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Desafio - Módulo I

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Na psicanálise,

Cite três ações/atividade que podem favorecer a mudança de comportamento de Eduardo, menino agressivo e opressor de outros mais novos, sem interesse nas atividades dentro de classe e suas notas escolares eram ruins.

 

Na psicanálise, diversas ações e atividades podem ser utilizadas para auxiliar na mudança de comportamento de Eduardo, o menino agressivo e opressor, com desinteresse pelas atividades em sala de aula e notas baixas. Abaixo, listo três delas, com explicações detalhadas sobre como podem ser implementadas e seus potenciais benefícios:

 

  1. Brincadeira terapêutica:

Descrição: A brincadeira terapêutica é uma ferramenta poderosa na psicanálise infantil, pois permite que a criança se expresse livremente, explore suas emoções e pensamentos de forma lúdica e segura. Através do brincar, Eduardo pode:

Explorar seus sentimentos de agressividade e opressão: Através de personagens e situações imaginárias, ele pode encenar situações de conflito e agressividade, externalizando seus sentimentos e pensamentos de forma segura e controlada. O psicanalista, por sua vez, pode ajudá-lo a entender as raízes desses sentimentos e desenvolver mecanismos mais saudáveis para lidar com eles.

Desenvolver empatia: Através da brincadeira com bonecas, fantoches ou dramatizações, Eduardo pode se colocar no lugar dos outros, especialmente das crianças que ele costuma oprimir. Isso pode ajudá-lo a desenvolver empatia e entender o impacto de suas ações nos outros.

Praticar novas formas de interação: Através de jogos cooperativos e atividades em grupo, Eduardo pode aprender a interagir com os outros de forma mais positiva e respeitosa. O psicanalista pode incentivá-lo a cooperar, compartilhar e negociar, ensinando-lhe habilidades importantes para a vida social.

Benefícios: A brincadeira terapêutica pode trazer diversos benefícios para Eduardo, como:

Redução da agressividade e comportamentos opressores;

Maior autoconhecimento e compreensão de seus sentimentos;

Desenvolvimento de empatia e habilidades sociais;

Melhora na autoestima e na autoconfiança;

Maior interesse pelas atividades em sala de aula.

 

  1. Análise dos desenhos:

Descrição: A análise dos desenhos é outra ferramenta valiosa na psicanálise infantil, pois permite que o psicanalista compreenda melhor o mundo interno da criança, seus pensamentos, sentimentos e conflitos. Através da análise dos desenhos de Eduardo, o psicanalista pode:

Identificar temas recorrentes: Temas como raiva, frustração, medo ou insegurança podem se manifestar nos desenhos de Eduardo, fornecendo pistas importantes sobre suas angústias e necessidades.

Observar a simbologia: Cores, formas, personagens e cenários utilizados nos desenhos podem ter significados simbólicos que revelam aspectos inconscientes da mente de Eduardo.

Avaliar o desenvolvimento emocional: A análise dos desenhos também pode fornecer informações sobre o desenvolvimento emocional de Eduardo, como sua capacidade de lidar com frustrações, expressar emoções e se relacionar com os outros.

Benefícios: A análise dos desenhos pode trazer diversos benefícios para Eduardo, como:

 

Maior autoconhecimento e compreensão de seus sentimentos;

Identificação de conflitos internos e traumas;

Estimulação da criatividade e da expressão emocional;

Fortalecimento da relação terapêutica com o psicanalista.

 

  1. Interpretação de histórias:

Descrição: A interpretação de histórias é uma técnica que utiliza contos infantis, fábulas ou mitos para explorar os conflitos internos da criança. Através da análise da forma como Eduardo responde às histórias, o psicanalista pode:

Identificar padrões de comportamento: A maneira como Eduardo se identifica com os personagens, suas reações aos eventos da história e suas interpretações do enredo podem revelar pistas sobre seus próprios comportamentos e padrões de pensamento.

Explorar temas emocionais: As histórias podem ser utilizadas para abordar temas como agressividade, medo, insegurança ou luto, de forma segura e indireta, facilitando a exploração desses sentimentos por Eduardo.

Promover a reflexão: Através da discussão sobre as histórias, Eduardo pode ser incentivado a refletir sobre suas próprias ações e as consequências delas, desenvolvendo um senso de responsabilidade e empatia.

Benefícios: A interpretação de histórias pode trazer diversos benefícios para Eduardo, como:

Maior autoconhecimento e compreensão de seus sentimentos;

Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e reflexivo;

Estímulo à criatividade e à imaginação;

Fortalecimento da relação terapêutica com o psicanalista.

