Desafio - Módulo I
Citação de Lorrayne Tamanhao Manhaes em agosto 16, 2024, 9:21 pmO primeiro passo seria chama-lo para uma conversa; logo após analizar e ver quais soluções cabíveis a se tomar.
O primeiro passo seria chama-lo para uma conversa; logo após analizar e ver quais soluções cabíveis a se tomar.
Citação de hozanaramosaraujo65@hotmail.com em agosto 17, 2024, 12:02 amA primeira ação: Avaliar o comportamento de Eduardo junto aos familiares e verificar a estrutura emocional, espiritual e material dessa família.
A seguda ação: Pesquisar como foi sua primeira infância. Atentar para questões como violência doméstica, abuso sexual, relacionamento tôxico, necessidades básicas, como aliementação precária etc.
A terceira ação: Observar suas habilidades naturais e direcioná-lo para atividades que lhe traga satisfação pessoal. Exemplos: Arte, esporte, tecnologia e espiritualidade.
A primeira ação: Avaliar o comportamento de Eduardo junto aos familiares e verificar a estrutura emocional, espiritual e material dessa família.
A seguda ação: Pesquisar como foi sua primeira infância. Atentar para questões como violência doméstica, abuso sexual, relacionamento tôxico, necessidades básicas, como aliementação precária etc.
A terceira ação: Observar suas habilidades naturais e direcioná-lo para atividades que lhe traga satisfação pessoal. Exemplos: Arte, esporte, tecnologia e espiritualidade.
Citação de Maria Jose da paixao dos Santos em agosto 17, 2024, 12:19 amPrimeira ação seria fazer uma análise com ele e a família dele.
Segunda ação, incluir ele em atividades que ocupem todo o tempo dele, tipo música, esportes...
Terceira ação, mater ele em observação constate, dando a ele toda atenção e suporte necessários para o seu desenvolvimento.
Primeira ação seria fazer uma análise com ele e a família dele.
Segunda ação, incluir ele em atividades que ocupem todo o tempo dele, tipo música, esportes...
Terceira ação, mater ele em observação constate, dando a ele toda atenção e suporte necessários para o seu desenvolvimento.
Citação de nai.bss@hotmail.com em agosto 17, 2024, 12:21 amPrimeiro passo: Acolher Eduardo, conversar com ele de maneira empática, afim de entender o porquê de tais atitudes.
Segundo passo: Procurar saber o ambiente familiar que ele vive, seu relacionamento com a família, a região e o meio em que vive.
Terceiro passo: Incentivar a prática de esportes, artes, música, dança, leituras, escritas, desenhos ou jogos...estimula-lo a focar em atividades que na qual possa contribuir para o amadurecimento pessoal, psico, emocional, físico e criativo.
Quarto passo: Caso necessário incentivar seus pais a consultar um especialista para ele.
Primeiro passo: Acolher Eduardo, conversar com ele de maneira empática, afim de entender o porquê de tais atitudes.
Segundo passo: Procurar saber o ambiente familiar que ele vive, seu relacionamento com a família, a região e o meio em que vive.
Terceiro passo: Incentivar a prática de esportes, artes, música, dança, leituras, escritas, desenhos ou jogos...estimula-lo a focar em atividades que na qual possa contribuir para o amadurecimento pessoal, psico, emocional, físico e criativo.
Quarto passo: Caso necessário incentivar seus pais a consultar um especialista para ele.
Citação de quetelimn em agosto 17, 2024, 12:32 amA principio é necessário achar a fonte do problema, buscando assim um dialogo para entender melhor o que se passa. Após isso é necessário um acompanhamento especializado para que o individuo consiga conviver bem em sociedade e entender melhor o que se passa em si mesmo. Após avaliação e acompanhamento manter um reforço que o ajude a lidar com frustrações futuras.
O incentivar a cuidar da sua pulsão de vida com hábitos que o influencie a viver melhor como esportes é uma boa recomendação.
Saber sobre seu ambiente familiar também é de extrema importância para que assim ele consiga lidar melhor com a situação e quem sabe uma recomendação de acompanhamento aos pais.
A principio é necessário achar a fonte do problema, buscando assim um dialogo para entender melhor o que se passa. Após isso é necessário um acompanhamento especializado para que o individuo consiga conviver bem em sociedade e entender melhor o que se passa em si mesmo. Após avaliação e acompanhamento manter um reforço que o ajude a lidar com frustrações futuras.
O incentivar a cuidar da sua pulsão de vida com hábitos que o influencie a viver melhor como esportes é uma boa recomendação.
Saber sobre seu ambiente familiar também é de extrema importância para que assim ele consiga lidar melhor com a situação e quem sabe uma recomendação de acompanhamento aos pais.
Citação de Rose Mary Torres da Silva em agosto 17, 2024, 1:24 amA primeira ação seria uma conversa com Eduardo de modo que ele pudesse expressar seus anseios e dificuldades.
Segunda ação seria conversar com os responsáveis para enteder o contexto familiar
Terceira ação seria indicar uma atividade( exercícios, artes, música, etc) para que ele pudesse desenvolver seu potencial criativo
A primeira ação seria uma conversa com Eduardo de modo que ele pudesse expressar seus anseios e dificuldades.
