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Desafio - Módulo I

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É necessário uma avaliação familiar, inicialmente, com sessão com os responsáveis legais de Eduardo. Em seguida, uma sessão individual, com Eduardo, para investigar as possiveis causas do comportamento e dos possiveis caminhos de abordagem. Oferecer meios artisticos para expressão é uma possibilidade que deve ser incentivada, para ampliar as ferramentas de sublimação do paciente. Neste exemplo, o que há de concreto é a expressão da raiva e agressividade de forma desmodulada, repetidamente, por parte de um adolescente, verificada na interação social dentro de uma ambiente educativo. O que há, aparentemente, é uma ativação de um mecanismo de defesa, manifestando uma necessidade de autopreservação que denuncia uma ameaça real ou imaginada vivenciada pelo sujeito, há uma tensão interna liberada na forma de agressividade . O trabalho aqui será tornar essa agressividade não persecutória e destrutiva no convivio social, apresentando ferramentas para que o sujeito possa transformá-la em potencial criativo.

A primeira ação deve se relacionar com o entendimento da realidade de Eduardo, bem como da sua história de vida.

Após, se aproximar de forma a engaja-lo em fala e escuta. Este processo pode ser bastante longo.

Por último seriam os passos terapêuticos, a depender do encontrado nas primeiras ações.

Eu aplicaria as Técnicas de Analise por ordem e seguimentos da Teoria de acordo com a atual situação, primeiramente com os pais ou responsaveis, depois com o individuo pra cruzar informações  e após  conversação através de associação  livre , teste de  Beck  etc.

Primeiramente faria uma conversa informal com o individuo e depois com os responsáveis, para analises e transferência,  posteriormente  aplicaria teste de anamnese, teste de Beck, para depois  formular um diagnostico e procurar uma técnica de cura

o primeiro passo acredito ser ouvir e acolher, tentando entender o que o aluno vem passando e sentindo num ambiente de cuidado ao mesmo.A segunda iniciativa seria uma conversa conjunta com seus responsáveis.A terceira iniciativa propor acompanhamento com aluno e também familiares tentando em conjunto resolver as questões apresentadas num ambiente de acolhimento,encorajamento e mudanças de pensamentos e atitudes com apoio psicológico.

A primeira coisa a se fazer é compreender melhor suas ações, por meio de entender seus medos ou traumas na infância e seu relacionamento com os pais e como eles tem educado seu filho, conversar com Eduardo para entender o motivo de suas ações e reações, aprofundando na psique dele para compreender os motivos que enraizaram toda essa raiva e porque foi canalizada em seus colegas mais novos, compreender seus motivos com uma escuta ativa e ajudá-lo no processo do autoconhecimento para que o faça entender que suas ações tem consequências sociais negativas e que precisamos estar em equilíbrio com nossas relações sociais para um melhor convívio.

Depois verificar quais são as atividades que lhe causam "prazer" que ele goste de fazer e por quê ele gosta de tal atividade e entender por qual motivo as outras não lhe interessam para poder fazer com que o aluno faça todas as matérias sem problemas futuros em suas notas. Com isso procurar formas de abordagens diferentes nas atividades que ele tem pouco interesse para ver qual irá se adequar para ele, pois nem sempre a mesma abordagem funciona com todos.

Por fim falar com seus pais e aconselhá-los para que o ajudem nesse processo ensinando de forma que o filho não se sinta apreendido durante esse processo para que migre para bons hábitos e comportamentos menos agressivos e que compreendam seu filho e vejam por quais motivos ele age de tal forma verificando se isto não pode ser decorrência do ambiente familiar corrigindo isso.

 

 

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Edson BC

Para favorecer a mudança de comportamentos de um indivíduo, considerando a reflexão sobre a sublimação freudiana e seus benefícios para a manutenção da ordem social, podemos sugerir três ações/atividades:

Participação em Atividades Artísticas:

Descrição: Incentivar o envolvimento em atividades artísticas como pintura, escultura, música, escrita criativa, ou teatro.
Justificativa: A sublimação envolve a transformação de impulsos inaceitáveis ou socialmente indesejáveis em atividades criativas ou culturalmente valorizadas. A arte proporciona uma forma saudável e produtiva de expressar emoções e desejos reprimidos, canalizando-os para algo positivo e construtivo.
Engajamento em Atividades Esportivas e Exercícios Físicos:

Descrição: Promover a prática de esportes ou atividades físicas regulares, como corrida, natação, yoga, artes marciais, ou dança.
Justificativa: O esporte e o exercício físico podem servir como formas de sublimação, ajudando a redirecionar a energia de impulsos agressivos ou sexualmente carregados para a atividade física, que é socialmente aceita e benéfica para a saúde física e mental. Além disso, o esporte promove disciplina, foco e cooperação.
Participação em Projetos Voluntários ou Comunitários:

Descrição: Incentivar o envolvimento em trabalho voluntário, projetos comunitários ou causas sociais, como trabalhar em abrigos, ajudar em campanhas de arrecadação de fundos, ou participar de iniciativas ambientais.
Justificativa: O envolvimento em atividades altruístas e de serviço à comunidade pode ajudar a sublimar impulsos egoístas ou destrutivos, redirecionando a energia para ajudar os outros e contribuir para o bem-estar coletivo. Isso não só beneficia a sociedade, mas também proporciona um sentido de propósito e realização pessoal para o indivíduo.
Essas ações não apenas promovem a sublimação saudável dos impulsos, mas também incentivam o desenvolvimento pessoal, o crescimento emocional e a integração social positiva.

