Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 445 of 642Next

Uma atividade que poderia ser benéfica para esse adolescente seria a psicoterapia, especificamente a psicanálise. Através da psicanálise, o adolescente teria a oportunidade de explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos de uma maneira mais profunda, ajudando a identificar e compreender as raízes de sua agressividade e baixo desempenho acadêmico.

Além disso, atividades criativas, como a arte terapia, também podem ser úteis. Expressar-se através da arte pode ajudar o adolescente a comunicar seus sentimentos de uma forma não verbal, possibilitando a exploração de questões inconscientes de uma maneira mais simbólica e menos ameaçadora.

Freud, em seus estudos iniciais, considerava a esquizofrenia como uma forma extrema de repressão, onde os desejos e conflitos inconscientes se fragmentavam e se manifestavam de forma psicótica. Ele propôs que a esquizofrenia era resultado de uma fixação no estágio oral do desenvolvimento psicossexual, onde o indivíduo buscava satisfação imediata e não conseguia lidar com a frustração.

Acredito que o primeiro caminho seria analisar as circunstâncias de convivência, e propiciar um ambiente onde  o mesmo se sinta seguro e confortável em estar e ser. Após,  de alguma forma conduzi-lo a expressar seus sentimento e emoções, seja em forma de dialogo ou com a proposta de alguma atividade, para depois incentiva-lo transformar essas emoções, em arte por exemplo

 

1- Seria a escuta do indivíduo;

2- Entender a estrutura familiar, identificando como acontece as relações de convivência;

3- Buscar acompanhamento especializado, paralelo a ações diferenciadas dentro do ambiente escolar ue favorecesse uma maior interação junto a comunidade escolar.

1- EU COMO PROFESSORA FARIA O SEGUINTE!; UMA ATIVIDADE AVALIATIVA EM GRUPOS NA SALA DE AULA COM OS DEMAIS COLEGAS E ESCOLHERIA UM ALUNO POR GRUPO PARA SER O REPRESENTE ! EXEMPLO: EDUARDO SERIA O REPRESENTANTE DO GRUPO DELE E A ATIVIDADE SERIA: O REPRESENTE DO SEU GRUPO VAI LEVANTAR E FALAR DE TRÊS COLEGUINHAS QUE ELE MAIS ADMIRA. PEDE PARA ESSES TRÊS COLEGUINHAS SE LEVANTAR TAMBÉM E EDUARDO VAI FALAR SUAS QUALIDADES, NO FINAL ELE VAI ABRAÇAR CADA UM DOS TRÊS E AGRADECER POR ELES NAQUELA TURMA, E A PROFESSORA DARIA ALGO PRA ELE ( NESSE CASO A TODOS OS REPRESENTANTES) NO FIM TIPO UM BOMBOM. ( ELE NUNCA ESQUECERIA DISSO).

2- UMA ATIVIDADE ARTÍSTICA.; TODOS OS ALUNOS INDIVIDUAL! VÃO DESENHAR UMA PLANTA, (NO A4) PEDE PRA ELES DESENHAR A PLANTA MAIS LINDA QUE ELES JÁ VIRAM NA VIDA E COLOCAR OS SEUS RESPECTIVOS NOMES. NO FINAL ELE VAI APRESENTAR E FALAR SOBRE AQUELA PLANTA. (TIPO O POR QUE ELE ACHA AQUELA PLANTA TAO LINDA E POR QUE ELE FEZ AQUELA PLANTA) FINAL DA AULA TODOS VAO COLAR NUM MURAL. ( TODOS OS DIAS QUE ELE CHEGAR NA SALA ELE PRIMEIRAMENTE OLHARA PARA AQUELA PLANTA).

3-  UMA ATIVIDADE RELIGIOSA EM DUPLA; FAZER UM TEXTO DE 15 A 20 LINHAS COM O TEMA; POR QUE AMAR O PROXIMO. NO FIM CADA DUPLA VAI SE LEVANTAR E LER O TEXTO JUNTOS, QUANDO CADA DUPLA CONCLUIR A LEITURA  A TURMA APLAUDE. (NAO TEM MELHOR TEXTO, TEM ATIVIDADE FEITA)

E NESSE CASO SEMPRE COLOCARIA ATIVIDADES DO TIPO NA MESMA. SE NAO DESSE CERTO AI COMUNICARIA OS PAIS E APRESENTARIA A DIFICULDADE DE EDUARDO ACONSELHANDO UM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.

 

 

 

 

Nossos medos e fracassos são de certa forma diferentes de um indivíduo para o outro...um exemplo é que imagine dois indivíduos que crescem no mesmo âmbito social e familiar certo.

Ambos ganham o mesmo presente quando criança na mesma hora e do mesmo jeito dois itens idênticos. Vamos dizer que os dois indivíduo venha a perder esse presente...para um deles tem um significado gigantesco de forma inconsciente mas para o outro não . Isso causa situações traumáticas nele ou seja nem todos responde da mesma forma para o mesmo algo. Oque pode ser importante para um não necessariamente é para o outro. E é assim que vão crescendo as lacunas na mente do ser humano.

Uma das posturas a ser aplicada seria a de procurar ouvir o Eduardo numa escuta livre;

Conhecer a estrutura familiar e suas relações;

Pontuar orientações e acompanhamento especializado.

Primeiro: buscar a origem de seu problema, a partir do próprio expondo. Segundo: desenvolver uma atividade para que o mesmo canalize essa energia dentro de si.Terceiro: mostrar as consequências de cumprir ou deixar de cumprir as atividades,como também as infrações de seus atos.

Tem que avaliar o meio familiar onde ele vive pois as agressões a menores do que ele pode ser um dispositivo de agressão familiar, é importante também tentar conversar com ele para que ele possa mostrar o caminho que o tem levado a tais atitudes e assim poder tentar melhorar o meio social dele.

A princípio, conversar com Eduardo, para conseguir fatos de sua vida passada, seus familiares, sua casa,para identificar possíveis traumas a serem resolvidos. Após , conversar com pais ou seus responsáveis por sua criação, para ajudá-lo.

PreviousPage 445 of 642Next