Desafio - Módulo I
Citação de Alexandro de Jesus Sampaio em junho 30, 2024, 2:36 pmTransformar os desejos e energias inconsciente em determinados impulsos, ou seja, atitudes aceitas e úteis. Direcionar uma parte dos impulsos e agressividade em favor de tarefas produtivas como: esporte, arte, trabalho, etc...
Transformar os desejos e energias inconsciente em determinados impulsos, ou seja, atitudes aceitas e úteis. Direcionar uma parte dos impulsos e agressividade em favor de tarefas produtivas como: esporte, arte, trabalho, etc...
Citação de laurenice silva de alcantara em junho 30, 2024, 5:15 pm1- Primeiramente, credito que seria de fundamental importância a investigação sobre o ambiente, as situações e a forma de como ele foi criado. Conforme a sublimação seu comportamento demonstra o mecanismo de defesa como resultado de experiências as quais seu inconsciente registrou.
2- A partir do conhecimento das suas experiências, poderia ser traçado as possibilidades do que havia sido registrado no seu inconsciente que o levava ao mecanismo de defesa que ele apresentava inconscientemente.
3- Após o mínimo de conhecimento sobre a razão das suas atitudes através da investigação em conversas com ele e com a família, desenvolver o melhor caminho para que ele trate de maneira consciente ou até mesmo inconsciente (com ferramentas como PNL) as suas atitudes que fogem em demasia a boa convivência social.
1- Primeiramente, credito que seria de fundamental importância a investigação sobre o ambiente, as situações e a forma de como ele foi criado. Conforme a sublimação seu comportamento demonstra o mecanismo de defesa como resultado de experiências as quais seu inconsciente registrou.
2- A partir do conhecimento das suas experiências, poderia ser traçado as possibilidades do que havia sido registrado no seu inconsciente que o levava ao mecanismo de defesa que ele apresentava inconscientemente.
3- Após o mínimo de conhecimento sobre a razão das suas atitudes através da investigação em conversas com ele e com a família, desenvolver o melhor caminho para que ele trate de maneira consciente ou até mesmo inconsciente (com ferramentas como PNL) as suas atitudes que fogem em demasia a boa convivência social.
Citação de Gilvan Santos de Almeida em junho 30, 2024, 6:37 pmInicialmente, será necessário conversar com os pais para saber como se dá o relacionamento familiar. Em seguida, envolver também o adolescente nessa conversa, trabalhando junto com a família buscando sempre o apoio dos pais no sentido de ajudar Eduardo em suas atividades escolares e extraescolares. Por último, envolver Eduardo em alguma atividade significativa para que ele utilize sua energia, ora mal direcionada, para um fim proveitoso para a toda a coletividade.
Inicialmente, será necessário conversar com os pais para saber como se dá o relacionamento familiar. Em seguida, envolver também o adolescente nessa conversa, trabalhando junto com a família buscando sempre o apoio dos pais no sentido de ajudar Eduardo em suas atividades escolares e extraescolares. Por último, envolver Eduardo em alguma atividade significativa para que ele utilize sua energia, ora mal direcionada, para um fim proveitoso para a toda a coletividade.
Citação de Analice Carvalho dos Santos Mendonca em junho 30, 2024, 7:08 pm1- A principio conversar com ele a respeito de sua maneira de agir e de se ver no mundo;
2 - Como está a sua convivência familiar e detalhes da sua infância e sentimentos internos;
3- Sua socialização com o externo ocorre de forma fluida ou está visivelmente abalada e retraida.
1- A principio conversar com ele a respeito de sua maneira de agir e de se ver no mundo;
2 - Como está a sua convivência familiar e detalhes da sua infância e sentimentos internos;
3- Sua socialização com o externo ocorre de forma fluida ou está visivelmente abalada e retraida.
Citação de rodrigosoliveira em junho 30, 2024, 7:48 pmTítulo: Propostas para Sublimação e Mudança Comportamental
Após refletir sobre o caso de Eduardo e com base na compreensão freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações para promover uma mudança positiva em seu comportamento:
- Atividades Artísticas e Esportivas: Envolver Eduardo em projetos de arte, como pintura ou música, e em esportes coletivos. Essas atividades podem canalizar suas energias de maneira construtiva, ajudando a sublimar impulsos agressivos e fortalecendo sua autoexpressão de forma saudável.
- Grupos de Reflexão e Diálogo: Estabelecer grupos de reflexão onde Eduardo e outros adolescentes possam discutir seus sentimentos e comportamentos. Esse ambiente seguro pode fomentar o autoconhecimento e a empatia, contribuindo para uma mudança de perspectiva em relação aos colegas.
- Mentoria Positiva: Designar um mentor que sirva como modelo de comportamento, auxiliando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e resolução de conflitos. A relação com um mentor pode oferecer apoio e orientação, promovendo uma integração mais harmoniosa no ambiente escolar e social.
Essas ações visam transformar potenciais destrutivos em contribuições positivas para a sociedade, beneficiando tanto Eduardo quanto a comunidade ao seu redor.
Título: Propostas para Sublimação e Mudança Comportamental
Após refletir sobre o caso de Eduardo e com base na compreensão freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações para promover uma mudança positiva em seu comportamento:
- Atividades Artísticas e Esportivas: Envolver Eduardo em projetos de arte, como pintura ou música, e em esportes coletivos. Essas atividades podem canalizar suas energias de maneira construtiva, ajudando a sublimar impulsos agressivos e fortalecendo sua autoexpressão de forma saudável.
