Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 470 of 697Next

Primeiramente iria encaminha-ló para passar por análise, para compreender como começou estes problemas e qual a possível causa, iria propor alguma atividade onde ele consegue descarregar um pouco de sua energia, como futebol, karatê, algo neste sentido. Importante também buscar compreender o contexto familiar em que ele vive!

0. Conversar com o garoto e entender melhor o seu contexto e atividades de preferência.

1. A primeira atividade seria algo esportivo, como futebol.

2. A segunda com um tom mais artístico: desenho ou pintura

3. A terceira seria a interação virtual com acompanhamento: algum jogo onde o garoto teria um direcionamento no sentido de entender seus próprios sentimentos e lidar com eles.

Considerando os três componentes do aparelho psíquico Id, Ego e Superego podemos supor que:

Eduardo possui o superego alimentado pelo ambiente em que cresceu, onde os valores e crenças não são reforçados levando em consideração o bem-estar social, portanto seu Id age pelo instinto e seu ego não trabalha na autopreservação de um grupo e sim de si próprio.

Diante dessa situação, algumas atividades podem ser sugeridas:

  • Aumento de atividades em grupo de forma que todos deverão ter um papel importante na solução de problemas e que, caso não trabalhem em equipe, todos são prejudicados.
  • Atividades que possuem interação não violenta para a resolução de problemas, como por exemplo, tomadas de decisões em grupo, em que seja possível enxergar a recompensa ao se trabalhar em conjunto e uma recompensa menor ao "quebrar" regras sociais de convívio.
  • Entender as formas de expressão do Eduardo e realizar atividades em que ele possa utilizar esse instinto de forma a trazer benefícios, como por exemplo a arte (música, pintura, teatro, etc), assim como o conceito de sublimação nos trás.

Se o que causa o conflito externo é o interno não observado, eu convidaria o jovem à autorreflexão de sua vida, sua família, sua história. Utilizando-me do conceito de sublimação, inseriria Eduardo em um grupo de outros jovens aonde ele pudesse se expressar intelectual ou fisicamente (como um curso de pintura ou esportes). Por fim, levaria Eduardo a realização dos motivos interiores que motivam esses comportamentos.

Tendo em conta a teoria da sublimação de Freud, proporia atividades recreativas, artísticas ou algum esporte, depois de uma conversa para tentar extrair o motivo deste comportamento.

 

Ele tem que ser assistido para uma resignificação.

O primeiro passo é buscar uma analise do porque desse comportamento, com a compreensão fica mais facil achar uma forma de inserir a criança e ter resultados mais satisfatório.

1. Acolhimento

2. Diálogo pra saber sobre sua família, criação, etc...

3. Entender como ele é, pra poder orientar sobre suas habilidades e focalizar pra alguma atividade específica.

Citação de ozeiaszac@yahoo.com.br em outubro 29, 2021, 7:13 pm

A primeira coisa é investigar como é seu relacionamento familiar.

Após sentar com o mesmo para explicar ou mostrar o verdadeiro sentido de viver em sociedade.

Buscar atendimentoo especializado para ajudá-lo

E issso

Conversaria com ele sobre seu comportamento

Envolveria em uma atividade esportiva

Providenciaria um profissional para o acompanhar

PreviousPage 470 of 697Next