Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 276 of 625Next

1° - Investigação familiar, escutando os pais e o adolescente, no sentido de traçar um perfil ou histórico pregresso mais detalhado do mesmo.

2° - Mediante a investigação familiar, identificar os possíveis fatores contribuintes para o conflito interior que levaram ao comportamento inaceitável, como por exemplo a agressividade.

3° - Com os dados da investigação, envolver o adolescente em atividades que possam despertar nele algum talento literário, artístico ou intelectual, de tal forma que a sublimação, ainda que a longo prazo possa acontecer, fazendo com que a pulsão para as práticas socialmente inaceitáveis sejam inibidas. O acompanhamento nesse processo é fundamental.

Primeiro passo seria conversar com o Eduardo para identificar o motivo pelo qual ele age desta forma. Saber como é o relacionamento familiar, se sofre agressões etc.

Após identificar o problema, dar o devido amparo, proporcionar um conforto, para que ele tenha desejo de mudança.

Por fim, mas não menos importante, buscar uma ajuda profissional para o auxiliar na trajetória e autocontrole, para que tenha um bom desempenho social.

Oque acontece com este jovem e que o id está sobressaindo sobre o super ego, não está tendo limites para sua atitude e ações no qual acarretará problemas muito sérios daí por diante.

Em primeiro lugar deveria reunir um grupo psíquico social desta ONG,  para avaliar o verdadeiro problema é o motivo de tanta agressividade e desinteresse pelas matérias e aulas dadas.

Convocar os pais e expor toda a situação é juntos poderem atuar em um tipo de acolhimento com esse jovem a fim de sanar a falta de algo que realmente te incomoda, para ter descontando em outras criança, Pode ser falta de afeto, educação ou até mesmo a falta dos pais, ou estar sofrendo algum tipo de abuso.

Terceiro reunir com o jovem e incluir ele socialmente de forma assistida, seguindo os conceitos de Sigmund Freud sobre sublimação, incluí-lo em projetos culturais e artístico é sociais para que haja uma inclusão deste jovem.

Eduardo com certeza sofre algum tipo de abuso,  ou falta de afeto, de forma que tente expressar de forma agressiva com os seus colega.

1- reunia entre o grupo psicossocial para discussão do caso do jovem

2- reunião com os pais e saber o real motivo de toda essa agressividade e desinteresse pelo estudo

3- utilizar o conceito de sublimação de Sigmund Freud para canalizar os desejos afetivos  para diminuir o sofrimento e descarregar em outras áreas,  ex. Cultural, recreação , etc.

Ter uma comunicação ativa com o aluno para assim identificar seus interesses pessoais e incentiva-lo a praticar quais atividades que mais distancie desses comportamentos, e que o individualismo se torne algo mais sociável aonde ele se encontre de uma maneira diferente.

Inicialmente, conversaria com ele e tentar compreender o porque desse comportamento agressivo.

Chamaria a família, e indicaria  um profissional qualificado para ajudá-lo a compreender  o motivo desses comportamentos.

Aconselharia a família a compreender e colaborar com o tratamento de Eduardo.

 

 

Crianças podem desenvolver mecanismos de defesa, como a negação ou a projeção, para lidar com emoções difíceis, o que pode se manifestar como mau comportamento.

Eduardo poderia ser inserido em algum esporte , programa arte e cultura, literatura ,escrever um livro contando sua história !

é necessário entender de que forma a primeira infância e os demais acontecimentos de sua formação interferiram no seu inconsciente. Posteriormente entender como os demais jovens do meio reagiram frente à situações semelhantes. E por fim, procurar resignificar as manifestações de resposta que o jovem joga à sociedade.

Waleria Soares de Lima has reacted to this post.
Waleria Soares de Lima

Para o caso de Eduardo, sugiro as seguintes ações:

1ª ação: Anamnese - Conversa com os familiares para entender a rotina, a vida, a convivência e etc.

2ª ação: Sublimação - Indicação de: exercícios, arte, cultura, igreja, algo que o Eduardo goste de fazer e possa canalizar sua energia.

3ª ação: Análise - Seguir analisando e acompanhando através da livre demanda.

Waleria Soares de Lima has reacted to this post.
Waleria Soares de Lima
PreviousPage 276 of 625Next