequado. Compreende-se que o jovem apresenta comportamentos agressivos que dificultam o seu processo de ensino e aprendizagem, assim como nos seus relacionamentos sociais. O contexto escolar é importante para o jovem lidar com a sublimação, entendida como um mecanismo de defesa doloroso (nível consciente) pois apresenta diversas negativas no âmbito social e familiar, mas também observa-se um prazer inconsciente em realizar as trangressões. A escola pode, como possibilidade, ajudar Eduardo em canalizar as suas atitudes de transgressão as regras em atividades que ele possa se interessar, sublimando a energia, como dizia Freud, para realizações culturais (desenhos, pinturas, esportes e outras atividades). Avaliar a dinâmica familiar e imprescindível assim como os mecanismos que contribuem na manutenção do sintoma que podem ser inconscientes no âmbito familiar e sua possibilidade de elaboração. Freud (1918) dizia em seu texto “A moral sexual civilizada e o nervosismo moderno” que a sublimação é uma das possibilidades da pulsão sexual serem investidas em atividades sociais para realização da cultura. Sem o mecanismo psíquico da sublimação a cultura não seria possível, conforme dizia Freud, o sujeito precisa renunciar os seus desejos, ou ao menos adiá-los, para as realizações culturais. Concluindo, é possível realizar a escuta de Eduardo, a dinâmica familiar e o contexto escolar, assim como a infância do jovem, pois percebe-se que existe uma repetição em seu sintoma (trangressões) e dificuldade de elaboração, sendo esses caminhos como possibilidades de compreensão dos seus desejos e amenização dos seus sintomas.
No presente caso as atividades com o jovem poderiam ser de compreender a dinâmica familiar e os mecanismos que favoreçam Eduardo a manter esse comportamento considerado inadequado. Compreende-se que o jovem apresenta comportamentos agressivos que dificultam o seu processo de ensino e aprendizagem, assim como nos seus relacionamentos sociais. O contexto escolar é importante para o jovem lidar com a sublimação, entendida como um mecanismo de defesa doloroso (nível consciente) pois apresenta diversas negativas no âmbito social e familiar, mas também observa-se um prazer inconsciente em realizar as trangressões. A escola pode, como possibilidade, ajudar Eduardo em canalizar as suas atitudes de transgressão as regras em atividades que ele possa se interessar, sublimando a energia, como dizia Freud, para realizações culturais (desenhos, pinturas, esportes e outras atividades). Avaliar a dinâmica familiar e imprescindível assim como os mecanismos que contribuem na manutenção do sintoma que podem ser inconscientes no âmbito familiar e sua possibilidade de elaboração. Freud (1918) dizia em seu texto “A moral sexual civilizada e o nervosismo moderno” que a sublimação é uma das possibilidades da pulsão sexual serem investidas em atividades sociais para realização da cultura. Sem o mecanismo psíquico da sublimação a cultura não seria possível, conforme dizia Freud, o sujeito precisa renunciar os seus desejos, ou ao menos adiá-los, para as realizações culturais. Concluindo, é possível realizar a escuta de Eduardo, a dinâmica familiar e o contexto escolar, assim como a infância do jovem, pois percebe-se que existe uma repetição em seu sintoma (trangressões) e dificuldade de elaboração, sendo esses caminhos como possibilidades de compreensão dos seus desejos e amenização dos seus sintomas.
Citação de osias Junior em julho 18, 2023, 9:02 pm
- Primeiro buscaria entender como e a vida do garoto fora da escola o meio social e familiar, apartir disso apresentar e oferecer uma atividade ao mesmo no qual tivesse interesse em produzir, participar em ações de grupo, e direcionar o mesmo a uma ajuda especializada.
- Primeiro buscaria entender como e a vida do garoto fora da escola o meio social e familiar, apartir disso apresentar e oferecer uma atividade ao mesmo no qual tivesse interesse em produzir, participar em ações de grupo, e direcionar o mesmo a uma ajuda especializada.
Citação de Sabrina Bonk em julho 18, 2023, 11:53 pmDe primeira instância seria interessante o contato direto com o núcleo familiar.
Após isso o diálogo.
E por fim a recomendação de uma atividade que descarregue esses impulsos agressivos.
De primeira instância seria interessante o contato direto com o núcleo familiar.
Após isso o diálogo.
E por fim a recomendação de uma atividade que descarregue esses impulsos agressivos.
Citação de Cleia Ribeiro em julho 19, 2023, 1:06 amPara a Psicanálise, no inconsciente de cada ser humano há mecanismos que trabalham no sentido de aliviar a culpa. Eles impedem que pensamentos negativos, culposos e tristes nos dominem toda vez que um desejo ou um pensamento rejeitado pela moral vem à tona. Os mecanismos de defesa, portanto, exercem função muito importante, pois militam contra o sentimento de desprazer. Sem eles, a existência ficaria pesada e cinza. Outro detalhe consiste nas atividades que esses mecanismos de defesa exercem no sentido de defender o autoconceito, impedindo o autodepreciamento constante. Dentre esses mecanismos, Freud deu atenção especial àquele que ele chamou de sublimação. Em sua concepção, o processo de sublimação desempenha fundamental papel no sentido de não somente proteger o indivíduo da punição externa severa pela efetivação de uma ação nebulosa e demasiadamente fora dos padrões, mas também exerce a função de manter a ordem social. Por meio da ação desse instinto, o indivíduo consegue transformar uma força destrutiva interior em ações que beneficiem a sociedade como um todo. Acompanhe o caso a seguir e em seguida responda o desafio proposto. (imagem) Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Para a Psicanálise, no inconsciente de cada ser humano há mecanismos que trabalham no sentido de aliviar a culpa. Eles impedem que pensamentos negativos, culposos e tristes nos dominem toda vez que um desejo ou um pensamento rejeitado pela moral vem à tona. Os mecanismos de defesa, portanto, exercem função muito importante, pois militam contra o sentimento de desprazer. Sem eles, a existência ficaria pesada e cinza. Outro detalhe consiste nas atividades que esses mecanismos de defesa exercem no sentido de defender o autoconceito, impedindo o autodepreciamento constante. Dentre esses mecanismos, Freud deu atenção especial àquele que ele chamou de sublimação. Em sua concepção, o processo de sublimação desempenha fundamental papel no sentido de não somente proteger o indivíduo da punição externa severa pela efetivação de uma ação nebulosa e demasiadamente fora dos padrões, mas também exerce a função de manter a ordem social. Por meio da ação desse instinto, o indivíduo consegue transformar uma força destrutiva interior em ações que beneficiem a sociedade como um todo. Acompanhe o caso a seguir e em seguida responda o desafio proposto. (imagem) Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Citação de DOUGLAS SILVA FERRAZ em julho 19, 2023, 6:33 amAcredito que a primeira ação de imediato é conversar com os familiares para obter uma perspectiva do ambiente, e verificar o ambiente escolar a qual ele frequenta se existe histórico de violência, bullyng, e outras situações que influencie a ação do menino, e de fundamental importância o contato com ele buscar através de verbalização e questionamento identificar a origem do transtorno e buscar mecanismos para ativar o superego de maneira ativa
Acredito que a primeira ação de imediato é conversar com os familiares para obter uma perspectiva do ambiente, e verificar o ambiente escolar a qual ele frequenta se existe histórico de violência, bullyng, e outras situações que influencie a ação do menino, e de fundamental importância o contato com ele buscar através de verbalização e questionamento identificar a origem do transtorno e buscar mecanismos para ativar o superego de maneira ativa
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