Desafio - Módulo I
Citação de itamar sousa em setembro 25, 2023, 4:36 pmEm sala de aula o professor sempre conhece o tempo que o aluno apresenta comportamento agressivo ou estranho.
A primeira supervisão é do professor, pois, existem diverso casos que leva um aluno a agir dessa forma, no entanto, não se deve separa o aluno de imediato.
O estado de agressividade ou desatenção em sala de aula ou mesmo na tarefas de estudo, podem ser causado também por doenças. Uma das primeiras coisas a ser feita, é acionar os pais do aluno e orientar uma visita ao médico. A mediciana pode revelar se há alguma deficiência e se possivel algum tratamento atraves de remédio. Junto com tratamento também é possivel realizar consultas com psicopedagogo por ser criança e estudante. Em casaos mais especificos tratamento com profissionais da area de psicologia ou psicanalise.
Em sala de aula o professor sempre conhece o tempo que o aluno apresenta comportamento agressivo ou estranho.
A primeira supervisão é do professor, pois, existem diverso casos que leva um aluno a agir dessa forma, no entanto, não se deve separa o aluno de imediato.
O estado de agressividade ou desatenção em sala de aula ou mesmo na tarefas de estudo, podem ser causado também por doenças. Uma das primeiras coisas a ser feita, é acionar os pais do aluno e orientar uma visita ao médico. A mediciana pode revelar se há alguma deficiência e se possivel algum tratamento atraves de remédio. Junto com tratamento também é possivel realizar consultas com psicopedagogo por ser criança e estudante. Em casaos mais especificos tratamento com profissionais da area de psicologia ou psicanalise.
Citação de Mileide Silva em setembro 25, 2023, 7:10 pm
- Conversar com os pais para entender como é o contexto que essa criança está inserida.
- Questionar sobre as atividades que ele mais gosta de realizar e o motivo.
- Questionar sobre com ele se sente no momentoe após esses comportamentos agressivos.
- Conversar com os pais para entender como é o contexto que essa criança está inserida.
- Questionar sobre as atividades que ele mais gosta de realizar e o motivo.
- Questionar sobre com ele se sente no momentoe após esses comportamentos agressivos.
Citação de Luiz Edjanio em setembro 26, 2023, 12:31 amHá, também, consequências mais próximas, como dificuldade de aprendizagem e convivência com os colegas na escola. A gente só aprende quando está aberto para o conhecimento, para o outro. A partir do momento em que o sujeito se fecha pra essa interação, dificulta.
Há, também, consequências mais próximas, como dificuldade de aprendizagem e convivência com os colegas na escola. A gente só aprende quando está aberto para o conhecimento, para o outro. A partir do momento em que o sujeito se fecha pra essa interação, dificulta.
Citação de Lucas Anacleto Nogueira da Rosa em setembro 26, 2023, 5:58 amAs atividades que ajudariam Eduardo a sublimar seus impulsos seriam 1- Atividades intelectuais 2- Desenvolvimento artístico 3- Atividades religiosas ou culturais.
As atividades que ajudariam Eduardo a sublimar seus impulsos seriam 1- Atividades intelectuais 2- Desenvolvimento artístico 3- Atividades religiosas ou culturais.
Citação de Adriana Azevedo em setembro 26, 2023, 12:52 pmPrimeiro: Acolher e me aproximar, deixando Eduardo a vontade e confiante para poder se abrir comigo.
Segundo: Investigar a causa do comportamento, o convívio familiar para poder chegar a uma conclusão investigativa.
Terceiro: Sugerir alguma atividade que ele goste para poder melhorar o convívio social e desgastar um pouco dessa energia.
Primeiro: Acolher e me aproximar, deixando Eduardo a vontade e confiante para poder se abrir comigo.
Segundo: Investigar a causa do comportamento, o convívio familiar para poder chegar a uma conclusão investigativa.
Terceiro: Sugerir alguma atividade que ele goste para poder melhorar o convívio social e desgastar um pouco dessa energia.
Citação de Camila Lacerda Pinto em setembro 26, 2023, 5:46 pmÉ fundamental tentar identificar sua história, sua infância, o contexto em que vive, as situações traumáticas pelas quais passou, para que então, seja possível compreender o modo como se comporta e os gatilhos que o fazem reagir agressivamente.
É fundamental tentar identificar sua história, sua infância, o contexto em que vive, as situações traumáticas pelas quais passou, para que então, seja possível compreender o modo como se comporta e os gatilhos que o fazem reagir agressivamente.
Citação de Adriana Azevedo em setembro 26, 2023, 10:57 pmPrimeiro: Acolher e aproximar de Eduardo para ganhar a confiança dele.
Segundo: Saber o porque de tal comportamento, saber sobre o ambiente familiar. Fazendo uma investigação bem apurada.
