Desafio - Módulo I
Citação de Analice Carvalho dos Santos Mendonca em junho 30, 2024, 7:08 pm1- A principio conversar com ele a respeito de sua maneira de agir e de se ver no mundo;
2 - Como está a sua convivência familiar e detalhes da sua infância e sentimentos internos;
3- Sua socialização com o externo ocorre de forma fluida ou está visivelmente abalada e retraida.
1- A principio conversar com ele a respeito de sua maneira de agir e de se ver no mundo;
2 - Como está a sua convivência familiar e detalhes da sua infância e sentimentos internos;
3- Sua socialização com o externo ocorre de forma fluida ou está visivelmente abalada e retraida.
Citação de rodrigosoliveira em junho 30, 2024, 7:48 pmTítulo: Propostas para Sublimação e Mudança Comportamental
Após refletir sobre o caso de Eduardo e com base na compreensão freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações para promover uma mudança positiva em seu comportamento:
- Atividades Artísticas e Esportivas: Envolver Eduardo em projetos de arte, como pintura ou música, e em esportes coletivos. Essas atividades podem canalizar suas energias de maneira construtiva, ajudando a sublimar impulsos agressivos e fortalecendo sua autoexpressão de forma saudável.
- Grupos de Reflexão e Diálogo: Estabelecer grupos de reflexão onde Eduardo e outros adolescentes possam discutir seus sentimentos e comportamentos. Esse ambiente seguro pode fomentar o autoconhecimento e a empatia, contribuindo para uma mudança de perspectiva em relação aos colegas.
- Mentoria Positiva: Designar um mentor que sirva como modelo de comportamento, auxiliando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e resolução de conflitos. A relação com um mentor pode oferecer apoio e orientação, promovendo uma integração mais harmoniosa no ambiente escolar e social.
Essas ações visam transformar potenciais destrutivos em contribuições positivas para a sociedade, beneficiando tanto Eduardo quanto a comunidade ao seu redor.
Título: Propostas para Sublimação e Mudança Comportamental
Após refletir sobre o caso de Eduardo e com base na compreensão freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações para promover uma mudança positiva em seu comportamento:
- Atividades Artísticas e Esportivas: Envolver Eduardo em projetos de arte, como pintura ou música, e em esportes coletivos. Essas atividades podem canalizar suas energias de maneira construtiva, ajudando a sublimar impulsos agressivos e fortalecendo sua autoexpressão de forma saudável.
- Grupos de Reflexão e Diálogo: Estabelecer grupos de reflexão onde Eduardo e outros adolescentes possam discutir seus sentimentos e comportamentos. Esse ambiente seguro pode fomentar o autoconhecimento e a empatia, contribuindo para uma mudança de perspectiva em relação aos colegas.
- Mentoria Positiva: Designar um mentor que sirva como modelo de comportamento, auxiliando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e resolução de conflitos. A relação com um mentor pode oferecer apoio e orientação, promovendo uma integração mais harmoniosa no ambiente escolar e social.
Essas ações visam transformar potenciais destrutivos em contribuições positivas para a sociedade, beneficiando tanto Eduardo quanto a comunidade ao seu redor.
Citação de hosanagomes em junho 30, 2024, 8:58 pm1. Avaliar o contexto familiar
2. Explorar atividades nas quais ele consiga expressar suas emoções sem que isso cause prejuízos a outras pessoas.
3. buscar entender o motivo, tratar a causa dessas atitudes através da análise.
1. Avaliar o contexto familiar
2. Explorar atividades nas quais ele consiga expressar suas emoções sem que isso cause prejuízos a outras pessoas.
3. buscar entender o motivo, tratar a causa dessas atitudes através da análise.
Citação de Elenilson Evangelista em junho 30, 2024, 11:38 pm1- Primeiro,analisar e encontrar a origem do problema na questão da relação no convívio familiar.
2- O objetivo é achar uma solução prática para ajudar o indivíduo no caso o Eduardo, a melhorar seu comportamento.
3- Fazer um acompanhamento e análise do seu comportamento no intuito de ajudá-lo a encontrar o auto controle, para que se sinta,pertencendo na quele convívio e se interagindo com os colegas
1- Primeiro,analisar e encontrar a origem do problema na questão da relação no convívio familiar.
2- O objetivo é achar uma solução prática para ajudar o indivíduo no caso o Eduardo, a melhorar seu comportamento.
3- Fazer um acompanhamento e análise do seu comportamento no intuito de ajudá-lo a encontrar o auto controle, para que se sinta,pertencendo na quele convívio e se interagindo com os colegas
Citação de Fernanda Betania em julho 1, 2024, 3:46 amSem um historico familiar ficaria dificio uma reposta. Provavelmente por apresentar uma baixa consienciosidade por uma falta de compreensão de limites Eduardo pode estar replicando o que vive fora do ambiente escolar. Por outro lado ele pode viver em um ambiente onde o respeito e imposto na forma de agressão e ameaças então ele novamente replica ou reproduz o que seu consciente entende por respeito. Uma analise do ambiente familiar, um trabalho voltado ao entendimento sobre respeito e autoridade para que Eduardo entenda a diferença entre estas palavras e um trabalho de mudança de paradigmas. Na minha opinião seria uma conduta assertiva. Mas tudo isso com um olhar humanizado de quem trata.
