Desafio - Módulo I
Citação de Jessicaamaralbombeira em maio 2, 2024, 11:17 pmApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo
Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo
Citação de Ginaldo F. Ribeiro em maio 2, 2024, 11:53 pmacredito que inserindo Eduardo em atividades esportivas como: boxe, natação ou futebol, Ele poderia subliminar essa agressividade nessas atividades esportivas; unido a isso, a sua continuidade e progressão nessas atividades, só seriam possivel, se Eduardo tivessem um desempenho melhor nas disciplinas escolar, seria uma forma de despertar o interesse dele para as atividades escolares.
acredito que inserindo Eduardo em atividades esportivas como: boxe, natação ou futebol, Ele poderia subliminar essa agressividade nessas atividades esportivas; unido a isso, a sua continuidade e progressão nessas atividades, só seriam possivel, se Eduardo tivessem um desempenho melhor nas disciplinas escolar, seria uma forma de despertar o interesse dele para as atividades escolares.
Citação de Luciana Mota Pimentel Zanela em maio 3, 2024, 12:06 amA primeira ação seria realizar um acolhimento, através de uma conversa com escuta ativa, para descobrir quais as necessidades reprimidas do garoto que estão se manifestando através de comportamentos violentos, ilícitos e antissociais.
A segunda ação seria descobrir que tipo de atividades despertam o interesse do garoto, e inseri-lo nessas atividades como forma do desenvolvimento das capacidades de disciplina e autocontrole, como o esporte, atividades artísticas, por exemplo.
A terceira ação seria inseri-lo em atividades onde ele possa exercer e desenvolver capacidades de socialização e cooperação, e ao mesmo tempo sentir-se útil, como atividades escolares complementares em grupo, participação em equipes de gincana, etc.
A primeira ação seria realizar um acolhimento, através de uma conversa com escuta ativa, para descobrir quais as necessidades reprimidas do garoto que estão se manifestando através de comportamentos violentos, ilícitos e antissociais.
A segunda ação seria descobrir que tipo de atividades despertam o interesse do garoto, e inseri-lo nessas atividades como forma do desenvolvimento das capacidades de disciplina e autocontrole, como o esporte, atividades artísticas, por exemplo.
A terceira ação seria inseri-lo em atividades onde ele possa exercer e desenvolver capacidades de socialização e cooperação, e ao mesmo tempo sentir-se útil, como atividades escolares complementares em grupo, participação em equipes de gincana, etc.
Citação de Bruna Barros em maio 3, 2024, 3:13 pmColocando em prática nesse exemplo à respeito do mecanismo de defesa sublimação, Eduardo transforma seus impulsos indesejados e seu descontentamento (aparentemente por fatores ambientais) em agressividade, transferindo aos outros colegas o que sente em relação a ele próprio, prejudicando sentimentos positivos e dificultando seu crescimento efetivo social.
Então, a primeira ação seria providenciar um espaço para análise com o Eduardo e tentar entender a raiz do sintoma da agressividade.
Segundo, convocar os pais ou cuidadores para que entrem em consenso sobre uma forma mais acessível possível, que melhore a convivência entre os entes queridos, favorecendo a atenção prolongada à esse adolescente.
Terceiro, conversar com os educadores de sua escola para a elaboração de atividades extras que envolvam práticas físicas, assim como esportes e outros exercícios atléticos, proporcionando ao Eduardo meios que possam introduzi-lo em interações sociais e consequentemente, otimizando seus impulsos com a sublimação para uma ordem social acertiva.
Colocando em prática nesse exemplo à respeito do mecanismo de defesa sublimação, Eduardo transforma seus impulsos indesejados e seu descontentamento (aparentemente por fatores ambientais) em agressividade, transferindo aos outros colegas o que sente em relação a ele próprio, prejudicando sentimentos positivos e dificultando seu crescimento efetivo social.
Então, a primeira ação seria providenciar um espaço para análise com o Eduardo e tentar entender a raiz do sintoma da agressividade.
Segundo, convocar os pais ou cuidadores para que entrem em consenso sobre uma forma mais acessível possível, que melhore a convivência entre os entes queridos, favorecendo a atenção prolongada à esse adolescente.
Terceiro, conversar com os educadores de sua escola para a elaboração de atividades extras que envolvam práticas físicas, assim como esportes e outros exercícios atléticos, proporcionando ao Eduardo meios que possam introduzi-lo em interações sociais e consequentemente, otimizando seus impulsos com a sublimação para uma ordem social acertiva.
Citação de mmercia26 em maio 3, 2024, 7:22 pmDe início, fazê-lo perceber que a raiva é um sentimento natural do ser humano, mas que a agressão é um ato de incivilidade. Usar palavras certas como chave para acessá-lo e, assim, poder conhecê-lo, ouvir a sua história, sua infância e sua convivência familiar. E, sendo assim, direcioná-lo à realizar ações que sirvam com escape desta raiva que gera agressão acompanhada de outros sentimentos.
