Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 486 of 684Next

Considerando a perspectiva freudiana sobre sublimação, que envolve a canalização de impulsos ou desejos instintivos para atividades socialmente aceitáveis, aqui estão três ações que poderiam ser feitas para a manutenção da ordem social: 1. Promoção de atividades culturais e artísticas: Investir em programas que incentivam a expressão artística e cultural podem canalizar energias criativas e emocionais de maneira construtiva. Por exemplo, apoiar o desenvolvimento de teatro comunitário, grupos de dança ou exposições de arte não apenas proporciona uma saída para emoções intensas, mas também enriquece a vida cultural da comunidade, fortalecendo os laços sociais. 2. Ed

Daria atividades sócio educativas, conversaria com sua família para saber o comportamento dos pais com o menino , daria um caderno pra ele escrever as causas do dia a dia que causava uma raiva excessiva ou comportamento agressivo

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Primeiro observar o padrão de comportamento e tentar entender o que pode estar causando as atitudes, parece que ele ainda não tem total capacidade de entendimento e usa as armas que tem para se fazer entender e à vontade de chamar atenção. Segundo, ajuda de um profissional para compreender e auxiliar ele a lidar com os problemas e expressar os seus sentimentos. Por último, seria tentar escolher um assunto sobre o qual ele gostaria de desenvolver, seja uma atividade , escrita, esporte, etc., buscando influenciar o subconsciente dele ter bons pensamentos e consequentemente reverter em atitudes positivas. Tentar desenvolver habilidades que possam ativar a criatividade e acalmar a mente, trazendo benefícios e não prejudicando a outros e nem a ele próprio.

Primeiro observar o padrão de comportamento e tentar entender o que pode estar causando as atitudes, parece que ele ainda não tem total capacidade de entendimento e usa as armas que tem para se fazer entender e à vontade de chamar atenção. Segundo, ajuda de um profissional para compreender e auxiliar ele a lidar com os problemas e expressar os seus sentimentos. Por último, seria tentar escolher um assunto sobre o qual ele gostaria de desenvolver, seja uma atividade , escrita, esporte, etc., buscando influenciar o subconsciente dele ter bons pensamentos e consequentemente reverter em atitudes positivas. Tentar desenvolver habilidades que possam ativar a criatividade e acalmar a mente, trazendo benefícios e não prejudicando a outros e nem a ele próprio.

Como a sublimação é uma ferramenta poderosa para esse adolescente canalizar suas energias de forma positiva, entendo sendo aliado nesse caso atividades como: Atividades artisticas, como pintura, grafite, desenhos, escritos, atividades maciais, como lutas em geral e ate mesmo envolvimeto em atividades em projetos sociais/ voluntariado. São atividades que além de canalisar os seus impulsos de forma positiva, podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal e social.

Pra iniciar devemos investigar a vida familiar do Eduardo, como é o convivio familiar, comportamento dos pais e componentes da casa.

Apos isso fazer seçoes com o Eduardo para ouvir o mesmo, e o que ele pensa de si e da vida, e assim progredir e trabalhar na vida dele, vida social e pessoal.

Incerir o mesmo em grupos seja ele de oraçoes religioso e de jogos em geral.

Primeiramente conversar e entender a razão que leva ele ter esse comportamento.

Segundo é conhecer o ambiente em que convive, pois é onde encontramos  o problema raiz das suas ações atuais

E por fim ao conhecer o caso e as razões que o levaram a ter esses comportamentos e trabalhar em cima disso para assim poder inserir ele num ambiente que se sinta respeitado e valorizado.

Primeiro: amparar e entender o contexto do ponto de vista dele e de sua fala para entender sua sublimação e seu mecanismo de defesa

Segundo: eu pediria a ele para escrever um rap uma musica ou fazer algum trabalho artístico para colocar pra fora sua arte e expressar

terceiro: estimularia ele trazendo contos e historias de outros artistas e personalidades ,que passaram por historias parecidas e transformaram sua dor em contribuição para a sociedade.

Devemos considerar a possibilidade da análise, e incentivo à sublimação de pulsões.
A questão no desenvolvimento de Eduardo reside na persistência do seu comportamento agressivo e opressor com os colegas desde a infância (6 anos) até sua atual adolescência (14 anos) - apesar de seus colegas apresentarem uma melhora comportamental nesse período. Além disso, Eduardo apresenta um desempenho escolar abaixo do esperado, e não demonstra interesse nas atividades acadêmicas propostas.
A Sublimação (Sublimierung) foi introduzida por Freud como um processo que explica as “atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que encontrariam o seu elemento propulsor na força da pulsão sexual”. Segundo Coutinho Jorge, "(uma pulsão) acha-se sublimada quando visa um novo alvo não sexual ou objetos socialmente valorizados". Freud considerava atividades sublimatórias as atividades artísticas, pesquisas intelectuais, e a prática de esportes. Quando não sublimada, a pulsão pode ter vários destinos: pode ser recalcada, revertida em seu oposto, retornar em direção ao eu, e pode evoluir para neurose, psicose, ou enfermidade somática.
Analisando o caso de Eduardo pela ótica da teoria psicanalítica, podemos considerar possibilidade da persistência de seu comportamento agressivo como consequência de um mecanismo de defesa, que impediu o desenvolvimento sadio da sua personalidade. Esse mecanismo pode ter sido colocado pelo inconsciente de Eduardo buscando a tranquilização da sua consciência e defesa do seu autoconceito. Nesse sentido, a primeira ação a ser sugerida é a análise, buscando a amenização e posterior eliminação do desconforto e recalque psíquico que causa o seu atraso de desenvolvimento comportamental. Como diretiva igualmente importante, sugiro o incentivo às atividades artísticas e prática de esportes, com o intuito de sublimar a frustração, recalque, trauma, ou repressão gerada pela pulsão original. Em relação aos problemas escolares e desinteresse acadêmico do paciente, seria apropriada uma busca por metodologias educacionais alternativas e incentivo às pesquisas e atividades diferenciadas para seu aprendizado. Acredito que, como consequência da análise e da sublimação de sua pulsão (através da atividade física ou artística), o seu desempenho e interesse acadêmico irão melhorar, bem como seus relacionamentos com colegas e outros indivíduos. 
Deste modo, a conduta sugerida para o caso de Eduardo é (1) o início de acompanhamento psicanalítico; (2) incentivo a atividades físicas e artísticas; e (3) busca por metodologias alternativas de ensino que possam contribuir para a sublimação da sua pulsão (ou pulsões) causadoras de desenvolvimento tardio.

Referências:
Jorge, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos de psicanálise de Freud a Lacan, v.I: as bases conceituais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, cap.IV, 2008, p.150-158.
Freud, Sigmund. O instinto e suas vicissitudes (1915). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, p.137-168.
Mendes, Eliana Rodrigues Pereira. (2011). PS - Pulsão e Sublimação: a trajetória do conceito, possibilidades e limites. Reverso, 33(62), 55-67. Recuperado em 03 de julho de 2024, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952011000200007&lng=pt&tlng=pt.

1- conversar com os pais de Eduardo para que possa entende  como e o relacionamento dele com a familia

2- conversar com Eduardo para tentar entender o motivo de seu modo de agir

3- procurar alguma  atividade que ele se adapte para que possa externa algum tipo de sentimento reprimido

PreviousPage 486 of 684Next