Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 401 of 683Next

Em minha opinião era  realizar uma visita social ao Eduardo para entender os fatores externos que poderiam estar influenciando na dificuldade de mudança no comportamento. A segunda ação seria buscar apoio de profissionais para ajudar neste processo . A terceira seria criar dentro da ONG uma alternativa de interação ( cultural , atividades esportivas , atividades recreativas ) individual para que houvesse uma melhor capacidade de entender o Eduardo.

Geralmente, crianças que apresentam esse temperamento, essas atitudes agressivas, tem problemas familiares, falta de afeto ou exemplos a serem seguidos em casa...

Por isso acredito que a primeira atitude a se tomar seria uma conversa aberta e clara para que o menino entenda que estamos dispostos a ajudar, segundo, tentar mostrar de alguma forma pacífica que ele tem machucado as pessoas a sua volta, com suas atitudes, terceira, fazer entender que ele é capaz de mudar, de ser alguém melhor .

1o Investigação na Escutatoria familiar,

2o Um dos sintomas é a transferência de um conflito interno para a o grupo;

3o O Psicanalista pode orientá-lo a eliminar seu negativismo, sendo grato pelo serviço na ONG.

Analisar a relação entre os colegas de classe e familiar da criança.

Analisar se o problema é emocional devido algum acontecimento em casa ou/e na escola ou se trata de algum distúrbio, como o espectro autista, TDH, etc.

Tentar entender e atuar no problema raiz que causa essa reação de irritabilidade na criança, realizando o encaminhamento da mesma para um profissional especializado caso seja necessário .

Primeira coisa a se fazer é chamar a família para  dialogar, segundo é tentar envolve-lo em uma atividade que ele se sinta pertencente, e buscar um grupo de apoio para que ele possa ser ouvido e também obter experiências com outras pessoas. 

Temos que buscar entender primeiramente o por que dos outros alunos conseguirem melhorar o comportamento e o Eduardo não. Necessário também fazer uma investigação de seu ambiente familiar, convivência com os pais e familiares, pois o gene-ambiente pode fazer com que ele desenvolva esse tipo de comportamento. Após isso, fazer com que o Eduardo possa perceber o que faz ele ter esse comportamento, através de uma escuta livre, e assim fazer o possível para tentar reverter essa situação, trabalhando com o que fora relatado pelo Eduardo e melhorando seu relacionamento interpessoal.

QUANDO UM ALUNO TEM COMPORTAMENTO AGRESSIVO COM OS COLEGAS ,GERALMENTE ESSE ALUNO SOFRE REPRESSÃO VERBAL E FÍSICA EM CASA. FAMÍLIA E ESCOLA TEM QUE ANDAR DE MÃOS DADAS PARA QUE OS ALUNOS SE SINTAM ACOLHIDOS.

1 - OUVIR O ALUNO ATÉ QUE HAJA ENTENDIMENTO DAS CAUSAS Q O LEVARAM ÀQUELE COMPORTAMENTO

2 - EXECUTAR ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO PARA INSERÍ-LO NO GRUPO, DESSA FORMA, COM A APROXIMAÇÃO COM OS COLEGAS, NOVOS HÁBITOS PODERÃO SER APRENDIDOS.

3 - CASO SEJAM INEFICIENTES ESSAS INICIATIVAS, AJUDA PROFISSIONAL!

Ouvi-lo para entender o que está acontecendo com ele.

Conversar com a família para descobrir como é seu comportamento em casa e como foi sua infância.

Buscar ajuda profissional qualificada.

A minha primeira ação seria tentar descobrir sua realidade de vida, bem como o seu real interesse, para encaixá-lo melhor em alguma atividade

Segundo sugeriria que ele participasse das aulas de pintura, a sua participação garantiria pontos extras em suas notas. A pintura poderia ajudá-lo a colocar suas emoções reprimidas para fora, de uma forma saudável. (estou considerando que a ONG tem aulas de pintura).

Terceiro digamos que como nutricionista, eu ministrava aulas de culinária, como atividade complementar. Eu o colocaria como meu auxiliar, para que ele se sentisse importante de forma responsável. Ele teria que separar todos os ingredientes a serem usados; cuidar da distribuição desses ingredientes para os colegas e participar das preparações em algum grupo. Acredito  que ele poderia iniciar um relacionamento diferente com os colegas.

Cristiano Rafael da Tuguia has reacted to this post.
Cristiano Rafael da Tuguia
PreviousPage 401 of 683Next