Desafio - Módulo I
Citação de JEFFERSON WENCESLAU DA SILVA em setembro 22, 2023, 1:12 amPrimeiro eu buscaria fatos passado de Eduardo fazendo uma análise tais como: como foi conduzido a criação e convivência com pais. Após analisar o passado, eu buscaria uma forma de acolher o Eduardo de uma forma sutil da qual ele se sentisse seguro com empatia e finalizaria em uma boa conversa quais as causa possíveis para que ele viesse agir de forma antissocial. Na minha opinião nenhum indivíduo comportasse antissocialmente sem uma causa passada. Pode ser ela neurológica ou causada por traumas emocionais devido convivência etc. Sobre a questão escolar eu iria por meio da análise encontrar no Eduardo o que fora a escola o que lhe chama a atenção ou seja qual o assunto ele teria mais interesse. Este seria um ponto de partida.
Primeiro eu buscaria fatos passado de Eduardo fazendo uma análise tais como: como foi conduzido a criação e convivência com pais. Após analisar o passado, eu buscaria uma forma de acolher o Eduardo de uma forma sutil da qual ele se sentisse seguro com empatia e finalizaria em uma boa conversa quais as causa possíveis para que ele viesse agir de forma antissocial. Na minha opinião nenhum indivíduo comportasse antissocialmente sem uma causa passada. Pode ser ela neurológica ou causada por traumas emocionais devido convivência etc. Sobre a questão escolar eu iria por meio da análise encontrar no Eduardo o que fora a escola o que lhe chama a atenção ou seja qual o assunto ele teria mais interesse. Este seria um ponto de partida.
Citação de MarceloPsique29 em setembro 22, 2023, 1:17 amPrimeiro: Buscaria junto ao Eduardo buscar uma atividade artística ou esportiva para externar seus impulsos agressivos.
Segundo: Buscaria aos pais dele uma atividade que possam conectá-los mais.
Terceiro: Buscaria junto ao grupo pedagógico do colégio para criar um trabalho seja nas aulas de português ou artes atividades grupal que ajudem o Eduardo e seus colegas a se conectarem mais. Atividades que poderia ser concurso entre os alunos de poesia, prosas, e até mesmo música ou desenho. Com isso criando oportunidades com atividade no conviveu diário do Eduardo.
Primeiro: Buscaria junto ao Eduardo buscar uma atividade artística ou esportiva para externar seus impulsos agressivos.
Segundo: Buscaria aos pais dele uma atividade que possam conectá-los mais.
Terceiro: Buscaria junto ao grupo pedagógico do colégio para criar um trabalho seja nas aulas de português ou artes atividades grupal que ajudem o Eduardo e seus colegas a se conectarem mais. Atividades que poderia ser concurso entre os alunos de poesia, prosas, e até mesmo música ou desenho. Com isso criando oportunidades com atividade no conviveu diário do Eduardo.
Citação de Marcia Regina Barreto da Silva em setembro 22, 2023, 2:20 am1º Investigar local onde vive e o relacionamento familiar;
2º Buscar junto a escola profissionais que possam auxiliá-lo em tratamento;
3º Ampar, acolher e conduzi-lo ao convívio em sociedade.
1º Investigar local onde vive e o relacionamento familiar;
2º Buscar junto a escola profissionais que possam auxiliá-lo em tratamento;
3º Ampar, acolher e conduzi-lo ao convívio em sociedade.
Citação de Cicera Rosilene Alves Guedes em setembro 22, 2023, 10:59 am1° Ter uma conversa com os pais/ou responsáveis... A escola e os responsáveis tem q ser uma equipe, a partir daí é descobrir o pq da agressividade? Talvez seja a convivência ou até mesmo ele está sendo abusado, e essa atitude dele pode ser uma forma de pedir socorro, ou seja a falta de atenção em casa.
2° Depois disso é conversar com a criança, ouvi-lo é essencial!
