Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 335 of 641Next

Para promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:

  1. Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
  2. Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
  3. Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.

Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.

Para promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:

  1. Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
  2. Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
  3. Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.

Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.

Lanna Lillo has reacted to this post.
Lanna Lillo

Existe a necessidade de ouvir o garoto, já com 14 anos. Provavelmente, ao apresentar comportamento rebelde pode estar associado à uma forte necessidade de atenção e uma defesa agressiva neurótica foi desenvolvida.

Lanna Lillo has reacted to this post.
Lanna Lillo

1ª Ação: Procurar entender todo o contexto de seu convívio

2ª Ação: Por meio de um diálogo com o próprio Eduardo,  atentar-se quanto às suas necessidades, traumas e frustrações.

3ª Ação: De acordo com o resultado da segunda ação, desenvolver exercícios, ou seja, atividades que lhe impliquem em mudança das antigas atitudes.

Lanna Lillo has reacted to this post.
Lanna Lillo

Primeira ação seria uma investigação familiar para saber se o comportamento agressivo do Eduardo não vinha da sua própria casa ou de algum lugar onde ele estivesse inserido, já que provavelmente ele vinha de um lar disfuncional. Saber se o comportamento agressivo não era fruto de alguma agressão que tinha sofrido, fosse ela moral, física ou sexual, do qual toda a agressividade poderia ser resultado das agressões e portanto uma maneira de se auto preservar.

Depois na segunda abordagem seria interessante entender o que é importante para o Eduardo como indivíduo. Talvez o que estava sendo disponibilizado não estivesse chamando a atenção do aluno como um todo. Na terceira abordagem, seria interessante colocar o Eduardo como autor da sua trajetória educacional, tentando dar valor aos seus próprios conhecimentos e mostrando para ele que quanto mais se aprofundar em conhecimento, mais rápido poderia sair de suas prisões emocionais.

Lanna Lillo has reacted to this post.
Lanna Lillo

A primeira ação seria uma uma conversa aberta com Eduardo (sozinho) e também com seus familiares em momentos distintos.

A segunda ação seria a indicação de um esporte que pudesse canalizar a potência do lado agressivo de Eduardo, onde ele pudesse gastar essa energia contida e a indicação de uma atividade cultural para que ele pudesse expressar e libertar o que quer que inconscientemente esteja gerando essas reações em sociedade.

A terceira ação seria uma rotina de conversas abertas, de forma a fazê-lo enxergar a si mesmo, ouvir a si mesmo, compreender a si mesmo e fundamentar a mudança de comportamento.

Também acho que deve ser investigado o histórico familiar, também iria me empenhar para saber qual atividade ele gostaria de fazer.

Para promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:

  1. Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
  2. Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
  3. Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.

Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.

Contudo a melhor associação dos termos que freud demostrou…

 

Citação de marciaoliveirabh@gmail.com em janeiro 8, 2024, 3:35 pm

Para promover mudanças no comportamento de Eduardo, considerando a perspectiva freudiana sobre a sublimação e seus benefícios para a ordem social, algumas estratégias podem ser exploradas:

  1. Expressão Artística e Criativa: Utilizar atividades de expressão artística, como pintura, música ou teatro, para permitir que Eduardo canalize suas emoções e impulsos agressivos de forma mais construtiva. A sublimação, segundo Freud, envolve redirecionar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitáveis. Encorajar Eduardo a expressar suas emoções através da arte pode ajudar na canalização dessas energias.
  2. Programa de Mentoria e Orientação: Estabelecer um programa de mentoria individualizado para Eduardo, onde um adulto de confiança e com experiência possa oferecer orientação e apoio. Por meio de conversas e atividades direcionadas, seria possível explorar suas dificuldades, permitindo uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e comportamentos, incentivando uma mudança gradual.
  3. Atividades de Grupo com Enfoque Social: Proporcionar atividades de grupo que foquem em desenvolver habilidades sociais e de cooperação. Ao integrar Eduardo em atividades colaborativas que enfatizem o trabalho em equipe e a interação positiva, ele pode aprender a lidar com suas frustrações e impulsos de maneira mais construtiva, percebendo os benefícios da cooperação e interação social.

Essas atividades visam oferecer a Eduardo oportunidades de expressar-se de maneira mais adaptativa, ao mesmo tempo em que exploram formas saudáveis de lidar com suas emoções e impulsos, alinhando-se à teoria da sublimação de Freud, que propõe a transformação de impulsos indesejados em atividades socialmente aceitáveis.

 

Com muito cuidado,e paciência, investigar sobre o relacionamento com os pais, e familiares, conquistar sua confiança, e com muita empatia,ajudá-lo a se sentir mais seguro,e confiante.a agressão e rebeldia,é um grito de socorro, pedindo atenção, amor as vezes ao menos ser visto.

A sublimação pode ser uma forma de lidar com a agressividade e o desinteresse de adolescentes em sala de aula. Por exemplo, muitos esportes e jogos são sublimações de impulsos agressivos, no qual nós sublimamos o desejo de lutar em atividades ritualisticas de concorrencia formal. Além disso, a sublimação pode ser uma forma de canalizar a energia psiquica em atividades criativas, como a escrita, a pintura e a música.

PreviousPage 335 of 641Next