- Grupos de Reflexão e Diálogo: Estabelecer grupos de reflexão onde Eduardo e outros adolescentes possam discutir seus sentimentos e comportamentos. Esse ambiente seguro pode fomentar o autoconhecimento e a empatia, contribuindo para uma mudança de perspectiva em relação aos colegas.
- Mentoria Positiva: Designar um mentor que sirva como modelo de comportamento, auxiliando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e resolução de conflitos. A relação com um mentor pode oferecer apoio e orientação, promovendo uma integração mais harmoniosa no ambiente escolar e social.
Essas ações visam transformar potenciais destrutivos em contribuições positivas para a sociedade, beneficiando tanto Eduardo quanto a comunidade ao seu redor.
Citação de hosanagomes em junho 30, 2024, 8:58 pm1. Avaliar o contexto familiar
2. Explorar atividades nas quais ele consiga expressar suas emoções sem que isso cause prejuízos a outras pessoas.
3. buscar entender o motivo, tratar a causa dessas atitudes através da análise.
1. Avaliar o contexto familiar
2. Explorar atividades nas quais ele consiga expressar suas emoções sem que isso cause prejuízos a outras pessoas.
3. buscar entender o motivo, tratar a causa dessas atitudes através da análise.
Citação de Elenilson Evangelista em junho 30, 2024, 11:38 pm1- Primeiro,analisar e encontrar a origem do problema na questão da relação no convívio familiar.
2- O objetivo é achar uma solução prática para ajudar o indivíduo no caso o Eduardo, a melhorar seu comportamento.
3- Fazer um acompanhamento e análise do seu comportamento no intuito de ajudá-lo a encontrar o auto controle, para que se sinta,pertencendo na quele convívio e se interagindo com os colegas
1- Primeiro,analisar e encontrar a origem do problema na questão da relação no convívio familiar.
2- O objetivo é achar uma solução prática para ajudar o indivíduo no caso o Eduardo, a melhorar seu comportamento.
3- Fazer um acompanhamento e análise do seu comportamento no intuito de ajudá-lo a encontrar o auto controle, para que se sinta,pertencendo na quele convívio e se interagindo com os colegas
Citação de Fernanda Betania em julho 1, 2024, 3:46 amSem um historico familiar ficaria dificio uma reposta. Provavelmente por apresentar uma baixa consienciosidade por uma falta de compreensão de limites Eduardo pode estar replicando o que vive fora do ambiente escolar. Por outro lado ele pode viver em um ambiente onde o respeito e imposto na forma de agressão e ameaças então ele novamente replica ou reproduz o que seu consciente entende por respeito. Uma analise do ambiente familiar, um trabalho voltado ao entendimento sobre respeito e autoridade para que Eduardo entenda a diferença entre estas palavras e um trabalho de mudança de paradigmas. Na minha opinião seria uma conduta assertiva. Mas tudo isso com um olhar humanizado de quem trata.
Sem um historico familiar ficaria dificio uma reposta. Provavelmente por apresentar uma baixa consienciosidade por uma falta de compreensão de limites Eduardo pode estar replicando o que vive fora do ambiente escolar. Por outro lado ele pode viver em um ambiente onde o respeito e imposto na forma de agressão e ameaças então ele novamente replica ou reproduz o que seu consciente entende por respeito. Uma analise do ambiente familiar, um trabalho voltado ao entendimento sobre respeito e autoridade para que Eduardo entenda a diferença entre estas palavras e um trabalho de mudança de paradigmas. Na minha opinião seria uma conduta assertiva. Mas tudo isso com um olhar humanizado de quem trata.
Citação de Welliton Elias Cardoso em julho 1, 2024, 3:50 amPrimeiramente é preciso conhecer a estrutura familiar dele, buscando a origem de seus comportamentos agressivos, segunda coisa é tentar resgatar ele da situação, caso ainda esteja presenciando algo em seu meio familiar, e terceiro uma grande solução é de preencher o tempo dele com diversas atividades como esportes,etc.
Primeiramente é preciso conhecer a estrutura familiar dele, buscando a origem de seus comportamentos agressivos, segunda coisa é tentar resgatar ele da situação, caso ainda esteja presenciando algo em seu meio familiar, e terceiro uma grande solução é de preencher o tempo dele com diversas atividades como esportes,etc.
Citação de JulianeaSantos em julho 1, 2024, 10:54 amO primeiro passo seria conversar com o aluno e perceber quais são as suas dificuldades e necessidades.
Segundo passo, conversar com os pais do Eduardo investigar o que pode estar gerando esse tipo de comportamento.
A partir dessas informações, tentar estimular atitudes positivas através de ações que aos poucos vão mudando a visão dele sobre si mesmo, sobre os outros e sobre a vida.
JULIANE ANTUNES DOS SANTOS
O primeiro passo seria conversar com o aluno e perceber quais são as suas dificuldades e necessidades.
Segundo passo, conversar com os pais do Eduardo investigar o que pode estar gerando esse tipo de comportamento.
A partir dessas informações, tentar estimular atitudes positivas através de ações que aos poucos vão mudando a visão dele sobre si mesmo, sobre os outros e sobre a vida.
JULIANE ANTUNES DOS SANTOS
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