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Desafio - Módulo I

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Pelo que entendi a sublimação é um processo de transformar impulsos ou instintos indesejados em atividades socialmente aceitáveis e produtivas.

Em vez de suprimir ou reprimir esses impulsos, a sublimação permite que eles sejam canalizados para atividades criativas, intelectuais ou produtivas.

As ações que buscaria fazer na escola seriam esportes, música e dança.
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Nivia Cristina sottani

Usando o conceito de Sublimação uma forma de contorna a princípio o comportamento agressivo e inadequado socialmente é indicar a prática de esportes  e/ou descobrir algum dom artistico, como pintura ou música. Em paralelo buscar ajuda necessária psicológica para que o adolescente possa entender e lidar com suas emoções.

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação, que é o redirecionamento de impulsos ou desejos para atividades socialmente aceitáveis, aqui estão três ações que podem ajudar a melhorar o comportamento de Eduardo:

1. Canalizar a energia agressiva em atividades esportivas ou artísticas: Uma maneira de lidar com a agressividade de Eduardo é incentivar sua participação em atividades esportivas ou artísticas que permitam a expressão e liberação de energia de forma saudável. Isso pode ajudar a redirecionar sua agressividade para atividades construtivas e promover um senso de realização e autoestima.

2. Promover a participação em grupos de apoio ou terapia: Dado o ambiente violento em que Eduardo vive, pode ser benéfico para ele participar de grupos de apoio ou terapia, onde ele possa compartilhar suas experiências, emoções e desafios com outras pessoas que possam entender sua situação. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de conflitos, além de fornecer um espaço seguro para explorar questões emocionais.

3. Estimular o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e interesses pessoais: É importante incentivar Eduardo a desenvolver habilidades acadêmicas e interesses pessoais que possam aumentar sua motivação e engajamento na escola. Isso pode envolver identificar áreas de interesse específicas, fornecer apoio acadêmico adicional, estabelecer metas realistas e recompensar seu progresso. Ao encontrar áreas em que ele possa se destacar e se sentir bem-sucedido, sua autoestima pode ser fortalecida e seu comportamento em sala de aula pode melhorar

Primeiramente demonstrar empatia e interesse em sua história, para que possa conseguir que a criança se expresse contando sua história de vida para que se possa fazer a análise das origens de sua conduta. Em segundo lugar buscar as perguntas certas a fazê-lo refletir e a terceira buscar resinificar suas experiências para que possa mudar suas ações.

1. Intervenção artística: Incentivar Eduardo a participar de atividades artísticas, como pintura, música ou teatro, proporcionando uma forma construtiva de expressar suas emoções e canalizar sua energia de maneira positiva, conforme a perspectiva freudiana de sublimação.

2. Mentora Personalizada: Designar um mentor para Eduardo, alguém com quem ele possa construir uma relação de confiança. Essa figura pode ajudar a explorar questões emocionais mais profundas, buscando entender as razões por trás de seu comportamento agressivo e oferecendo orientações para promover mudanças positivas.

3. Atividades em grupo de discussão: Organizar grupos de discussão onde Eduardo possa compartilhar suas experiências, ouvir as de seus colegas e receber apoio mútuo. Isso pode facilitar a compreensão de suas emoções, promover empatia e criar um ambiente de suporte para a sublimação de suas energias negativas.

1. Intervenção artística: Incentivar Eduardo a participar de atividades artísticas, como pintura, música ou teatro, proporcionando uma forma construtiva de expressar suas emoções e canalizar sua energia de maneira positiva, conforme a perspectiva freudiana de sublimação.

 

2. Mentoria Personalizada: Designar um mentor para Eduardo, alguém com quem ele possa construir uma relação de confiança. Essa figura pode ajudar a explorar questões emocionais mais profundas, buscando entender as razões por trás de seu comportamento agressivo e oferecendo orientações para promover mudanças positivas.

 

3. Atividades em grupo de discussão: Organizar grupos de discussão onde Eduardo possa compartilhar suas experiências, ouvir as de seus colegas e receber apoio mútuo. Isso pode facilitar a compreensão de suas emoções, promover empatia e criar um ambiente de suporte para a sublimação de suas energias negativas.

 

 

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Victorhsf

Eduardo  está há muitos anos agindo da mesma forma na instituição .

Temos as provas das atitudes negativas dos amigos de sala .

Temos as provas dos péssimos rendimentos escolares .

É necessário conversar com este aluno para saber mais a profundo o porquê do seu comportamento repetitivo .Se aproximando do aluno, chegaremos aos seus familiares , que também precisarão de serem escutados .

Depois  de nos aproximar de Eduardo e sua família, teremos muitos relatos documentados para poder aconselha los ou indicar um profissional psicanalista para ajudar a familia e Eduardo

Seguindo ao conceito de sublimação seria necessário identificar de onde vem esse sentimento e transformar para uma ação socialmente aceita como praticar um esporte, dança, pintura. De acordo com a necessidade e interesse do paciente.

Acredito que a primeira medida a ser tomada é ouvir Eduardo, saber o que ele tem a dizer, como se sente. Que a conversa seja acolhedora e faça ele se sentir seguro e não ameaçado. Sem julgamentos.

Tentar compreender o ambiente familiar e suas dinâmicas. Conversar com os pais, irmãos, pessoas próximas.

Tão importante quanto o ambiente familiar é o ambiente escolar. Entender o porquê ele não se sente parte do grupo. Ter uma conversa com os professores e coordenação pedagógica.

Após entender essas dinâmicas elaborar junto com Eduardo algumas estratégias e desafios para tentar ajudá-lo e acompanhar os resultados de perto.

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Elenize Maria Alonso David

Primeiro passo,  seria deixá-lo se expressar verbalmente da sua maneira e averiquar seu ambiente familiar assim podendo compriender melhor a situação

Segundo passo, uma atividade para que possa se expressar fisicamente e seu imaginario da forma que mais se enguadre em seu gosto (confortavel).

Terceiro passo, seria deixá-lo confrontar com apoio sobre sua visão, com sugestões sutis positivas socialmente, para quivalecer um melhor propósito próprio junto com seu bem estar.

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Benedita de Almeida da Fonseca
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