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Desafio - Módulo I

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Vejo necessário uma conversa com Eduardo a fim de verificar sua situação e convívio familiar. Identificar alguma afinidade com esporte ou alguma habilidade artística que aluno tenha interesse em desenvolver também é uma sugestão para que este canalise de forma produtiva a raiva que ele apresenta no ambiente escolar.

Primeiro, procuraria conhecer sua história, como contexto familiar e social

Segundo, usaria o método da escuta para descobrir uma atividade de real interesse para ele, para encontrar uma forma onde ele pudesse expressar suas emoções de forma positiva. Exemplo: algum esporte, aulas de pintura/culinária ou música.

Terceiro, atribuiria a ele alguma responsabilidade para que se sentisse reconhecido e valorizado.

Eu chamaria o Eduardo para uma conversa, sem compromisso, crianças com atitudes iguais a dele, são incompreendidas, segundo chamaria os pais para uma conversa, para conseguir entender e localizar de onde vem a carência, terceiro eu ofereceria ao Eduardo minha amizade, pra que tivesse liberdade pra se abrir comigo.

Inicialmente ressalta-se que a sublimação refere-se ao processo pelo qual impulsos instintivos, muitas vezes considerados inaceitáveis ou socialmente inadequados, são canalizados para atividades socialmente aceitáveis e culturalmente valorizadas. Em vez de serem expressos diretamente, esses impulsos são redirecionados para objetivos construtivos e produtivos.

Na situação apresentada Eduardo tem fortes impulsos agressivos, por isso deve canalizar essa energia, por exemplo para o esporte. Nesse sentido, também podem ser sublimados em criatividade artística, intelectualidade ou outras formas de expressão cultural. Então, o envolvimento dele em projetos voltados para cultura, artes e esportes poderiam auxiliar. Para isso, seria importante uma conversa com o Eduardo para determinar possíveis atividades que despertariam o interesse dele.

Freud acreditava que a sublimação desempenha um papel importante na adaptação social e no funcionamento saudável da personalidade. Ao transformar impulsos instintivos em realizações culturalmente significativas, a sublimação permite que as pessoas lidem com tensões internas e vivenciem uma sensação de realização e contribuição para a sociedade. Razão pela qual deve ser acolhido pelo contexto sociocultural que Eduardo está inserido, bem como toda comunidade escolar. Ainda, seria interessante entender o contexto familiar dele.

No entanto, Freud também reconheceu que a sublimação pode ser um processo difícil e nem sempre bem-sucedido. Se os impulsos não forem adequadamente canalizados ou se houver uma pressão excessiva sobre o ego para suprimir esses impulsos, isso pode levar a formas de comportamento neurótico ou até mesmo a explosões de comportamento impulsivo. Portanto, no caso em tela nota-se falha nos itens apresentados, razão pela qual a atuação deve ser constante e com abordagem direcionada por meio de diálogos visando extrair as informações necessárias para o tratamento.

Atividades esportivas ou artísticas : Incentivar o garoto a participar de atividades extracurriculares que possam canalizar sua energia de forma positiva. Esportes de equipe, como futebol ou basquete, ajudam a promover o trabalho em equipe e a disciplina. Da mesma forma, atividades artísticas, como pintura, música ou teatro, oferecem uma saída criativa para expressar emoções e lidar com frustrações.

Programas de mentoria ou tutoria : Estabelecer um programa de mentoria ou tutoria com um adulto responsável e respeitado na comunidade pode fornecer ao garoto um modelo positivo a seguir. Essa figura pode oferecer orientação, apoio emocional e incentivo para melhorar o desempenho acadêmico e o comportamento social.

Terapia ou aconselhamento psicológico : Encaminhar o garoto para sessões de terapia ou aconselhamento psicológico pode ajudá-lo a entender e lidar com suas emoções, impulsos agressivos e dificuldades acadêmicas. Um terapeuta pode explorar as causas subjacentes do comportamento agressivo e ajudar o garoto a desenvolver estratégias de segurança de enfrentamento e resolução de problemas.

Essas atividades ajudam a promover a sublimação dos impulsos agressivos do garoto podem em comportamentos construtivos e socialmente aceitáveis, ao mesmo tempo em que oferecem suporte para melhorar seu desempenho acadêmico e seu relacionamento com os colegas.

Levando em consideração a singularidade de cada caso, primeiro devemos analisar como é o ambiente familiar, casos de abusos, repressão ou negligencia no ambiente familiar pode fazer a criança querer "descontar" em outras crianças.

Segundo, entender como essa criança se enxerga no meio.

Terceiro, sublimar esses sentimentos com pratica de esportes ou oficinas de musica por exemplo

Ao meu ver Eduardo está demonstrando um reflexo daquilo que ele vive diariamente, caberia entender primeiramente o convívio familiar, a infância e o grupo ao qual este garoto pertence. Tentar se aproximar dele, conversar sobre sua rotina e deixar ele falar abertamente sobre o que esta sentindo.Sendo assim, entendo que estas seriam as 3 possibilidades:

  1. Uma conversa aberta e sem questionamentos invasivos
  2. Entender sobre a rotina, a familia e o local onde vive
  3. Conversar com ele e motivar a fazer algo que lhe traga prazer, algum esporte, alguma atividade para que possa extravasar o que sente.

 

1-Exposição a um ambiente mais tranquilo colocar Eduardo em um ambiente mais pacífico,para ajuda-lo a desenvolver um comportamento mais racional,para que ele possa  experimentar uma realidade diferente e aprender a lidar com as intempéries da vida.

2-atividade que promova o desenvolvimento pessoal,submeter Eduardo a atividades que o auxilie a aprender, abilidades sociais,auto controle, equilíbrio emocional,empatia.

3-estabelecimento de relações positivas incentivar a ter mais amizades saudáveis e fornecer apoio emocional ajudando a superar seus impulsos.

Acredito que primeiro deve ser conversado, para investigar as causas.

Então, pode ser dado um diagnostico para ajudar na resolução do conflito.

Penso que criar atividades onde Eduardo posso, canalizar (subliminar) essa violência, mas de forma produtiva para ele e o grupo social que esta inserido seria uma iniciativa importante, exemplos de atividades: capoeira, boxe ou judô; seria um meio de extravasar essa violência com regras  que controlaria essa violência.

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