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Desafio - Módulo I

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Creio que nesse caso seja importante propor atividades que permitam a ele expressar sua subversão sem necessariamente ela ser destrutiva ou socialmente inapta.

Apresentaria ao Eduardo aulas de teatro, pintura e esporte.

Em questão do Eduardo eu tomaria a seguinte posição: Investigaria a relação familiar,iria sugerir que participasse de atividades esportivas,para redirecionar a agressividade com os colegas.

Quanto a questão de aprendizado escolar,faria um trabalho junto com o terapeuta de forma mais lúdica por três meses.

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Victoria Estacio de Albuquerque Silva

É necessário de inicio avaliar como é a estrutura/relação familiar do Eduardo, segundo ponto abordar porque os demais alunos na faixa etária dele evoluíram o comportamento e ele não, terceiro, como a sociedade pode investir em atividades socioculturais para trabalhar o comportamento do Eduardo. E por fim, através de conversa e apoio identificar se Eduardo possui algum trauma passado, ou está refletindo algo que vivencia.

A principio conversar com o adolescente para entender de onde vem esse comportamento agressivo, entender como é a convivência com a família, como foi a infância e a partir daí tentar entender as motivações que o leva agir desta forma.

procurar compreender o motivo das atitudes

buscar na família indícios de algum trauma

investir em estrategias que faça relatar suas necessidades

Após os demais trabalhos com o aluno não apresentar melhoras, é importante chamar os responsáveis do aluno para uma avaliação, pois o problema pode estar sendo o ambiente Em que ele está inserido, ou seja a educação em seu lar, e esse aluno esta reproduzindo atos que em seu convívio é algo comum, como violência etc.

Levando em consideração a compulsão a agressividade inerente ao ser humano, já fica claro a ineficácia da tentativa de repressão a essa agressividade. E conhecendo a sublimação como instrumento de transformação possível para a agressividade,  eu criaria estímulos de interesse para esse adolescente, afim de buscar uma identificação positiva dele com algo que lhe possa transferir essa energia psíquica destrutiva, para produtiva, e não danosa para ele e para os demais. Porém, entendendo que a agressividade também é um instrumento de defesa do Ego, eu tentaria buscar a fonte desse incomodo, receio, medo.. Que leva esse adolescente a usar a agressividade como meio de distração. e autopreservação.

  1. Muito importante conhecer o ambiente familiar dele, conhecer com quem vive e sua relação com eles, amparar, ouvi-lo ;
  2. O ambiente escolar é muito importante na sublimação, a escola tem que acolher esta criança ferida, oferecer tratamento psicoterápico é muito importante.
  3. Desenvolver suas maiores habilidades e encoraja-lo, incentiva-lo ;

Para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo, um adolescente de 14 anos envolvido em pequenos delitos, brigas com colegas, com baixo interesse nas atividades escolares e agressividade, a aplicação de estratégias baseadas na compreensão freudiana sobre sublimação pode ser benéfica. A sublimação é o processo pelo qual os impulsos ou emoções socialmente inaceitáveis são transformados em comportamentos socialmente aceitáveis e produtivos. Aqui estão três ações/atividades que podem ser adotadas:

  1. Atividades Criativas e Artísticas: Incentive Eduardo a se envolver em atividades criativas e artísticas, como pintura, desenho, música ou escrita. Essas atividades proporcionam uma saída saudável para sua energia e emoções, permitindo que ele canalize suas frustrações e agressividade de forma construtiva.
  2. Participação em Esportes ou Atividades Físicas: Incentive Eduardo a se envolver em esportes ou outras atividades físicas que possam ajudar a liberar energia de forma positiva. A prática de esportes não apenas promove a saúde física, mas também ensina habilidades importantes, como trabalho em equipe, respeito pelos outros e disciplina.
  3. Mentoria e Acompanhamento Psicológico: Conecte Eduardo a um mentor ou psicólogo que possa fornecer orientação e suporte emocional. Um ambiente seguro e confidencial para expressar suas emoções e discutir seus desafios pode ser fundamental para promover a sublimação de suas emoções negativas e comportamentos agressivos.

Essas atividades visam direcionar as energias de Eduardo para meios construtivos, promovendo a sublimação de seus impulsos e emoções negativas, ajudando-o a lidar com suas frustrações de maneira mais adaptativa e socialmente aceitável.

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