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Desafio - Módulo I

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1- A principio conversar com ele a respeito de sua maneira de agir e de se ver no mundo;

2 - Como está a sua convivência familiar e detalhes da sua infância e sentimentos internos;

3- Sua socialização com o externo ocorre de forma fluida ou está visivelmente abalada e retraida.

Título: Propostas para Sublimação e Mudança Comportamental

Após refletir sobre o caso de Eduardo e com base na compreensão freudiana da sublimação, proponho as seguintes ações para promover uma mudança positiva em seu comportamento:

  1. Atividades Artísticas e Esportivas: Envolver Eduardo em projetos de arte, como pintura ou música, e em esportes coletivos. Essas atividades podem canalizar suas energias de maneira construtiva, ajudando a sublimar impulsos agressivos e fortalecendo sua autoexpressão de forma saudável.
  2. Grupos de Reflexão e Diálogo: Estabelecer grupos de reflexão onde Eduardo e outros adolescentes possam discutir seus sentimentos e comportamentos. Esse ambiente seguro pode fomentar o autoconhecimento e a empatia, contribuindo para uma mudança de perspectiva em relação aos colegas.
  3. Mentoria Positiva: Designar um mentor que sirva como modelo de comportamento, auxiliando Eduardo a desenvolver habilidades sociais e resolução de conflitos. A relação com um mentor pode oferecer apoio e orientação, promovendo uma integração mais harmoniosa no ambiente escolar e social.

Essas ações visam transformar potenciais destrutivos em contribuições positivas para a sociedade, beneficiando tanto Eduardo quanto a comunidade ao seu redor.

1. Avaliar o contexto familiar

2. Explorar atividades nas quais ele consiga expressar suas emoções sem que isso cause prejuízos a outras pessoas.

3. buscar entender o motivo, tratar a causa dessas atitudes através da análise.

1- Primeiro,analisar e encontrar a origem do problema na questão da relação no convívio familiar.

2- O objetivo é achar uma solução prática para ajudar o indivíduo  no caso o Eduardo, a melhorar seu comportamento.

3- Fazer um acompanhamento e análise do seu comportamento no intuito de ajudá-lo a encontrar o auto controle, para que se sinta,pertencendo na quele convívio e se interagindo com os colegas

 

Sem um historico familiar ficaria dificio uma reposta. Provavelmente por apresentar uma baixa consienciosidade por uma falta de compreensão de limites Eduardo pode estar replicando o que vive fora do ambiente escolar. Por outro lado ele pode viver em um ambiente onde o respeito e imposto na forma de agressão e ameaças então ele novamente replica ou reproduz o que seu consciente entende por respeito. Uma analise do ambiente familiar, um trabalho voltado ao entendimento sobre respeito e autoridade para que Eduardo entenda a diferença entre estas palavras e um trabalho de mudança de paradigmas. Na minha opinião seria uma conduta assertiva. Mas tudo isso com um olhar humanizado de quem trata.

Primeiramente é preciso conhecer a estrutura familiar dele, buscando a origem de seus comportamentos agressivos, segunda coisa é tentar resgatar ele da situação, caso ainda esteja presenciando algo em seu meio familiar, e terceiro uma grande solução é de preencher o tempo dele com diversas atividades como esportes,etc.

O primeiro passo seria conversar com o aluno e perceber quais são as suas dificuldades e necessidades.

Segundo passo, conversar com os pais do Eduardo investigar o que pode estar gerando esse tipo de comportamento.

A partir dessas informações, tentar estimular atitudes positivas através de ações que aos poucos vão mudando a visão dele sobre si mesmo, sobre os  outros e sobre a vida.

JULIANE ANTUNES DOS SANTOS

 

  1. Conversar com o adolescente, tentar entender melhor, seus hábitos, rotina e sentimentos.
  2. Conversaria com a família, pais ou responsáveis, entender a dinâmica familiar.
  3. Buscaria  recursos das politicas públicas do território onde ele reside, para inseri-lo em atividades e acompanhamentos pertinentes.

Buscar conhecer o histórico de convivência familiar através do diálogo.

Propor atividades em equipe para o aluno.

Aconselhamento e estímulo positivo

 

 

1°- Acredito que de início é necessário ser feito uma análise familiar. Ou seja, primeiramente ter uma conversa com os pais a respeito dos problemas do aluno na escola e procurar saber como é o seu comportamento em casa, como é o ambiente, a relação entre a família, enfim buscar a origem dessas atitudes.

2°- Após a primeira análise, sugiro que um profissional da escola mesmo, seja professor (a), coordenador (a), ou diretor (a), enfim, alguém que saiba ter uma boa conversa de escuta ativa com o aluno ao ponto dele se sentir confortável e seguro para se abrir e dizer o que sente, sobre sua relação com os pais, com os amigos entre outros. E assim buscar diretamente dele, através de uma conversa saudável informações que possam os levar à solução adequada.

3°- E para último caso, se após essas duas ações não obtiver respostas. Procurar ajuda de profissionais qualificados para conversar com o aluno, o ajudando a entender seus sentimentos e indicando atividades interativas, para que assim ele possa lidar com os problemas internos e substituir esses comportamentos negativos por comportamentos positivos.

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