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Desafio - Módulo I

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Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo

acredito que inserindo Eduardo em atividades esportivas como: boxe, natação ou futebol, Ele poderia subliminar essa agressividade nessas atividades esportivas; unido a isso, a sua continuidade e progressão nessas atividades, só seriam possivel, se Eduardo tivessem um desempenho melhor nas disciplinas escolar, seria uma forma de despertar o interesse dele para as atividades escolares.

A primeira ação seria realizar um acolhimento, através de uma conversa com escuta ativa, para descobrir quais as necessidades reprimidas do garoto que estão se manifestando através de comportamentos violentos, ilícitos e antissociais.

A segunda ação seria descobrir que tipo de atividades despertam o interesse do garoto, e inseri-lo nessas atividades como forma do desenvolvimento das capacidades de disciplina e autocontrole, como o esporte, atividades artísticas, por exemplo.

A terceira ação seria inseri-lo em atividades  onde ele possa exercer e desenvolver capacidades de socialização e cooperação, e ao mesmo tempo sentir-se útil,  como atividades escolares complementares em grupo, participação em equipes de gincana, etc.

Colocando em prática nesse exemplo à respeito do mecanismo de defesa sublimação, Eduardo transforma seus impulsos indesejados e seu descontentamento (aparentemente por fatores ambientais) em agressividade, transferindo aos outros colegas o que sente em relação a ele próprio, prejudicando sentimentos positivos e dificultando seu crescimento efetivo social.

Então, a primeira ação seria providenciar um espaço para análise com o Eduardo e tentar entender a raiz do sintoma da agressividade.

Segundo, convocar os pais ou cuidadores para que entrem em consenso sobre uma forma mais acessível possível, que melhore a convivência entre os entes queridos, favorecendo a atenção prolongada à esse adolescente.

Terceiro, conversar com os educadores de sua escola para a elaboração de atividades extras que envolvam práticas físicas, assim como esportes e outros exercícios atléticos, proporcionando ao Eduardo meios que possam introduzi-lo em interações sociais e consequentemente, otimizando seus impulsos com a sublimação para uma ordem social acertiva.

 

De início,  fazê-lo perceber que a raiva é um sentimento natural do ser humano,  mas que a agressão é um ato de incivilidade. Usar palavras certas como chave para acessá-lo e, assim,  poder conhecê-lo, ouvir a sua história, sua infância e sua convivência familiar. E, sendo assim, direcioná-lo à realizar ações que sirvam com escape desta raiva que gera agressão acompanhada de outros sentimentos.

 

Primeiro.avaliar a familia do Eduardo,como ele vive como é o ambiente.comecar pela raiz..

 

Segundo..fazer com ele uma terapia de apoio..trazer a auto estima..

Terceiro sublimação...mostrar através de exercícios físicos.. lazeres..que a vida é boa..e que ele é muito Especial..

 

 

 

A primeira ação é chamar o Eduardo para uma escuta sobre o que está acontecendo e tentar chamar os Pais para tomar conhecimento do fato. Todo esse processo deve ser feito pela Orientação Escolar  e os profissionais da Escola. Depois que o Eduardo for atendido e iniciado uma abordagem sobre os motivos que estão levando ele a se comportar daquela forma. Como estou iniciando o curso, não me sinto confortável para propor um caminho dentro da Psicanálise. Como Professor e futuro psicanalista, iria começar ouvir o aluno e perguntando algumas razões, sem ser invasivo. Ouvir mais do que falar, fazer com que o Eduardo se sinta confortável em poder falar o que quiser e ter confiança no atendimento profissional. Iria para sua infância, família, escola e amigos. Na busca de entender os verdadeiros motivos pela agressividade e falta de interesse pelos estudos. Seus bloqueios do ID, seus desejos e tentando fazer ele conhecer seus limites e recuperar a auto-estima.

Acho que seria por esse caminho, inicialmente...

Aluno Joel Arruda de Souza

1º - Entender o contexto histórico familiar do Eduardo.

2º - Reconhecer o mecanismo de defesa

3º - E suas pulsões

Poderia ser conversado com Eduardo o porque dele ter determinadas atitudes, para que fosse analisado o comportamento dele frente ao questionamento das suas ações.

Compreender o contexto em que Eduardo se situa, relação com os pais, familiares, colegas, o âmbito e as condições em que vive.

Também poderia a partir da avaliação fazer Eduardo se expressar de outras maneiras, talvez de outras atividades, artistica por exemplo.

 

Primeiramente tentar entender a causa desse comportamento, tendo uma entrevista com os tutores legais do paciente.

Segundo, com base na analise da conversa com os tutores, começar a entender o que está causando esse comportamento no paciente.

Terceiro, com o desenrolar da analise, introduzir atividades que coloquem essas emoções para fora.

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