De início, fazê-lo perceber que a raiva é um sentimento natural do ser humano, mas que a agressão é um ato de incivilidade. Usar palavras certas como chave para acessá-lo e, assim, poder conhecê-lo, ouvir a sua história, sua infância e sua convivência familiar. E, sendo assim, direcioná-lo à realizar ações que sirvam com escape desta raiva que gera agressão acompanhada de outros sentimentos.
Citação de Helena Ribeiro Bauleo em maio 3, 2024, 9:38 pmPrimeiro.avaliar a familia do Eduardo,como ele vive como é o ambiente.comecar pela raiz..
Segundo..fazer com ele uma terapia de apoio..trazer a auto estima..
Terceiro sublimação...mostrar através de exercícios físicos.. lazeres..que a vida é boa..e que ele é muito Especial..
Primeiro.avaliar a familia do Eduardo,como ele vive como é o ambiente.comecar pela raiz..
Segundo..fazer com ele uma terapia de apoio..trazer a auto estima..
Terceiro sublimação...mostrar através de exercícios físicos.. lazeres..que a vida é boa..e que ele é muito Especial..
Citação de Joel Arruda de Souza em maio 3, 2024, 9:40 pmA primeira ação é chamar o Eduardo para uma escuta sobre o que está acontecendo e tentar chamar os Pais para tomar conhecimento do fato. Todo esse processo deve ser feito pela Orientação Escolar e os profissionais da Escola. Depois que o Eduardo for atendido e iniciado uma abordagem sobre os motivos que estão levando ele a se comportar daquela forma. Como estou iniciando o curso, não me sinto confortável para propor um caminho dentro da Psicanálise. Como Professor e futuro psicanalista, iria começar ouvir o aluno e perguntando algumas razões, sem ser invasivo. Ouvir mais do que falar, fazer com que o Eduardo se sinta confortável em poder falar o que quiser e ter confiança no atendimento profissional. Iria para sua infância, família, escola e amigos. Na busca de entender os verdadeiros motivos pela agressividade e falta de interesse pelos estudos. Seus bloqueios do ID, seus desejos e tentando fazer ele conhecer seus limites e recuperar a auto-estima.
Acho que seria por esse caminho, inicialmente...
Aluno Joel Arruda de Souza
A primeira ação é chamar o Eduardo para uma escuta sobre o que está acontecendo e tentar chamar os Pais para tomar conhecimento do fato. Todo esse processo deve ser feito pela Orientação Escolar e os profissionais da Escola. Depois que o Eduardo for atendido e iniciado uma abordagem sobre os motivos que estão levando ele a se comportar daquela forma. Como estou iniciando o curso, não me sinto confortável para propor um caminho dentro da Psicanálise. Como Professor e futuro psicanalista, iria começar ouvir o aluno e perguntando algumas razões, sem ser invasivo. Ouvir mais do que falar, fazer com que o Eduardo se sinta confortável em poder falar o que quiser e ter confiança no atendimento profissional. Iria para sua infância, família, escola e amigos. Na busca de entender os verdadeiros motivos pela agressividade e falta de interesse pelos estudos. Seus bloqueios do ID, seus desejos e tentando fazer ele conhecer seus limites e recuperar a auto-estima.
Acho que seria por esse caminho, inicialmente...
Aluno Joel Arruda de Souza
Citação de Maria Alice Rodrigues da Silva em maio 3, 2024, 10:15 pm1º - Entender o contexto histórico familiar do Eduardo.
2º - Reconhecer o mecanismo de defesa
3º - E suas pulsões
1º - Entender o contexto histórico familiar do Eduardo.
2º - Reconhecer o mecanismo de defesa
3º - E suas pulsões
Citação de Jaqueline Gomes em maio 4, 2024, 5:23 amPoderia ser conversado com Eduardo o porque dele ter determinadas atitudes, para que fosse analisado o comportamento dele frente ao questionamento das suas ações.
Compreender o contexto em que Eduardo se situa, relação com os pais, familiares, colegas, o âmbito e as condições em que vive.
Também poderia a partir da avaliação fazer Eduardo se expressar de outras maneiras, talvez de outras atividades, artistica por exemplo.
Poderia ser conversado com Eduardo o porque dele ter determinadas atitudes, para que fosse analisado o comportamento dele frente ao questionamento das suas ações.
Compreender o contexto em que Eduardo se situa, relação com os pais, familiares, colegas, o âmbito e as condições em que vive.
Também poderia a partir da avaliação fazer Eduardo se expressar de outras maneiras, talvez de outras atividades, artistica por exemplo.
Citação de DarlanCarv1983 em maio 4, 2024, 2:04 pmPrimeiramente tentar entender a causa desse comportamento, tendo uma entrevista com os tutores legais do paciente.
Segundo, com base na analise da conversa com os tutores, começar a entender o que está causando esse comportamento no paciente.
Terceiro, com o desenrolar da analise, introduzir atividades que coloquem essas emoções para fora.
Primeiramente tentar entender a causa desse comportamento, tendo uma entrevista com os tutores legais do paciente.
Segundo, com base na analise da conversa com os tutores, começar a entender o que está causando esse comportamento no paciente.
Terceiro, com o desenrolar da analise, introduzir atividades que coloquem essas emoções para fora.
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