Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 414 of 614Next

Primeiramente , procurar compreender , investigando a origem de seu comportamento agressivo, ou seja , se a origem é familiar ou do meio/local onde vive, para posteriormente ajudá-lo a sublimar, canalizar tais pulsões originarias do comportamento agressivo para algo mais construtivo, algo de relevância segundo suas aptidões, seja no esporte, nas artes entre outros meios.

Aplicando a teoria da sublimação de Freuda, propunha uma atividade desportiva de duelo, como exemplo karaté ou judô, uma prática individual a fim de descarregar a sua raiva, estresse, conflito interiot, como exempli, dar socos num saco de areia; e, noutro momento, convidar o jovem a desenhar uma imagem que refletisse sua indignação e propósito de vida.

Considerando a compreensão Freudiana sobre a sublimação, primeiramente se deveria investigar se o comportamento de Eduardo é consciente (se ele sabe o que causa sua agressividade e falta de interesse) ou inconsciente (ele não tem noção de seu comportamento nocivo). Como primeira atividade seria o estímulo ao seu autoconhecimento e reflexão sobre seu comportamento.

Com o conhecimento de si próprio, a segunda atividade seria sugerir a Eduardo que buscasse algo que o afastasse de seus sentimentos ruins, algo que pudesse lhe trazer satisfação como a prática de um esporte, tocar algum instrumento, participar de algum projeto social, ou algo semelhante.

E como terceira atividade seria sugerir que ele  aumentasse seu convívio social com pessoas que se identificassem com os interesses benéficos de Eduardo, como por exemplo, com os colegas que praticassem esportes com ele, ou também tocassem um instrumento, etc.

jaiane martins has reacted to this post.
jaiane martins

Primeiro, buscaria entender qual é a fonte repressora e agressiva de Eduardo, através do diálogo livre, procuraria identificar a figura que o reprime e tentaria trabalhar esse aspecto e a forma como ele se relaciona com essa figura repressora. E por fim, indicaria a ele uma atividade física, com a qual ele mais pudesse se identificar, para empregar sua energia agressiva.

Eu iria propor antes de qualquer ação, conhecer o ambiente famíliar de Eduardo.

investigaria que tipo de medo tem por trás desse comportamento, será que Eduardo não usa esse tipo de comportamento como mecanismo de defesa?

Por fim, já conhecendo o quadro familiar e com análise prontas, abordaria diretamente com Eduardo uma conversação discursiva, para ouvir suas emoções e entender seus sentimentos.

Para compreender as atitudes e comportamentos de Eduardo precisamos,

  1. Ouvir o paciente para saber sobre seus traumas
  2. Conhecer o ambiente escolar e familiar para entender como o paciente convive nesses ambientes
  3. Orientá-lo para que ele possa se conhecer melhor e direcioná-lo para ações que o motivem a ser melhor e a querer mudar o comportamento

 

De acordo com o que foi exposto por Freud na psicanálise, podemos dizer que o comportamento de Eduardo pode ser reeducado através de alguns pontos:

1- Expor Eduardo em um ambiente mais tranquilo

2- Submetê-lo a atividades que o ajudem a desenvolver um comportamento mais racional e assim desenvolver algum potencial, talento.

3- Eduardo pode começara desenvolver amizades benéficas a sua vida.

Dessa forma, ele seria submetido a processos que  ajudariam a reeducar a sua mente, assim como melhorar o seu comportamento.

Está nítido que esse menino trás consigo um reflexo de onde ele vive e convive entre familiares e comunidade. Nessa situação há uma necessidade de primeiro em conversar com os pais poder compreender o real cenário de vida. Só apartir daí seria capaz de começar a traçar o perfil desse menino. Segunda coisa a fazer o menino junto com seus pais passarem por um acompanhamento de  psicanálise pra poder compreender o Eu de cada um. O que eles trazem na suas vidas que deu a origem a um garoto agressivo? E terceiro de forma prática envolver o garoto após conhecê -lo melhor em atividades que despertem nele interesse sejam físicas ou instrumentalidade e tudo isso através de um severo acompanhamento de caso e estudado.

O comportamento apresentado por Eduardo, seguindo a compreensão freudiana, as três ações que poderiam ser realizadas seria:

1- Conversar com a família, a desestrutura familiar, pode ser um dos causadores da forma de tratar os colegas.
2- Deixa-lo falar, é importante saber o que ele sente, a convivência em determinados locais, pode faze-lo desacreditar na educaçao.
3- Desempenhar atividades as quais prendem sua atenção e provoque curiosidade pelo assunto.

ATT. Aline Rodrigues.

primeiro    seria   descobrir o que o faz  agir   esta escondido no seu sub consente

em segunda    tentar ensinar  os princípios de ser viver sem sociedade , a afim  de que  a isso  reprima  seu  comportamento anti-social

PreviousPage 414 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