Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 459 of 614Next

Primeira ação: Chamaria o Eduardo para uma conversa e tentaria detectar algum problema que ele possa estar passando.

Segunda ação: Convocaria os pais ou responsáveis para entender melhor o ambiente sócio/econômico que ele vive.

Terceira ação: Observaria o comportamento do Eduardo após as duas ações anteriores, propondo atividades que ele tenha interesse e me disponibilizando para novas conversas sempre que necessário.

Buscando propor atividades a fim de sublimarmos essa pulsão, poderíamos trabalhar a canalização da agressividade de Eduardo das seguintes maneiras: 1) propor a produção coletiva de uma peça teatral que trabalhe temas como solidariedade, respeito, diversidade, inclusão e aceitação, promovendo debates e palestras para desenvolvimento do tema; 2) sugerir aulas esportivas como luta, por exemplo, com a finalidade de direcionar a agressividade para algo positivo e organizado, além de trabalhar a disciplina e a competitividade saudável; e 3) promover eventos culturais como forma de manifestação das emoções como música, pintura, dança e literatura. Além dessas possibilidades, poderíamos pensar também em atribuir a Eduardo alguma responsabilidade relativa a Organização para que pudesse produzir algo positivo para todos.

Conversar com Eduardo, fazendo perguntas abertas para entender a sua atitude, buscar a causa do problema, entender qual o sentimento está por traz de sua emocao.

conhecer a rotina de eduardo , verificar a relação com os pais e familiares, analisar e estabelecer parametros que permitam uma interação saúdavel com amigos e colegas de turma .

Investigar para entender o ponto de partida desse comportamento que no presente trás esse comportamento destrutivo para entender qual pensamento já entrelaçado do passado se faz comprometido o presente

-Eduardo poderia participar de projetos na escola, como lider, em algum evento

-Aproveitar o potencial como a oratória nos Movimentos Estudantis

-Verificar os campos de interesse dele na escola ou ONG

1 - Reunião com os pais e o adolescente em conjunto para um diálogo sobre o comportamento inapropriado dele.

2 - Inseri-lo num programa especial para alunos mais agressivos.

3 - Aconselhar a aprender um instrumento musical, pois a música é uma das expressões da arte, e também um tipo de terapia.

1 É provável que  ele esteja inserido em um ambiente familiar violento. Então a primeira ação seria entender a raiz

2 Propor o direcionamento para uma atividade que ele goste como arte, esporte, musica para gastar essa energia ruim em beneficio próprio.

3 Com os resultados ele já seria um individuo introduzido em ambientes saudáveis se tornando benéfico para a sociedade

 

 

Acredito que Eduardo criou uma autoimagem, "superego", para lidar com as dores e traumas que o fazem sofrer, ser o "cara" que todos temem e que todos obedecem por meio da violência o faz ter a sensação de poder, o que é um" mecanismo de defesa" que gera prazer na fuga da realidade, esse criado pelo superego para que ele não sofra a dor de sua realidade que pode ser (isso é uma hipótese) a desconstrução do lar por não ter um pai ou mãe, ou a violência e abusos dos pais, ou de terceiros em relação a ele, pobreza extrema, etc. 

Acredito que podem ser sugeridas três atividades:

1 - Criação de um jogo com cartões onde várias realidades podem ser apresentadas, experiências que podem gerar identificação com sua própria realidade, que o façam se ver dentro daquele contexto e propor soluções para o mesmo, e avaliar as consequências de seus comportamentos através da dinâmica do jogo, e assim levá-lo a entender e avaliar as perdas e ganhos de manter os mesmos comportamentos e ao mesmo tempo  ouvir a realidade de outros colegas dentro do contexto do jogo para gerar empatia e sensibilidade em relação aos colegas.

2 - Atividade um pouco mais complexa, mas com enfrentamento da realidade, onde ele pode ver as consequências de seus atos na experiência real de um jovem adulto que escolheu se manter no mesmo caminho que ele está, para gerar a reflexão nele e levá-lo a entender como sua vida inteira pode ser afetada e quanta dor ele pode ter no futuro se não der meia volta,  e em contrapartida trazer outro jovem que tenha vivenciado o mesmo ambiente e feito as escolhas certas, e os benefícios que colheu por mudar, e não se manter numa posição autodestrutiva, e depois todos debaterem ou escreverem os ganhos que tiveram ao ouvirem os dois jovens.

3 - Reforço positivo, promovendo um dia para expressões artísticas, onde vários jovens de diversas artes, atividades esportivas, música, pintura, esportes radicais e tradicionais, possam contar suas trajetórias e levá-lo a escolher a expressão artística que ele mais se identificou e apoiá-lo nesse processo. Assim ele poderá transferir para algo positivo e produtivo o que foi sublimado pela psique.

Acredito que essas atividades podem contribuir para que Eduardo consiga iniciar o processo de mudança e transformação.

Genilson Nunes has reacted to this post.
Genilson Nunes

A abordagem seria uma intervenção onde o paciente se expressasse de forma livre, trazendo a busca pela tranquilização da consciência, incentivando-o na busca por atividades nas quais pudesse se expressar de forma a beneficiar a organização social, sendo nos campos: intelectuais, artísticos e religiosos.

PreviousPage 459 of 614Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