Observações importantes:

 

É fundamental ressaltar que essas são apenas algumas das diversas técnicas que podem ser utilizadas na psicanálise infantil para auxiliar na mudança de comportamento. A escolha das técnicas mais adequadas.

Em relação as três atividades que favorecesse o comportamento do Eduardo seria:

  • Investigar a relação familiar, como é a convivência do jovem com os pais. Também se aconteceu algum evento marcante ao longo dos anos que refletiu em seu comportamento.
  • Encaminhá-lo para um profissional especializado.
  • Direcioná-lo através de um diálogo a alguma atividade que ele se interessaria, como por exemplo: esporte, música, artes, etc. Aproveitar o conceito de sublimação, onde através do descobrimento de alguma habilidade desse jovem pudesse transferir esse mau comportamento a uma boa ação que contribuisse para ele  e também para o bem da sociedade.

Deve-se começar com uma análise da história de Eduardo do ponto de vista médico, perguntando sobre as condições de seu nascimento, se a mãe teve dificuldade com o parto ou se o recém-nascido apresentou alguma situação de risco, além de doenças na infância e na primeira infância que poderiam ter afetado a função cognitiva, como meningite e outras doenças cerebrais. Uma avaliação sociofamiliar também é necessária para determinar as condições de risco (disfunção familiar, ambiente social inadequado). Por fim, é necessária uma interação com Eduardo para conseguir encontrar motivações ou incentivos que possam trazer modificações ao seu comportamento.

Primeiramente saber sobre o convívio com sua família.

Para poder saber o que o faz ter esse comportamento

Após entrevista com o indivíduo, deve-se elaborar um plano de intervenção para que o instinto,  como mecanismo de defesa,  seja estimulado a tal ponto que os impulsos fossem controlados e ou transformados em atividades plenamente aceital socialmente.

Considerando a perspectiva freudiana sobre sublimação, que envolve a canalização de impulsos ou desejos instintivos para atividades socialmente aceitáveis, aqui estão três ações que poderiam ser feitas para a manutenção da ordem social: 1. Promoção de atividades culturais e artísticas: Investir em programas que incentivam a expressão artística e cultural podem canalizar energias criativas e emocionais de maneira construtiva. Por exemplo, apoiar o desenvolvimento de teatro comunitário, grupos de dança ou exposições de arte não apenas proporciona uma saída para emoções intensas, mas também enriquece a vida cultural da comunidade, fortalecendo os laços sociais. 2. Ed

Daria atividades sócio educativas, conversaria com sua família para saber o comportamento dos pais com o menino , daria um caderno pra ele escrever as causas do dia a dia que causava uma raiva excessiva ou comportamento agressivo

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Primeiro observar o padrão de comportamento e tentar entender o que pode estar causando as atitudes, parece que ele ainda não tem total capacidade de entendimento e usa as armas que tem para se fazer entender e à vontade de chamar atenção. Segundo, ajuda de um profissional para compreender e auxiliar ele a lidar com os problemas e expressar os seus sentimentos. Por último, seria tentar escolher um assunto sobre o qual ele gostaria de desenvolver, seja uma atividade , escrita, esporte, etc., buscando influenciar o subconsciente dele ter bons pensamentos e consequentemente reverter em atitudes positivas. Tentar desenvolver habilidades que possam ativar a criatividade e acalmar a mente, trazendo benefícios e não prejudicando a outros e nem a ele próprio.

Primeiro observar o padrão de comportamento e tentar entender o que pode estar causando as atitudes, parece que ele ainda não tem total capacidade de entendimento e usa as armas que tem para se fazer entender e à vontade de chamar atenção. Segundo, ajuda de um profissional para compreender e auxiliar ele a lidar com os problemas e expressar os seus sentimentos. Por último, seria tentar escolher um assunto sobre o qual ele gostaria de desenvolver, seja uma atividade , escrita, esporte, etc., buscando influenciar o subconsciente dele ter bons pensamentos e consequentemente reverter em atitudes positivas. Tentar desenvolver habilidades que possam ativar a criatividade e acalmar a mente, trazendo benefícios e não prejudicando a outros e nem a ele próprio.

Como a sublimação é uma ferramenta poderosa para esse adolescente canalizar suas energias de forma positiva, entendo sendo aliado nesse caso atividades como: Atividades artisticas, como pintura, grafite, desenhos, escritos, atividades maciais, como lutas em geral e ate mesmo envolvimeto em atividades em projetos sociais/ voluntariado. São atividades que além de canalisar os seus impulsos de forma positiva, podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal e social.

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