Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 487 of 697Next

Primeiro etapa - Conversar com os familares pra procurar entender a origem do comportamento do Eduardo.

Segunda etapa - Tentar ajudar o Eduardo, fazendo atividades fisicas, esportivas pra ele externar todo esse sentimento seja ele qual for.

Terceira etapa - Buscar a ajuda com o Profissional pra ajudar ele nesse processo.

1- Conversar com o garoto acalma-lo para saber o porque desse comportamento e mostrar que estão ali para ajudar.

2- É necessário saber como e o comportamento familiar para poder entender se ele age assim também em casa e no dia a dia dele e como é o convívio com a família.

3- É necessário um acompanhamento psicológico ou especializado para que possa ajuda-lo mentalmente, para que ele possa voltar a ter um convívio normal.

1 - acolhimento e escuta sobre seus sentimentos, o que pode estar gerando tais comportamentos

2 - compreensão da história familiar e ambiental do rapaz, além da percepção de meios que possam levar a canalização dessas energias (motivações, prazeres pessoais)

3 - elaboração e aplicação de atividades que canalizem a energia agressiva, como arte, teatro, esportes de competição, expressão livre de pensamentos sociais (debates em grupo)

A minha primeira ação seria chamá-lo para uma conversa bem franca, junto aos seus pais e familiares para analisar a convivência onde moram.A minha segunda ação (sublimação),eu indicaria atividades físicas/artes/lazer dentro do do que ele se interessasse a fazer.E a minha terceira ação,(análise), observaria suas atitudes após suas ações anteriores, permitindo um canal de comunicação entre Eduardo,e assim permiti-lo se auto conhecer.A se valorizar também.

1-Sentar com ele e perguntar se ele percebe o quanto suas atitudes tem prejudicado os colegas e ele mesmo

2-Incentiva-lo a ser um ajudante da turma, aquele que protege os colegas ao invés de maltrata-los.

3-Incentiva-lo a ter uma rotina de vida que tenha a prática de esportes, horário pra estudo, boa alimentação e principalmente mudança de companhias, mostrando a ele que as más companhias tem lhe prejudicado ao invés de fazê-lo uma pessoa melhor.

Considerando a compreensão Freudiana de que a sublimação é um poderoso mecanismo de defesa, possibilitando a transformação de impulsos danosos em ações benéficas, trazendo beneficios para a manutenção da ordem social, apresento três ações para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

- 1° ação, atividades artísticas: essa energia, muitas vezes gerada por emoções ou sentimentos presentes no inconsciente, pode ser expressa através da arte, pinturas, esculturas, interpretações e até mesmo a música, quem sabe Eduardo se interessaria em aprender algum instrumento?

- 2° ação, atividades intelectuais: apesar de Eduardo não estar indo tão bem nos estudos, ele pode se interessar por alguma atividade intelectual paralela as atividades convencionais. Atividades científicas, literatura, ou ele poderia "simplismente" começar a escrever, já que a "energia" da sublimação tem origem no insconciente, ele poderia transmitir ou até mesmo passar revelar emoções  ocultas através da escrita.

- 3° ação, religião: a religião também pode ser uma grande ferramenta, hoje encontramos grupos jovens em diversas religiões, fora as diversas atividades envolvidas nesses grupos, dependendo do motivo que o leva a esses impulsos o impacto "moral" através de pregações ou mesmo a ação desse mecanismo por meio de louvores, podem ajudar o Eduardo a apaziguar essas ações por meio de atitudes louváveis.

Responde à questão, sabendo que Eduardo tem 14 anos:

  1. A primeira atividade que faria, seria uma fazer uma oficina sobre as emoções, para que Eduardo aprendesse sobre as emoções e como expressá-las, uma maneira de que ele pudesse ter acesso ao que ele sente, sem medo de ser julgado, mas entendendo como expressar-se de maneira saudável.
  2. Depois faria um dia de talentos, para que cada adolescente, incluindo Eduardo, pudesse participar e descobrir. Usando o que ele tem como mecanismo de sublimação.
  3. Seria uma fusão entre como expressar as emoções, usando o talento que cada um tem, e para isso, junto com os adolescente e Eduardo, pensar em como criar uma ação para levar o que eles têm a outras pessoas, como por exemplo, visitar um hospital.

Creio que como adolescente, o entorno que vive Eduardo, assim como os outros adolescente, não há espaço para serem ouvidos e menos orientados, e fazendo as atividades seria uma oportunidade, de alfabetizá-los emocionalmente e valorizá-los como indivíduos.

A primeira ação seria entender melhor a vida pessoal/ familiar de Eduardo,buscando de fato a raiz do problema, que o leva a tal comportamento. buscaria possivelmente ajuda mais especializada,tentaria inclui-lo em algo que o fizesse se sentir mais responsável dentro da sociedade,cenario em que ele vive.

Analise de Eduardo.

1º Ação: Entender a raiz do Problema - Ouvindo

2º Ação: Analisar o problema - Ações, falas, comportamentos, entender o ninho familiar, pensamentos e emoções.

3º Ação: compreender a energia que conduz ou seja o "libido": O desejo, o instinto

Leva-lo aceitar que cada ser é único, cada um faz sua escolhas e terá suas consequências, independente dos erros dos outros.

quem é vc? - Direcionamento.

As atividades serão:

1ª Socialização. fazer amigos, brincar, extravasar, colocar suas emoções pra fora.

2ª descobrir o que gosta, desenho, escrita, esportes. etc

3ª desenvolver uma metanóia - meio de transformação: reinventar, sonhar, ter metas, evoluir.

Eduardo, menino de 14 anos, apresenta comportamento agressivo e desafiador. Utilizando a energia de Eduardo poderiam ser propostas as seguintes atividades:

1-Sessões semanais com psicanalista onde o mesmo pudesse falar o que quisesse, sem julgamentos. Através disso descobrir algum interesse real de Eduardo.

2-Aumentar o gasto de energia do mesmo, estimulando a prática de esporte;

3-Dar a Eduardo alguma função dentro da ONG onde o mesmo possa desenvolver o senso de responsabilidade, como por exemplo, mentoria em alguma atividade desenvolvida por sua classe. Dessa forma Eduardo poderia se envolver mais nas atividades e desenvolver o sentimento de pertencimento;

PreviousPage 487 of 697Next