Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 383 of 614Next

No primeiro módulo aprendi que Sigmund Freud desenvolve a Psicanálise no final do século XIX e início do século XX, em Viena na Áustria. Na busca de entender a si próprio e ao outro . Ele formulou suas teorias sobre o inconsciente, a mente e os processos psíquicos, revolucionando a compreensão da psicologia e influenciando profundamente a psicoterapia e áreas relacionadas. De acordo com sua teoria dividiu o aparelho psíquico em três partes principais: O Id que representa os impulsos e desejos do inconsciente. O Ego que lida com a realidade e busca equilíbrio e o Superego que incorpora as normas morais internalizadas. Juntas interagindo formando o comportamento humano.

Freud contribui então para a ciência sendo  ousado desafiando os pensadores da época apresentando as questões relacionadas ao psiquismo, seus labirintos escuros e misteriosos criando uma abordagem revolucionaria "A psicanalise".

Primeiro eu ia perguntar a ele se realmente queria ajuda se aceitava as sessões de psicanálise, pq se a pessoa n aceitar ajuda n vamos ter nenhum resultado. A psicanálise n tem resultados se a pessoa n quer. Se caso ele n estiver disposto a ser ajudado conversar e explicar a ele oq está acontecendo pr ele refletir e depois se sentir q precisa de conversar é só me procurar. Mas se caso ele realmente quiser ajuda vamos sentar e deixarei ele se abrir no tempo dele e passar pr ele q pode falar oq quizer, pois estou aqui pr ajudar e n pr julgar.

Acredito que através da psicanálise seja possível ajudá-lo:

1°; conversaria com Eduardo através de entrevistas preliminares, acolhendo suas dores e tentando compreender a sua história pregressa do seu ponto de vista, enfatizando o sujeito e sua subjetividade.

2°; buscaria os pais sobre sua primeira infância, pois a psicanálise entende que o insconsciente conduz as escolhas e sentimentos; é possível identificar que Eduardo tem sentimentos tumultuosos e suas atitudes refletem isso.

3°; através de tratamento psicanalitico, seria possível direcioná-lo para um mecanismo de defesa mais aceitável socialmente; sendo ele a sublimação; possivelmente para algum esporte no qual ele direcionaria essa energia psíquica de forma física para a atividade proposta.

É preciso não apenas buscar soluções para melhorar o comportamento do adolescente Eduardo, como também descobrir as causas de sua maneira de agir, especialmente na escola com os colegas mais novos.

Nesse processo, recomendaria terapia. Buscar ouví-lo, compreendê-lo, oferecer um ambiente seguro e acolhedor onde o adolescente possa expressar seus sentimentos e contar sua história de vida.

Como complemento à terapia, atividade física é super importante para desenvolver concentração, melhoria nos níveis hormonais e momentos de relaxamento, poderia ser uma caminhada talvez acompanhado, ou mesmo yoga que favorece a atenção ao momento presente e técnicas de respiração que aliviam o stress. Além disso, atividades artísticas como escrita, pois auxilia na expressão das emoções, em especial para para aqueles que não se abrem tantos na comunicação verbal, ou mesmo teatro ou música, cantar ou aprender um tocar instrumentos, levando em consideração o interesse de Eduardo, para que os desafios o estimulem.

Por último, mas não menos importante, inserir o adolescente em uma atividade de serviço social periodicamente, auxiliar na arrecadação e doação de cestas básicas, por exemplo, ou alguma atividade onde ele possa compreender a importância da vida social, do ajudar e servir uns aos outros, levando-o a desenvolver a virtude da empatia e do amor ao próximo.

1 Ação-Sentar com Eduardo e conversar com ele, tentar entender suas motivações

2-O aconselhar a transformar essa energia em algo mais produtivo para ele ,oferecer algum estudo ou assunto que lhe interesse para fazer, e assim direcionar a pulsão para algo melhor

3-Se de tudo não adiantar, conversar com a família e entender se ele esta passando por algo difícil. Para que assim tentar intervir com outra ação mais adequada.

Primeiro, tentar saber a origem do perfil comportamental da criança.

Segundo, conversa com os familiares da criança.

Terceiro, iniciar um tratamento especializado.

Primeiro buscar informações como e seu convívio familiar ,sua história de vida ,qual ambiente cresceu, relacionamentos

Segundo: a partir dessas informações, criar estratégias para ele aprenda a ter boa convivência com os demais colegas colocando responsabilidades sobre ele

Terceiro: fazer cessões individuais de analise

Primeiramente buscar saber quais os motivos que estão levando a esses comportamentos, segundo conversar com a família para ver se isso é resultado de um problema familiar e depois buscar ajuda de um profissional para diagnostica-lo e começar um tratamento.

Senta e conversa para entender a causa do problema.

Avaliar o meio família e como de fato é essa convivência.

Encaminhar para um atendimento especializado caso necessário.

pelo que eu entendi dos módulos anteriores, a sublimação é uma forma de sublimar as pulsões do inconsciente que são os desejos, com a finalidade de eles não exercerem um papel negativo na vida do indivíduo, pois não é possível satisfazer todos os desejos, portanto para dirimir esse conflito, eu apostaria no:

 

1) Exercício físico com intensidade proporcional aos desejos do ID.

2) Religião que desse vazão a loucura e ao sentimento do ID

3) arte, da qual pudesse colocar o inconsciente para trabalhar.

PreviousPage 383 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