3° E na minha opinião o terceiro passo é o mais importante, pq não basta vê o problema e descobrir... tem que ter a ajuda devida! Tem q ir num profissional (Psicanalista/Psicólogo) e lá o profissional irá ajudá-lo como é realmente necessário... pq as vezes podemos não dá atenção em uma pequena agressividade enquanto é criança e quando crescer pode se tornar uma pessoa ruim.
Um marido agressivo! Um bandido! Um ladrão!
Aí como pais iremos nos perguntar: Aonde eu errei? E talvez a resposta seja simples "Fechei os olhos no momento daquela briga/confusão/ou pequeno furto"
Então temos que estar sempre alerta ?
1° Ter uma conversa com os pais/ou responsáveis... A escola e os responsáveis tem q ser uma equipe, a partir daí é descobrir o pq da agressividade? Talvez seja a convivência ou até mesmo ele está sendo abusado, e essa atitude dele pode ser uma forma de pedir socorro, ou seja a falta de atenção em casa.
2° Depois disso é conversar com a criança, ouvi-lo é essencial!
3° E na minha opinião o terceiro passo é o mais importante, pq não basta vê o problema e descobrir... tem que ter a ajuda devida! Tem q ir num profissional (Psicanalista/Psicólogo) e lá o profissional irá ajudá-lo como é realmente necessário... pq as vezes podemos não dá atenção em uma pequena agressividade enquanto é criança e quando crescer pode se tornar uma pessoa ruim.
Um marido agressivo! Um bandido! Um ladrão!
Aí como pais iremos nos perguntar: Aonde eu errei? E talvez a resposta seja simples "Fechei os olhos no momento daquela briga/confusão/ou pequeno furto"
Então temos que estar sempre alerta ?
Citação de Romildo Ferreira da Silva em setembro 22, 2023, 11:27 amAs ações do exterior é reflexo do seu interior.
Entender o contexto familiar, saber onde está a deficiência.
Acompanhar de forma mais próxima, incentivando sempre a necessidade de ajuda especializa.
As ações do exterior é reflexo do seu interior.
Entender o contexto familiar, saber onde está a deficiência.
Acompanhar de forma mais próxima, incentivando sempre a necessidade de ajuda especializa.
Citação de Gisele Pinto de sa alves em setembro 22, 2023, 12:17 pmSeria necessário entender melhor o Eduardo: ouvindo o mesmo, escutando a família e professores. Para depois propor intervenções.
Mas talvez estratégias como de dar a ele uma posição de "ajudante" possa ajudar, assim como artes, música, etc.
Seria necessário entender melhor o Eduardo: ouvindo o mesmo, escutando a família e professores. Para depois propor intervenções.
Mas talvez estratégias como de dar a ele uma posição de "ajudante" possa ajudar, assim como artes, música, etc.
Citação de JEFFERSON WENCESLAU DA SILVA em setembro 22, 2023, 2:49 pmPRIMEIRA AÇÃO: FARIA UM ANALISE FAMILIAR BUSCANDO ENTENDER COMO EDUARDO FOI CRIADO. SEGUNDO O HISTÓRICO DE EDUARDO ELE VIVIA EM UMA COMUNIDADE E COMETIA PEQUENOS DELITOS AOS 6 ANOS. JÁ É UM PONTO IMPORTANTE QUE PODE EXPLICAR AS ATITUDES DE EDUARDO.
SEGUNDO AÇÃO: ACOLHERIA O EDUARDO SUTILMENTE BUSCANDO EM UMA ANALISE ENCONTRAR O PORQUE ELE SE SENTE DOMINADOR SOBRE OS DEMAIS. A AÇÃO PROPOSTA SERIA TRABALHAR NO ASPECTO DO PORQUE O EDUARDO SENTE A NESCESSIDADE DE DOMINAR E OPRIMIR OS DEMAIS MOSTRANDO A ELE A IMPORTÂNCIA DO CONVIVIO SOCIAL.
TERCEIRA APÓS O ACOLHIMENTO, EU PROCURARIA DEIXAR O EDUARDO A VONTADE ME APROXIMANDO DEMONSTRANDO A ELE EMPATIA, ASSIM SERIA MAIS FÁCIL APLICAR ATIVIDADES DE SEU INTERESSE DESENVOLVENDO NOVAS CURIOSIDADES EXTRA ESCOLARES.
