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Desafio - Módulo I

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Investigar sua vida pessoal fora da escola para primeiro entender o que poderia causar tal comportamento

para amenizar esses comportamentos mesmo não sabendo exatamente a causa, procurar estabelecer um contato pessoal com o aluno, se aproximando dele para que ele encontre confiança e conforto.

encontrar atividades satisfatórias que o aluno goste e se apegue para sublimar tudo aquilo que ele guarda de uma forma mais dinâmica e tratar isso de forma gradativa, ensinando-o a conviver de melhor forma em sociedade.

Partiria do princípio da necessidade de resolver problemas internos, aprender a lidar com emoções e possíveis traumas na infância, devido ao que foi citado á cima, sobre residir em locais violentos e consequentemente morar em ambientes que não tenha uma estrutura familiar que ensine e apoie, mantendo a disciplina voltada ao amor.

Faria testes para saber se não consegue manter a atenção por muito tempo, e buscaria saber o que mais chama a atenção e proporciona bem-estar e vontade de aprender, e planejaria alguma atividade específica direcionada somente á ele.

Depois aos poucos, colocaria ele para participar em atividades em grupo, com brincadeiras contendo regras a serem seguidas e prestigiá los no final, se seguirem as regras corretamente, para que possa aprender como funciona a disciplina e conviver em coletivo. Em conjunto de entederem os sentimentos e emoções uns dos outros, colocaria todos sentados em formato de círculo para que possam olhar um para o outro, e pediria para contar como foi o dia deles, os detalhes de momentos alegres, e tristes, e qual foi a reação e como se sentiram com isso, para praticarem a empatia e entender sobre suas emoções.

(1) Fazer uma aproximação com o adolescente Eduardo, onde a comunicação seja de acordo com sua percepção e entendimento (usando de contos, histórias e analogias, usando linguagem compatível á de sua geração) revelando que o foco de interesse do assunto é Ele mesmo e o seu mundo; assim teríamos uma Anamnese.

(2) Já com informações primárias da vida do Eduardo (relevantes ou não ao comportamento agressivo e indiferente), de forma estratégica como um assunto de seu interesse, convide pra um bate papo fazendo uma conexão para uma sessão de análise, onde ele poderá usar a sua fala em uma associação livre de idéias.

(3) Com informações adquiridas nesse encontro que foi na vdd uma análise, investigar os dados obtidos a partir da sessão, enquanto o Eduardo é encaminhado para alguma prática esportiva, artística, educativa de seu interesse ou sugerido (caso seja, com prazo limitado para q se prossiga as análises e ele n desista do tratamento e de sua própria evolução), o que concluiria como sublimação.

Para promover a mudança de comportamento de Eduardo com base na compreensão freudiana sobre sublimação e seus benefícios para a manutenção da ordem social, podemos sugerir as seguintes ações/atividades:

1. Prática de Esportes: Incentivar Eduardo a se engajar em atividades esportivas, como futebol, natação ou artes marciais. O esporte é uma forma eficaz de canalizar impulsos e energias de maneira construtiva, contribuindo para o bem-estar físico e mental.

2. Atividades Artísticas: Estimular Eduardo a participar de atividades artísticas, como pintura, escultura, música ou teatro. A arte permite a expressão criativa e a transformação de impulsos em obras que podem ser apreciadas socialmente, promovendo a sublimação de desejos e emoções.

3. Voluntariado e Trabalho Comunitário: Encorajar Eduardo a se envolver em projetos de voluntariado ou ações comunitárias. Essas atividades proporcionam um senso de propósito e de contribuição para a sociedade, além de ajudar a redirecionar impulsos para causas positivas e de interesse coletivo.

Essas ações não só promovem a sublimação dos impulsos de Eduardo, como também contribuem para a sua integração social e desenvolvimento pessoal.

Investigar o núcleo familiar do adolescente e suas relações familiares.

Investigar sobre pré natal do mesmo, se a gestação foi planejada, como foi a relação entre os pais durante o pré natal.

 

Há algo em seu inconsciente, em seu id, que ele não consegue lembra mas desencadeia comportamento de raiva, e desinteresse, ha uma necessidade de ele com ajuda de um psicanalista, tentar descobrir o que é, para que ele possa se entender.

A combinação de atividades saudáveis, apoio emocional, limites claros e, quando necessário, acompanhamento profissional, é essencial para ajudar um jovem a superar comportamentos agressivos e promover sua saúde mental. Com paciência e os recursos certos, é possível ajudá-lo a desenvolver melhores formas de lidar com suas emoções.

Uma das soluções seria conhecer o dia a dia dele em relação a familia. Como é a relação dele com os pais e parentes próximos e averiguar em qual aspecto deixa ele desconfortável.
Saber se existe qualquer tipo de violência no meio social em que vive no qual ele poderia achar que suas atitudes são normal com base na criação ou se esses impulsos estão relacionados a uma proteção fazendo com ele chame a atenção das pessoas a sua volta e que elas comecem a ouvir ele. Descobrir quais são as coisas que o Eduardo gosta de fazer e quais as coisas que incomoda ele. Com esses aspectos descobrir quais os gatilhos e momentos que fazem com que ele impulsione essas ações.

      Após a reflexão sobre o caso,abordaria três vertentes diferentes.A Primeira seria conversar com o garoto e entender seu ambiente familiar,pelo fato que um comportamento pode-se ocorrer devido a um acontecimento e no caso do garoto,pode ter ocorrido algo em seu ambiente familiar.Em segundo lugar perguntaria ao mesmo sobre seu passado ou como é a sua vida ,pois,algum comportamento pode ser só uma maneira de aliviar um desejo internamente,como o ato de fazer bagunça em sala de aula pode ser um indício de que o garato não possui(ou não possuia) a devida atenção de seus cuidadores o que resulta no mal comportamento.Em terceiro lugar,perguntaria ao mesmo se existe algum motivo para a falta de desinteresse pelas atividades escolares e se não ouvesse resultado iria manter um dialogo em busca de um motivo ,como bullying que o mesmo pode ter sofrido no passado e nos dias atuais usa um mecanismo de defesa para não sofrer novamente de forma mascarada a não querer fazer as atividades ou tambem não ter interesse nas aulas .Esses são alguns tópicos que eu traria ao dialogo para tentar solucionar a problemática.

1) Fazer um trabalho investigativo por meio da análise do comportamento e histórico de vida do Eduardo por conversar com ele, entrevistar familiares, etc.

2) Sugerir modificações de hábitos para substituir o comportamento agressivo

3) Inseri-lo em atividades que possam substituir a agressividade por comportamentos mais aceitáveis, que possam canalizar o comportamento agressivo para outro mais aceitável à sociedade.

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