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Desafio - Módulo I

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A primeira ação seria conversar com os familiares e verificar como é a relação familiar do Eduardo, a convivência com os amigos fora da escola e as influências do bairro onde vive.

A segunda seria propor atividades extras como esportes, teatro, leitura.

A terceira seria procurar tratamento psicológico para ele.

1 - Conversa franca, buscando entender a origem do comportamento agressivo.

2 - Direcionar para uma atividade física, talvez um esporte de luta, para canalizar a agressividade.

3 - Usar a música como uma alternativa, um aprendizado a um instrumento musical, no auxílio à sublimação.

De acordo com a compreensão Freudiana, sobre sublimação, eu apresentaria ações/atividades as quais Eduardo pudesse transformar seus impulsos,  angustias e agressividade em algo onde fosse possível extravasar e liberar toda essa energia, que resulta em ações negativas para ações positivas, vale ressaltar que tais atividades seriam escolhidas em uma conversa com Eduardo, identificando o que ele gosta de fazer, como por exemplo, praticar aulas de dança, como Street Dance, praticar desenhos e pinturas livres, como grafite, e também em atividades de liderança, onde ele se sentisse responsável pelo cuidado e bom andamento da turma. Essas ações são ferramentas importantes, as quais Eduardo vai ter a oportunidade de construir melhores relacionamentos e ter um bom convívio social tanto na escola como na sociedade em geral.

Acolher e criança e propor espaços e momentos pedagógicos para que possa falar sobre suas emoções, estimular a comunicação direta e "indireta" e desenvolver atividades de sua preferência.

Buscar auxílio com a família, visando a parceria entre escola e família.

Caso necessário, buscar apoio e possíveis encaminhamentos para rede de.apoio e especialistas .

1°  Analisar os fatos , o porque das agressões , pois ele precisa de acolhimento familiar e uma ajuda especializada.

2° Ter um bom dialogo com o Eduardo e ouvir o que ele tem a dizer sobre esse comportamento e o porque ele faz isso , e o  que faz ele a fazer isso . E vê o que pode ser feito para que ele possa mudar o jeito de ele agir e usar algumas estratégias  ex: esportes , literatura, etc.

3°E descobrir o que faz ele se sentir motivado para ele ter uma convivência social estabilizada

O primeiro passo é entrar no mundo do adolescente e descobrir o que causa esse comportamento nele.

O segundo passo é trazer a família para o mundo dele para que juntos encontrem uma solução e concertem o que esta errado.

O terceiro passo é buscar algo que canalize essa agressividade gratuita para algo bom e produtivo.

Identificar junto aos pais como é o convívio familiar. Como são as tratativas dentro do lar, se possuí outros irmãos e como são suas atitudes nesse ambiente.

Inseri-lo em atividades que possam contribuir com sua autoestima, confiança, demonstrar que ele é importante para o grupo.

De princípio, a primeira ação seria conquistar a confiança do adolescente. Depois procurar saber como é a vida familiar, é importante saber através do ponto de vista dele. Depois desses passos, fica mais fácil orientar e ajudar na mudança do indivíduo. É importante saber a origem dele agir dessa maneira.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Analisar o meio familiar em que Eduardo está inserido.

Propor atividades psicoterapêuticas no ambiente social (tanto o familiar como o escolar) para assim inseri-lo.

Conversar com Eduardo para saber oque o motiva, oque o deixa animado, quais tarefas lhe dão prazer para direcioná-lo a um melhor convívio social.

A adolescência é uma fase da vida dos indivíduos situada entre a infância
e a vida adulta, conhecida biologicamente por ser cheia de mudanças fisiológicas
e corporais, e que tem sido observada pela psicologia e pela psicanálise apenas
mais de perto recentemente. Calligaris diz que o início da adolescência tem
relação direta com as mudanças fisiológicas da puberdade, podendo até
começar um pouco antes, segundo alguns pesquisadores, pois há um
comportamento típico dessa idade que antecede as mudanças fisiológicas de
uma adolescência precoce, ou um ano depois, quando essas mudanças já foram
bem estabelecidas. Para o autor, independentemente dessas mudanças
fisiológicas, a questão da adolescência é na verdade a imagem que o
adolescente faz de si, e como ele se sente preso entre a infância e a vida adulta.

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