Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 273 of 682Next
  1. Conversar com os pais para entender como é o contexto que essa criança está inserida.
  2. Questionar sobre as atividades que ele mais gosta de realizar e o motivo.
  3. Questionar sobre com ele se sente no momentoe após esses comportamentos agressivos.

Há, também, consequências mais próximas, como dificuldade de aprendizagem e convivência com os colegas na escola. A gente só aprende quando está aberto para o conhecimento, para o outro. A partir do momento em que o sujeito se fecha pra essa interação, dificulta.

As atividades que ajudariam Eduardo a sublimar seus impulsos seriam 1- Atividades intelectuais 2- Desenvolvimento artístico 3- Atividades religiosas ou culturais.

Primeiro: Acolher e me aproximar, deixando Eduardo a vontade e confiante para poder se abrir comigo.

Segundo: Investigar a causa do comportamento, o convívio familiar para poder chegar a uma conclusão investigativa.

Terceiro: Sugerir alguma atividade que ele goste para poder melhorar o convívio social e desgastar um pouco dessa energia.

É fundamental tentar identificar sua história, sua infância,  o contexto em que vive, as situações traumáticas pelas quais passou, para que então, seja possível compreender o modo como se comporta e os gatilhos que o fazem reagir agressivamente.

 

 

Primeiro: Acolher e aproximar de Eduardo para ganhar a confiança dele.

Segundo: Saber o porque de tal comportamento, saber sobre o ambiente familiar. Fazendo uma investigação bem apurada.

Terceiro: Incentivar Eduardo a prática de algo que ele goste. Para que haja melhora na socialização e evitar acúmulo de energia.

Ações propostas

  1. Já que esse adolescente está há 8 anos "seguindo a maré" repetindo ações violentas da comunidade onde está inserido, podendo ser esse modo de agir até mesmo uma forma de autopreservação, também mostrar ao Eduardo as consequências de continuar seguindo essa "maré";
  2. Sugerir a prática de atividades físicas como esportes e/ou artes marciais, pois esses aliviam o estresse e desviam o foco, além de auxiliar na regulação hormonal no período da puberdade e de ensinar autocontrole e disciplina;
  3. Verificar a carga emocional familiar que recai sobre essa criança/adolescente (criança pois foi nessa época que iniciou-se as "situações" comportamentais), para então EU analisar como orientar e auxiliar a ressignificação das atitudes incrustadas em seu comportamento.
alr0710 has reacted to this post.
alr0710

1 - Poderíamos incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como desenho, pintura, escultura, música, etc. A arte oferece uma saída para a expressão emocional e pode ajudá-lo a canalizar sua agressividade e frustração de maneiras mais construtivas.

2 - Direcioná-lo a esportes, como futebol, basquete, ou artes marciais, podem ser uma excelente maneira para Eduardo liberar sua energia acumulada e agressividade de forma controlada e estruturada.

3 - Criar um espaço seguro onde Eduardo possa falar sobre suas experiências e sentimentos. Isso pode ser fundamental.

Ações que poderiam contribuir para:

  1. Juntamente com a família, fazer a análise da conjuntura em que ele vive, uma vez que já conhecemos o ambiente da comunidade. Procurar fazer um trabalho conjunto (família, escola, ONG) para mostrar ao Eduardo as possíveis consequências de continuar com tais atitudes, afim de criar nele o genuíno desejo de mudança.
  2. Incentivar a prática esportiva ou artísticas como dança e teatro, onde é possível dar mais "vazão" aos mecanismos de defesa;
  3. Seções regulares de terapia, onde o Eduardo possa começar a trabalhar o lado mais agressivo da sua personalidade e aprender a direcionar essa "energia" para melhores fins.
daifer160284 has reacted to this post.
daifer160284

As situações que envolvem as atitudes de Eduardo podem estar estritamente ligadas ao passado dele junto a família. Para abordarmos a situação da melhor maneira possível e encontrarmos um tratamento adequado, seria necessário primeiramente conhecer a história do garoto, visto que a sublimação pode ser vista como uma maneira de autodefesa, uma espécie de armadura, a primeira estratégia seria conhecer a história de Eduardo, a segunda estratégia seria mostrar a ele que está do lado dele, que o entende, que entende suas atitudes, a terceira estratégia seria mostra-lhe um outro ponto de vista e as consequências que seguem as atitudes dele com a visão que ele tem e como seria se ele fizesse uma releitura de seu passado, colocando um outro ponto de vista para os acontecimentos que ocorreram durante sua trajetória de vida. Só se é possível mudar o presente e o futuro, compreendendo o passado.

PreviousPage 273 of 682Next