Sem um historico familiar ficaria dificio uma reposta. Provavelmente por apresentar uma baixa consienciosidade por uma falta de compreensão de limites Eduardo pode estar replicando o que vive fora do ambiente escolar. Por outro lado ele pode viver em um ambiente onde o respeito e imposto na forma de agressão e ameaças então ele novamente replica ou reproduz o que seu consciente entende por respeito. Uma analise do ambiente familiar, um trabalho voltado ao entendimento sobre respeito e autoridade para que Eduardo entenda a diferença entre estas palavras e um trabalho de mudança de paradigmas. Na minha opinião seria uma conduta assertiva. Mas tudo isso com um olhar humanizado de quem trata.
Citação de Welliton Elias Cardoso em julho 1, 2024, 3:50 amPrimeiramente é preciso conhecer a estrutura familiar dele, buscando a origem de seus comportamentos agressivos, segunda coisa é tentar resgatar ele da situação, caso ainda esteja presenciando algo em seu meio familiar, e terceiro uma grande solução é de preencher o tempo dele com diversas atividades como esportes,etc.
Primeiramente é preciso conhecer a estrutura familiar dele, buscando a origem de seus comportamentos agressivos, segunda coisa é tentar resgatar ele da situação, caso ainda esteja presenciando algo em seu meio familiar, e terceiro uma grande solução é de preencher o tempo dele com diversas atividades como esportes,etc.
Citação de JulianeaSantos em julho 1, 2024, 10:54 amO primeiro passo seria conversar com o aluno e perceber quais são as suas dificuldades e necessidades.
Segundo passo, conversar com os pais do Eduardo investigar o que pode estar gerando esse tipo de comportamento.
A partir dessas informações, tentar estimular atitudes positivas através de ações que aos poucos vão mudando a visão dele sobre si mesmo, sobre os outros e sobre a vida.
JULIANE ANTUNES DOS SANTOS
O primeiro passo seria conversar com o aluno e perceber quais são as suas dificuldades e necessidades.
Segundo passo, conversar com os pais do Eduardo investigar o que pode estar gerando esse tipo de comportamento.
A partir dessas informações, tentar estimular atitudes positivas através de ações que aos poucos vão mudando a visão dele sobre si mesmo, sobre os outros e sobre a vida.
JULIANE ANTUNES DOS SANTOS
Citação de Rosemary Cristina Pinto em julho 1, 2024, 11:26 am
- Conversar com o adolescente, tentar entender melhor, seus hábitos, rotina e sentimentos.
- Conversaria com a família, pais ou responsáveis, entender a dinâmica familiar.
- Buscaria recursos das politicas públicas do território onde ele reside, para inseri-lo em atividades e acompanhamentos pertinentes.
- Conversar com o adolescente, tentar entender melhor, seus hábitos, rotina e sentimentos.
- Conversaria com a família, pais ou responsáveis, entender a dinâmica familiar.
- Buscaria recursos das politicas públicas do território onde ele reside, para inseri-lo em atividades e acompanhamentos pertinentes.
Citação de Giseledavoli83 em julho 1, 2024, 4:18 pmBuscar conhecer o histórico de convivência familiar através do diálogo.
Propor atividades em equipe para o aluno.
Aconselhamento e estímulo positivo
Buscar conhecer o histórico de convivência familiar através do diálogo.
Propor atividades em equipe para o aluno.
Aconselhamento e estímulo positivo
Citação de Daiih em julho 1, 2024, 6:54 pm1°- Acredito que de início é necessário ser feito uma análise familiar. Ou seja, primeiramente ter uma conversa com os pais a respeito dos problemas do aluno na escola e procurar saber como é o seu comportamento em casa, como é o ambiente, a relação entre a família, enfim buscar a origem dessas atitudes.
2°- Após a primeira análise, sugiro que um profissional da escola mesmo, seja professor (a), coordenador (a), ou diretor (a), enfim, alguém que saiba ter uma boa conversa de escuta ativa com o aluno ao ponto dele se sentir confortável e seguro para se abrir e dizer o que sente, sobre sua relação com os pais, com os amigos entre outros. E assim buscar diretamente dele, através de uma conversa saudável informações que possam os levar à solução adequada.
3°- E para último caso, se após essas duas ações não obtiver respostas. Procurar ajuda de profissionais qualificados para conversar com o aluno, o ajudando a entender seus sentimentos e indicando atividades interativas, para que assim ele possa lidar com os problemas internos e substituir esses comportamentos negativos por comportamentos positivos.
1°- Acredito que de início é necessário ser feito uma análise familiar. Ou seja, primeiramente ter uma conversa com os pais a respeito dos problemas do aluno na escola e procurar saber como é o seu comportamento em casa, como é o ambiente, a relação entre a família, enfim buscar a origem dessas atitudes.
2°- Após a primeira análise, sugiro que um profissional da escola mesmo, seja professor (a), coordenador (a), ou diretor (a), enfim, alguém que saiba ter uma boa conversa de escuta ativa com o aluno ao ponto dele se sentir confortável e seguro para se abrir e dizer o que sente, sobre sua relação com os pais, com os amigos entre outros. E assim buscar diretamente dele, através de uma conversa saudável informações que possam os levar à solução adequada.
3°- E para último caso, se após essas duas ações não obtiver respostas. Procurar ajuda de profissionais qualificados para conversar com o aluno, o ajudando a entender seus sentimentos e indicando atividades interativas, para que assim ele possa lidar com os problemas internos e substituir esses comportamentos negativos por comportamentos positivos.