Desafio - Módulo I
Citação de marciaoliveirabh@gmail.com em janeiro 8, 2024, 3:35 pmPara promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Para promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Citação de marciaoliveirabh@gmail.com em janeiro 8, 2024, 3:39 pmPara promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Para promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Citação de Francisco Jose da Silva Junior em janeiro 8, 2024, 4:54 pmExiste a necessidade de ouvir o garoto, já com 14 anos. Provavelmente, ao apresentar comportamento rebelde pode estar associado à uma forte necessidade de atenção e uma defesa agressiva neurótica foi desenvolvida.
Existe a necessidade de ouvir o garoto, já com 14 anos. Provavelmente, ao apresentar comportamento rebelde pode estar associado à uma forte necessidade de atenção e uma defesa agressiva neurótica foi desenvolvida.
Citação de Alex G em janeiro 8, 2024, 5:53 pm1ª Ação: Procurar entender todo o contexto de seu convívio
2ª Ação: Por meio de um diálogo com o próprio Eduardo, atentar-se quanto às suas necessidades, traumas e frustrações.
3ª Ação: De acordo com o resultado da segunda ação, desenvolver exercícios, ou seja, atividades que lhe impliquem em mudança das antigas atitudes.
1ª Ação: Procurar entender todo o contexto de seu convívio
2ª Ação: Por meio de um diálogo com o próprio Eduardo, atentar-se quanto às suas necessidades, traumas e frustrações.
3ª Ação: De acordo com o resultado da segunda ação, desenvolver exercícios, ou seja, atividades que lhe impliquem em mudança das antigas atitudes.
Citação de Glaucia Perisse em janeiro 8, 2024, 6:29 pmPrimeira ação seria uma investigação familiar para saber se o comportamento agressivo do Eduardo não vinha da sua própria casa ou de algum lugar onde ele estivesse inserido, já que provavelmente ele vinha de um lar disfuncional. Saber se o comportamento agressivo não era fruto de alguma agressão que tinha sofrido, fosse ela moral, física ou sexual, do qual toda a agressividade poderia ser resultado das agressões e portanto uma maneira de se auto preservar.
Depois na segunda abordagem seria interessante entender o que é importante para o Eduardo como indivíduo. Talvez o que estava sendo disponibilizado não estivesse chamando a atenção do aluno como um todo. Na terceira abordagem, seria interessante colocar o Eduardo como autor da sua trajetória educacional, tentando dar valor aos seus próprios conhecimentos e mostrando para ele que quanto mais se aprofundar em conhecimento, mais rápido poderia sair de suas prisões emocionais.
Primeira ação seria uma investigação familiar para saber se o comportamento agressivo do Eduardo não vinha da sua própria casa ou de algum lugar onde ele estivesse inserido, já que provavelmente ele vinha de um lar disfuncional. Saber se o comportamento agressivo não era fruto de alguma agressão que tinha sofrido, fosse ela moral, física ou sexual, do qual toda a agressividade poderia ser resultado das agressões e portanto uma maneira de se auto preservar.
Depois na segunda abordagem seria interessante entender o que é importante para o Eduardo como indivíduo. Talvez o que estava sendo disponibilizado não estivesse chamando a atenção do aluno como um todo. Na terceira abordagem, seria interessante colocar o Eduardo como autor da sua trajetória educacional, tentando dar valor aos seus próprios conhecimentos e mostrando para ele que quanto mais se aprofundar em conhecimento, mais rápido poderia sair de suas prisões emocionais.
Citação de Lanna Lillo em janeiro 8, 2024, 7:50 pmA primeira ação seria uma uma conversa aberta com Eduardo (sozinho) e também com seus familiares em momentos distintos.
A segunda ação seria a indicação de um esporte que pudesse canalizar a potência do lado agressivo de Eduardo, onde ele pudesse gastar essa energia contida e a indicação de uma atividade cultural para que ele pudesse expressar e libertar o que quer que inconscientemente esteja gerando essas reações em sociedade.
A terceira ação seria uma rotina de conversas abertas, de forma a fazê-lo enxergar a si mesmo, ouvir a si mesmo, compreender a si mesmo e fundamentar a mudança de comportamento.
A primeira ação seria uma uma conversa aberta com Eduardo (sozinho) e também com seus familiares em momentos distintos.
A segunda ação seria a indicação de um esporte que pudesse canalizar a potência do lado agressivo de Eduardo, onde ele pudesse gastar essa energia contida e a indicação de uma atividade cultural para que ele pudesse expressar e libertar o que quer que inconscientemente esteja gerando essas reações em sociedade.
A terceira ação seria uma rotina de conversas abertas, de forma a fazê-lo enxergar a si mesmo, ouvir a si mesmo, compreender a si mesmo e fundamentar a mudança de comportamento.
Citação de Geovane Ferreira Borges em janeiro 8, 2024, 8:13 pmTambém acho que deve ser investigado o histórico familiar, também iria me empenhar para saber qual atividade ele gostaria de fazer.
Também acho que deve ser investigado o histórico familiar, também iria me empenhar para saber qual atividade ele gostaria de fazer.
Citação de Estevao Felipe em janeiro 9, 2024, 12:34 amCitação de Felipe4estevao@gmail.comPara promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Contudo a melhor associação dos termos que freud demostrou…
Citação de marciaoliveirabh@gmail.com em janeiro 8, 2024, 3:35 pmPara promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Citação de Felipe4estevao@gmail.comPara promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Contudo a melhor associação dos termos que freud demostrou…
Citação de marciaoliveirabh@gmail.com em janeiro 8, 2024, 3:35 pmPara promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:
- Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
- Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
- Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.
Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.
Citação de Maria Elineusa cavalheiro Carlos em janeiro 9, 2024, 12:56 amCom muito cuidado,e paciência, investigar sobre o relacionamento com os pais, e familiares, conquistar sua confiança, e com muita empatia,ajudá-lo a se sentir mais seguro,e confiante.a agressão e rebeldia,é um grito de socorro, pedindo atenção, amor as vezes ao menos ser visto.
Com muito cuidado,e paciência, investigar sobre o relacionamento com os pais, e familiares, conquistar sua confiança, e com muita empatia,ajudá-lo a se sentir mais seguro,e confiante.a agressão e rebeldia,é um grito de socorro, pedindo atenção, amor as vezes ao menos ser visto.
Citação de DANIELLE LUZ GONCALVES em janeiro 9, 2024, 1:10 amA sublimação pode ser uma forma de lidar com a agressividade e o desinteresse de adolescentes em sala de aula. Por exemplo, muitos esportes e jogos são sublimações de impulsos agressivos, no qual nós sublimamos o desejo de lutar em atividades ritualisticas de concorrencia formal. Além disso, a sublimação pode ser uma forma de canalizar a energia psiquica em atividades criativas, como a escrita, a pintura e a música.
A sublimação pode ser uma forma de lidar com a agressividade e o desinteresse de adolescentes em sala de aula. Por exemplo, muitos esportes e jogos são sublimações de impulsos agressivos, no qual nós sublimamos o desejo de lutar em atividades ritualisticas de concorrencia formal. Além disso, a sublimação pode ser uma forma de canalizar a energia psiquica em atividades criativas, como a escrita, a pintura e a música.