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Desafio - Módulo I

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Primeira ação é buscar conhecer o meio qual ele está inserido, verificando não com um olhar julgador analisando todos os aspectos a questão social, econômica qual ele vive e não basta cuidar apenas do individuo mas de todo grupo familiar.

Segundo buscar conhecer o que ele gosta de fazer.

Terceiro buscar envolver esse menino em atividades que ocupe a mente com outras coisas interessantes que gerem aprendizado.

Proporcionaria ações através das quais ele pudesse se expressar a exemplo de jogos, artes e música.

Resumidamente:

  1. Investigaria o que ocorreu com Eduardo aos 6 anos para entender a origem de seu comportamento.
  2. Convidaria a família de Eduardo para discutir o ambiente familiar em que ele vive.
  3. Encaminharia Eduardo para a prática de esportes, artes marciais ou atividades artísticas como pintura, música ou teatro, para ajudá-lo a canalizar sua agressividade e encontrar uma saída saudável para suas emoções.

A primeira ação é conversar com ele e tentar entender o que o leva a ter este comportamento.

Conversar também com a família e entender se este comportamento se estende ao lar e aos demais locais onde a família frequenta.

Entender sua rotina também é interessante. Nesta idade é ideal que ele tenha atividades extras, como esporte, cursos de língua estrangeira, etc.

 

A sublimação, conceito fundamental na teoria psicanalítica de Freud, refere-se ao processo pelo qual impulsos ou emoções socialmente inaceitáveis são transformados em comportamentos socialmente aceitáveis e até mesmo produtivos. No caso de uma criança violenta e briguenta, a sublimação poderia ser vista como uma ferramenta potencial para direcionar essas energias negativas para atividades mais construtivas.

No entanto, a sublimação não é um processo simples ou garantido. No exemplo da criança vilã e briguenta, mesmo com os esforços da escola e da professora para ajudar, seu comportamento não muda. Isso destaca a complexidade do desenvolvimento psicológico e a variedade de fatores que influenciam o comportamento humano.

Nesse sentido, a sublimação não é uma solução única para todos os problemas de comportamento. É importante considerar o contexto individual de cada pessoa e as diversas influências em sua vida. Para algumas crianças, pode ser necessário um suporte mais intenso e personalizado, envolvendo não apenas a escola, mas também a família, profissionais de saúde mental e outros recursos da comunidade.

Portanto, a sublimação de Freud sobre a ordem social nos lembra da importância de abordagens holísticas e individualizadas ao lidar com questões comportamentais e emocionais, reconhecendo a complexidade da psique humana e a necessidade de múltiplas estratégias para promover o desenvolvimento saudável e o bem-estar.

De acordo com a sublimação que é um mecanismo de defesa que visa substituir impulsos negativos por atividades construtivas e socialmente aceitaveis, podemos citar tres açoes para a mudança de comportamento de Eduardo:

1 - procurar entender seus interesses e habilidades: isso vai favorecer em cativar a atenção de Eduardo bem como fazer com que ele se dedique a algo proveitoso;

2 - ofereça oportunidades de voluntariado com aprendizado focado nos interesses e habilidades: o voluntariado em atividades de interesse tende a ser um mecanismo muito proveitoso, porque o individuo acaba por substituir seu comportamento de forma mais facil;

3- incentive sua evolução - celebre com o individuo, cada meta, cada vitoria alcançada e o incentive a melhorar cada vez mais.

investigar a relação familiar/ escuta ativa narrativa do aluno/ escuta familiar

Primeiro: Abrir uma linha de comunicação para compreender mais a fundo os motivos que o levam a ter este comportamento.
Segundo: Faria testes de habilidades e interesses que geram satisfação e motivação para o Eduardo.
Terceiro: Orientar os professores da ONG a investirem o foco do Eduardo para duas ou três atividades mais conectadas com as habilidades e satisfação do dele, fazendo com que ele canalize seus impulsos em coisas que vão gerar valor nele e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

A primeira coisa que faria era entender o que se passava fora ( rua, amizades etc) dali da ONG, pois sabemos que toda ação é reflexo de alguma ação fora dali. Até porque ele está num lugar aonde o mesmo método está recuperado outros meninos na mesma situação, mas não podemos deixar escapa que cada caso é um caso. Segundo iria até a casa desse jovem para entender o convívio dele com os pais, pois como disse assim esse comportamento pode ser em alguns casos reflexo de ações que ele assisti no seu meio família. Visto essas duas etapas faria um planejamento de abordagem de assunto naquilo que foi pesquisado na vida dese jovem , juntamente com os profissionais disposto nessa ONG.

A primeira Ação seria uma conversa aberta com Eduardo e sua família para identificar algum problema familiar.

A segunda Ação seria indicar alguma atividade, esporte ou algo que Eduardo possa gostar de fazer.

A terceira Ação seria observar se há progresso depois de executar as 2 primeiras ações, deixando sempre um canal aberto com Eduardo para conversar.

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