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Desafio - Módulo I

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Transformar os desejos e energias inconsciente em determinados impulsos, ou seja, atitudes aceitas e úteis. Direcionar uma parte dos impulsos e agressividade em favor de tarefas produtivas como: esporte, arte, trabalho, etc...

1- Primeiramente, credito que seria de fundamental importância a investigação sobre o ambiente,  as situações  e a forma de como ele foi criado. Conforme a sublimação seu comportamento demonstra o mecanismo de defesa como resultado de experiências as quais seu inconsciente registrou.

2- A partir do conhecimento das suas experiências, poderia ser traçado as possibilidades do que havia sido registrado no seu inconsciente que o levava ao mecanismo de defesa que ele apresentava inconscientemente.

3- Após o mínimo de  conhecimento sobre  a razão das suas atitudes através da investigação em conversas com ele e com a família, desenvolver o melhor caminho para que ele trate de maneira consciente ou até mesmo inconsciente (com ferramentas como PNL) as suas atitudes que fogem em demasia a boa convivência social.

Inicialmente, será necessário conversar com os pais para saber como se dá o relacionamento familiar. Em seguida, envolver também o adolescente nessa conversa, trabalhando junto com a família buscando sempre o apoio dos pais no sentido de ajudar Eduardo em suas atividades escolares e extraescolares. Por último, envolver Eduardo em alguma atividade significativa para que ele utilize sua energia, ora mal direcionada, para um fim proveitoso para a toda a coletividade.

1- A principio conversar com ele a respeito de sua maneira de agir e de se ver no mundo;

2 - Como está a sua convivência familiar e detalhes da sua infância e sentimentos internos;

3- Sua socialização com o externo ocorre de forma fluida ou está visivelmente abalada e retraida.

Título: Propostas para Sublimação e Mudança Comportamental

Após refletir sobre o caso de Eduardo e com base na compreensão freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações para promover uma mudança positiva em seu comportamento:

  1. Atividades Artísticas e Esportivas: Envolver Eduardo em projetos de arte, como pintura ou música, e em esportes coletivos. Essas atividades podem canalizar suas energias de maneira construtiva, ajudando a sublimar impulsos agressivos e fortalecendo sua autoexpressão de forma saudável.
  2. Grupos de Reflexão e Diálogo: Estabelecer grupos de reflexão onde Eduardo e outros adolescentes possam discutir seus sentimentos e comportamentos. Esse ambiente seguro pode fomentar o autoconhecimento e a empatia, contribuindo para uma mudança de perspectiva em relação aos colegas.
  3. Mentoria Positiva: Designar um mentor que sirva como modelo de comportamento, auxiliando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e resolução de conflitos. A relação com um mentor pode oferecer apoio e orientação, promovendo uma integração mais harmoniosa no ambiente escolar e social.

Essas ações visam transformar potenciais destrutivos em contribuições positivas para a sociedade, beneficiando tanto Eduardo quanto a comunidade ao seu redor.

1. Avaliar o contexto familiar

2. Explorar atividades nas quais ele consiga expressar suas emoções sem que isso cause prejuízos a outras pessoas.

3. buscar entender o motivo, tratar a causa dessas atitudes através da análise.

1- Primeiro,analisar e encontrar a origem do problema na questão da relação no convívio familiar.

2- O objetivo é achar uma solução prática para ajudar o indivíduo  no caso o Eduardo, a melhorar seu comportamento.

3- Fazer um acompanhamento e análise do seu comportamento no intuito de ajudá-lo a encontrar o auto controle, para que se sinta,pertencendo na quele convívio e se interagindo com os colegas

 

Sem um historico familiar ficaria dificio uma reposta. Provavelmente por apresentar uma baixa consienciosidade por uma falta de compreensão de limites Eduardo pode estar replicando o que vive fora do ambiente escolar. Por outro lado ele pode viver em um ambiente onde o respeito e imposto na forma de agressão e ameaças então ele novamente replica ou reproduz o que seu consciente entende por respeito. Uma analise do ambiente familiar, um trabalho voltado ao entendimento sobre respeito e autoridade para que Eduardo entenda a diferença entre estas palavras e um trabalho de mudança de paradigmas. Na minha opinião seria uma conduta assertiva. Mas tudo isso com um olhar humanizado de quem trata.

Primeiramente é preciso conhecer a estrutura familiar dele, buscando a origem de seus comportamentos agressivos, segunda coisa é tentar resgatar ele da situação, caso ainda esteja presenciando algo em seu meio familiar, e terceiro uma grande solução é de preencher o tempo dele com diversas atividades como esportes,etc.

O primeiro passo seria conversar com o aluno e perceber quais são as suas dificuldades e necessidades.

Segundo passo, conversar com os pais do Eduardo investigar o que pode estar gerando esse tipo de comportamento.

A partir dessas informações, tentar estimular atitudes positivas através de ações que aos poucos vão mudando a visão dele sobre si mesmo, sobre os  outros e sobre a vida.

JULIANE ANTUNES DOS SANTOS

 

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