PRIMEIRA AÇÃO: FARIA UM ANALISE FAMILIAR BUSCANDO ENTENDER COMO EDUARDO FOI CRIADO. SEGUNDO O HISTÓRICO DE EDUARDO ELE VIVIA EM UMA COMUNIDADE E COMETIA PEQUENOS DELITOS AOS 6 ANOS. JÁ É UM PONTO IMPORTANTE QUE PODE EXPLICAR AS ATITUDES DE EDUARDO.
SEGUNDO AÇÃO: ACOLHERIA O EDUARDO SUTILMENTE BUSCANDO EM UMA ANALISE ENCONTRAR O PORQUE ELE SE SENTE DOMINADOR SOBRE OS DEMAIS. A AÇÃO PROPOSTA SERIA TRABALHAR NO ASPECTO DO PORQUE O EDUARDO SENTE A NESCESSIDADE DE DOMINAR E OPRIMIR OS DEMAIS MOSTRANDO A ELE A IMPORTÂNCIA DO CONVIVIO SOCIAL.
TERCEIRA APÓS O ACOLHIMENTO, EU PROCURARIA DEIXAR O EDUARDO A VONTADE ME APROXIMANDO DEMONSTRANDO A ELE EMPATIA, ASSIM SERIA MAIS FÁCIL APLICAR ATIVIDADES DE SEU INTERESSE DESENVOLVENDO NOVAS CURIOSIDADES EXTRA ESCOLARES.
Citação de Glaucia A.S. Prado em setembro 22, 2023, 3:10 pm
- sugerir a pratica de esportes, algo pra baixar sua adrenalina
- terapia ouvir esse adolescente e tentar entender as causas se sua agressividade
- averiguar o contexto familiar e o convívio com amigos
- sugerir a pratica de esportes, algo pra baixar sua adrenalina
- terapia ouvir esse adolescente e tentar entender as causas se sua agressividade
- averiguar o contexto familiar e o convívio com amigos
Citação de Taisa Luiza Claudino Machado em setembro 22, 2023, 3:27 pmDe acordo com a situação descrita.
Poderia ser feito um diálogo com o aluno, para uma melhor compreensão de sua realidade social.
Após o diálogo, propôr algumas intervenções pacíficas, em seu contexto familiar, avaliando se existe alguma necessidade não suprida no contexto familiar.
Em seguida tentar resgatar esse aluno para o contexto escolar, envolvendo ele em atividades extras, esportes, lazer, cultural. E envolvendo ele em atividades voluntárias. Para ele se sentir envolvido em seu contexto social.
De acordo com a situação descrita.
Poderia ser feito um diálogo com o aluno, para uma melhor compreensão de sua realidade social.
Após o diálogo, propôr algumas intervenções pacíficas, em seu contexto familiar, avaliando se existe alguma necessidade não suprida no contexto familiar.
Em seguida tentar resgatar esse aluno para o contexto escolar, envolvendo ele em atividades extras, esportes, lazer, cultural. E envolvendo ele em atividades voluntárias. Para ele se sentir envolvido em seu contexto social.
Citação de Fabio Luiz Goncalves em setembro 22, 2023, 4:52 pmPrimeiramente, através de uma análise compreender a realidade de vida que esse jovem vivencia.
Em um segundo momento, de posse do conhecimento sobre a vida desse jovem, buscar aquelas situações vivenciadas por ele que podem ter desencadeado esse comportamento agressivo como um mecanismo de defesa.
Em um terceiro momento trabalhar o inconsciente desse jovem.
Primeiramente, através de uma análise compreender a realidade de vida que esse jovem vivencia.
Em um segundo momento, de posse do conhecimento sobre a vida desse jovem, buscar aquelas situações vivenciadas por ele que podem ter desencadeado esse comportamento agressivo como um mecanismo de defesa.
Em um terceiro momento trabalhar o inconsciente desse jovem.