 Temos essa outras abordagem que podem ajudar o paciente a sua recuperação.

Para favorecer a mudança de comportamentos de um indivíduo, você pode considerar as seguintes ações ou atividades:

  1. Autoconhecimento e reflexão: Incentive o indivíduo a se conhecer melhor, a explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos. Isso pode ser feito por meio de terapia individual, coaching ou práticas como meditação e escrita reflexiva. Ao compreender suas motivações e padrões de comportamento, o indivíduo pode estar mais aberto a mudanças.
  2. Educação e aprendizado: Proporcione oportunidades de aprendizado e educação que possam expandir o repertório do indivíduo. Isso pode incluir cursos, workshops, leitura de livros relevantes ou assistir a palestras e conferências. Ao adquirir novos conhecimentos e perspectivas, o indivíduo pode ampliar sua compreensão e estar mais propenso a mudanças positivas.
  3. Apoio social e redes de suporte: Estimule o envolvimento do indivíduo em grupos ou comunidades que compartilhem interesses similares ou objetivos de mudança. Isso pode ser feito por meio de grupos de apoio, clubes, organizações voluntárias ou redes sociais online. O suporte e a conexão com outras pessoas que estão passando ou passaram por experiências semelhantes podem ser fundamentais para encorajar e sustentar a mudança de comportamentos.

É importante ressaltar que cada indivíduo é único e que a mudança de comportamentos pode ser um processo complexo e gradual. Além disso, o acompanhamento de profissionais qualificados, como psicólogos ou terapeutas, pode ser fundamental para orientar e apoiar esse processo de mudança.

Para ajudar uma pessoa a melhorar o id e fazer as coisas certas conforme a teoria da sublimação freudiana, é importante orientar e oferecer apoio para que ela consiga redirecionar seus impulsos primitivos (id) para atividades socialmente aceitas e construtivas. Aqui estão algumas estratégias práticas que podem ser utilizadas:

  1. Incentivar a Expressão Criativa:
    • Descrição: Promover atividades que permitam a expressão dos desejos e impulsos de maneira criativa, como artes plásticas, escrita, música, teatro, ou dança.
    • Benefício: A expressão criativa oferece uma válvula de escape para os impulsos do id, permitindo que eles sejam transformados em obras de arte ou outras criações que são valorizadas socialmente.
  2. Fomentar a Prática de Esportes e Atividades Físicas:
    • Descrição: Incentivar a participação em esportes, exercícios regulares ou atividades físicas intensas, como corrida, artes marciais, ou esportes de equipe.
    • Benefício: O exercício físico ajuda a canalizar a energia dos impulsos do id para atividades que promovem a saúde física e mental, além de reforçar disciplina e autocontrole.
  3. Promover o Envolvimento em Atividades Voluntárias e Comunitárias:
    • Descrição: Estimular a participação em projetos voluntários, serviços comunitários, ou causas sociais que sejam significativas para a pessoa.
    • Benefício: O trabalho voluntário permite que os impulsos do id sejam sublimados em ações altruístas e benéficas para a comunidade, proporcionando um senso de propósito e realização.
  4. Oferecer Suporte Psicológico e Terapêutico:
    • Descrição: Recomendar ou fornecer acesso a terapia psicológica, como a psicanálise ou outras formas de terapia que ajudem a pessoa a entender e redirecionar seus impulsos.
    • Benefício: A terapia pode ajudar a identificar os impulsos do id e trabalhar com eles de maneira consciente, facilitando a sublimação e promovendo o bem-estar emocional.
  5. Estabelecer Metas Pessoais e Profissionais:
    • Descrição: Ajudar a pessoa a definir metas claras e realistas em diferentes áreas da vida, como carreira, educação, hobbies, e relacionamentos.
    • Benefício: Ter objetivos específicos oferece um foco positivo para a energia dos impulsos do id, ajudando a redirecionar essa energia para a realização pessoal e o crescimento.
  6. Criar um Ambiente de Apoio e Positivo:
    • Descrição: Fornecer um ambiente de apoio, tanto em casa quanto na comunidade, onde a pessoa se sinta segura para explorar e desenvolver suas habilidades e interesses.
    • Benefício: Um ambiente positivo e encorajador pode facilitar a sublimação, permitindo que a pessoa se sinta motivada e valorizada ao canalizar seus impulsos para atividades construtivas.

Implementar essas estratégias pode ajudar a pessoa a transformar seus impulsos primitivos em ações que não apenas são aceitas socialmente, mas também benéficas para seu crescimento pessoal e para a sociedade como um todo.

 

Dever- se  ser observado o conviveu do aluno e o que esta levando ele tomar essas atitude de rebeldia de não quere ser ajudado  como os demais,  fazer uma avaliação de sua estrutura familiar, seu convívio social.  Assim fazendo esses diadinostico tomar uma decisão e uma forma de inserir um tratamento adequado.

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