Terceiro: Incentivar Eduardo a prática de algo que ele goste. Para que haja melhora na socialização e evitar acúmulo de energia.
Primeiro: Acolher e aproximar de Eduardo para ganhar a confiança dele.
Segundo: Saber o porque de tal comportamento, saber sobre o ambiente familiar. Fazendo uma investigação bem apurada.
Terceiro: Incentivar Eduardo a prática de algo que ele goste. Para que haja melhora na socialização e evitar acúmulo de energia.
Citação de daifer160284 em setembro 27, 2023, 12:17 amAções propostas
- Já que esse adolescente está há 8 anos "seguindo a maré" repetindo ações violentas da comunidade onde está inserido, podendo ser esse modo de agir até mesmo uma forma de autopreservação, também mostrar ao Eduardo as consequências de continuar seguindo essa "maré";
- Sugerir a prática de atividades físicas como esportes e/ou artes marciais, pois esses aliviam o estresse e desviam o foco, além de auxiliar na regulação hormonal no período da puberdade e de ensinar autocontrole e disciplina;
- Verificar a carga emocional familiar que recai sobre essa criança/adolescente (criança pois foi nessa época que iniciou-se as "situações" comportamentais), para então EU analisar como orientar e auxiliar a ressignificação das atitudes incrustadas em seu comportamento.
Ações propostas
- Já que esse adolescente está há 8 anos "seguindo a maré" repetindo ações violentas da comunidade onde está inserido, podendo ser esse modo de agir até mesmo uma forma de autopreservação, também mostrar ao Eduardo as consequências de continuar seguindo essa "maré";
- Sugerir a prática de atividades físicas como esportes e/ou artes marciais, pois esses aliviam o estresse e desviam o foco, além de auxiliar na regulação hormonal no período da puberdade e de ensinar autocontrole e disciplina;
- Verificar a carga emocional familiar que recai sobre essa criança/adolescente (criança pois foi nessa época que iniciou-se as "situações" comportamentais), para então EU analisar como orientar e auxiliar a ressignificação das atitudes incrustadas em seu comportamento.
Citação de Gladston de Paula em setembro 27, 2023, 12:22 am1 - Poderíamos incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como desenho, pintura, escultura, música, etc. A arte oferece uma saída para a expressão emocional e pode ajudá-lo a canalizar sua agressividade e frustração de maneiras mais construtivas.
2 - Direcioná-lo a esportes, como futebol, basquete, ou artes marciais, podem ser uma excelente maneira para Eduardo liberar sua energia acumulada e agressividade de forma controlada e estruturada.
3 - Criar um espaço seguro onde Eduardo possa falar sobre suas experiências e sentimentos. Isso pode ser fundamental.
1 - Poderíamos incentivar Eduardo a se envolver em atividades artísticas, como desenho, pintura, escultura, música, etc. A arte oferece uma saída para a expressão emocional e pode ajudá-lo a canalizar sua agressividade e frustração de maneiras mais construtivas.
2 - Direcioná-lo a esportes, como futebol, basquete, ou artes marciais, podem ser uma excelente maneira para Eduardo liberar sua energia acumulada e agressividade de forma controlada e estruturada.
3 - Criar um espaço seguro onde Eduardo possa falar sobre suas experiências e sentimentos. Isso pode ser fundamental.
Citação de alr0710 em setembro 27, 2023, 12:50 amAções que poderiam contribuir para:
- Juntamente com a família, fazer a análise da conjuntura em que ele vive, uma vez que já conhecemos o ambiente da comunidade. Procurar fazer um trabalho conjunto (família, escola, ONG) para mostrar ao Eduardo as possíveis consequências de continuar com tais atitudes, afim de criar nele o genuíno desejo de mudança.
- Incentivar a prática esportiva ou artísticas como dança e teatro, onde é possível dar mais "vazão" aos mecanismos de defesa;
- Seções regulares de terapia, onde o Eduardo possa começar a trabalhar o lado mais agressivo da sua personalidade e aprender a direcionar essa "energia" para melhores fins.
Ações que poderiam contribuir para:
- Juntamente com a família, fazer a análise da conjuntura em que ele vive, uma vez que já conhecemos o ambiente da comunidade. Procurar fazer um trabalho conjunto (família, escola, ONG) para mostrar ao Eduardo as possíveis consequências de continuar com tais atitudes, afim de criar nele o genuíno desejo de mudança.
- Incentivar a prática esportiva ou artísticas como dança e teatro, onde é possível dar mais "vazão" aos mecanismos de defesa;
- Seções regulares de terapia, onde o Eduardo possa começar a trabalhar o lado mais agressivo da sua personalidade e aprender a direcionar essa "energia" para melhores fins.