Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 277 of 625Next

Ao meu ver esse jovem deve ter tido (ou tem) graves problemas familiares, provavelmente envolvendo violência doméstica e quem sabe até violência sexual.  O estudo aprofundado da família, das relações familiares, do local onde reside, incluindo suas relações com amigos etc pode trazer dados importantes para fazer com que ele possa ter uma relação mais receptiva e não violenta com o outro, implicando na melhora do seu desempenho escolar, uma vez que se sentirá aceito pelas pessoas e sociedade como um ser desejante.

Levando em consideração o comportamento do jovem Eduardo, tomaria algumas medidas:

1° Buscaria conhecer o ambiente em que o mesmo é criado e relação que o mesmo tem com o Eduardo.

2° Levantaria informações sobre a relação do jovem com os responsáveis e como estes foram criados, pois isso influencia diretamente na maneira em que o jovem é criado.

3° Buscaria conhecer o que o Eduardo gosta de fazer e o recomendaria a prática de algum esporte e/ou atividade física. Dessa maneira ele poderia sublimar os seus sentimentos, substituindo a manifestação em locais não adequados e ao mesmo tempo aliviando os desejos reprimidos do menino.

Então eu entendi a sublimação como um mecanismo de defesa do ego, aonde o sujeito "pega" algo que é ruim e destrutivo e transforma em algo bom, por exemplo uma pessoa com desejos inconcebíveis de machucar alguém se torna um lutador, ou seja, ele sublimou o instinto.

Talvez aí seria uma ação, levá-lo para um esporte onde ele pudesse extrapolar essa energia reprimida, uma luta seria uma opção.

Ajuda-lo a desenvolver a liderança também, pois ele teria que abrir mão do instinto de briga para cuidar de alguém.

Primeira ação era investigar a relação de Eduardo em casa
Segundo era conversar e tentar entendê-lo sem julgamentos
Terceiro redireciona ló ao convívio e se de tudo não der certo o direcionar a um profissional mais capacitado

Ele precisa ser acolhido, para depois, através de uma escuta empática, entender como é o ambiente familiar que está inserido. Devemos direcionar o olhar para a escola, verificar se há algum transtorno, também olhar seu ambiente familiar. Toda essa pulsão é uma forma de buscar ajuda e será preciso entender suas necessidade, expostas por meio de brigas e conflitos com todos ao seu redor.

Se faz necessário buscar estratégias para ajudá-lo a conseguir enfrentar toda a força dessa pulsão que vem como uma avalanche sobre sua vida.

É necessário ajudá-lo a desenvolver corretamente seu funcionamento psíquico, possibilitando se tornar um ser humano melhor para si e para a sociedade.

Provavelmente esse adolescente é muito inteligente e tem muita energia acumulada, ele não sabe como fazer para descarregar a raiva que tem dentro é por isso desconta nos colegas. Observa-lo durante um tempo e entender o que ele gosta de fazer seria o primeiro passo, depois, oferecer a oportunidade de estar mais próximo a isso que ele gosta. Ex. Se ele gosta de desenhar, utilize disso para que o garoto possa colocar seu sentimento pra fora.

O primeiro passo é conversando com ele, para entender o porque de suas ações, porém sendo um adolescente, provavelmente ele não saberá o motivo real, por conta de muitas vezes , esse motivo estar no seu inconsciente, não abordar somente suas ações, como também é sua relação em casa, com cada membro familiar.

O segundo passo é fazer uma reunião com o membro familiar, para entender melhor sobre as ações de Eduardo, e o comportamento do mesmo em sua casa, e assim o direcionar  para acompanhamento psicológico

Dentre muitos benefícios de se conhecer a psicanálise e poder trabalhar com ela, podemos destacar: oferecer o alívio ao sofrimento psíquico, proporcionando uma vida mais consciente e responsável. Ajudar o paciente a ressignificar traumas e sentimentos, promovendo o amadurecimento emocional e o autoconhecimento.

1 - Se todos os outros colegas estão tendo uma mudança e ele não, deveria avaliar o ambiente onde ele está inserido e  conversar com responsáveis

2- Colocar em alguma atividade, exemplo: Artes marciais, para colocar essa agressividade pra fora

3- Acompanhamento terapeutico

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Ações:

Propor acompanhamento especializado [nesse caso um analista].

Buscar seu histórico familiar para tentar identificar  possíveis sintomas.

Fazer um acompanhamento o mais próximo possível, afim de traze-lo para o entendimento e conscientização da importância das regras e vivências sociais

PreviousPage 277 of 625Next