Segunda ação seria conversar com os responsáveis para enteder o contexto familiar
Terceira ação seria indicar uma atividade( exercícios, artes, música, etc) para que ele pudesse desenvolver seu potencial criativo
Citação de Iara h. Essu em agosto 17, 2024, 6:52 amAo meu ver esse adolescente não teve pais presentes ou seus pais mesmos presentes não lhe deram atenção necessária ou viveu num ambiente familiar hostil.Pode talvez conversar.Mas adolescentes não ouvem palavras.E mesmo sendo adolescente,sua “idade emocional “ é de 6anos ou até pra menos ainda.minha abordagem talvez seria criar um cenário propício para “induzi-lo”a ter mais disciplina e controle na questão de atitudes sobre autoridade,já que este menospreza os mais jovens.possuindo ainda uma atitude emocional ainda de criança,usar algo como aprendizado através de espelhamento,quero dizer ,nós seres humanos copiamos muito os outros e aprendemos olhando os comportamentos dos outros.
Ao meu ver esse adolescente não teve pais presentes ou seus pais mesmos presentes não lhe deram atenção necessária ou viveu num ambiente familiar hostil.Pode talvez conversar.Mas adolescentes não ouvem palavras.E mesmo sendo adolescente,sua “idade emocional “ é de 6anos ou até pra menos ainda.minha abordagem talvez seria criar um cenário propício para “induzi-lo”a ter mais disciplina e controle na questão de atitudes sobre autoridade,já que este menospreza os mais jovens.possuindo ainda uma atitude emocional ainda de criança,usar algo como aprendizado através de espelhamento,quero dizer ,nós seres humanos copiamos muito os outros e aprendemos olhando os comportamentos dos outros.
Citação de VANESSA MELO ESTANISLAU em agosto 17, 2024, 12:41 pmEduardo está passando por um momento difícil. Talvez seja bom tentar algumas coisas diferentes. Primeiro, talvez um conselheiro possa ajudá-lo a lidar com o que está sentindo. Segundo, um mentor pode ser uma influência positiva para ele. Terceiro, atividades fora da sala de aula que ele goste podem ajudar. Quarto, se pudermos envolver os pais dele, isso pode ser muito útil. E por último, programas que ensinam habilidades como empatia e gestão de raiva podem ser bons para ele. Cada criança é diferente, então pode ser necessário tentar várias coisas até encontrar o que funciona para Eduardo. O mais importante é que ele se sinta seguro e apoiado.
Eduardo está passando por um momento difícil. Talvez seja bom tentar algumas coisas diferentes. Primeiro, talvez um conselheiro possa ajudá-lo a lidar com o que está sentindo. Segundo, um mentor pode ser uma influência positiva para ele. Terceiro, atividades fora da sala de aula que ele goste podem ajudar. Quarto, se pudermos envolver os pais dele, isso pode ser muito útil. E por último, programas que ensinam habilidades como empatia e gestão de raiva podem ser bons para ele. Cada criança é diferente, então pode ser necessário tentar várias coisas até encontrar o que funciona para Eduardo. O mais importante é que ele se sinta seguro e apoiado.
Citação de Ouicamilla em agosto 17, 2024, 3:54 pmCom base na teoria freudiana da sublimação, que propõe a canalização de impulsos indesejáveis para atividades socialmente aceitas, sugiro três possíveis soluções para auxiliar na mudança de comportamento de Eduardo:
A primeira seria inserir Eduardo em esportes de combate ou artes marciais, essas atividades podem servir como uma via de escape para sua agressividade, permitindo que ele libere energia de forma controlada. Além disso, essas práticas ensinam disciplina, autocontrole e respeito pelos outros, fatores que podem contribuir para a redução de comportamentos problemáticos e o desenvolvimento de uma autoestima saudável.
A segunda solução possível seria inserir Eduardo em atividades artísticas, como pintura, escultura, teatro ou música. A arte pode ser uma poderosa ferramenta para a sublimação, permitindo que ele expresse suas emoções e conflitos internos de maneira simbólica e segura. Ao se envolver em projetos artísticos, Eduardo pode encontrar uma forma construtiva de canalizar sua raiva e frustração, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades criativas e emocionais.
A terceira alternativa seria engajar Eduardo em projetos comunitários, onde ele possa assumir responsabilidades e contribuir para o bem-estar coletivo. Participar de ações como campanhas de limpeza, ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade ou organização de eventos comunitários pode ajudar a redirecionar seu foco para atividades altruístas. Isso pode favorecer o desenvolvimento de empatia e um senso de pertencimento, ao mesmo tempo em que ele começa a perceber seu valor na comunidade.
Diante das possíveis soluções para o caso de Eduardo, considero que a primeira, que envolve oficinas de artes marciais ou esportes de combate, seja a mais efetiva. Isso porque essa abordagem oferece uma via direta e estruturada para a canalização da agressividade, que é uma das características mais marcantes do comportamento dele, embora as outras soluções também ofereçam benefícios significativos, acredito que o esporte de combate é a maneira mais direta e efetiva de lidar com a agressividade específica, transformando essa energia em uma força positiva e construtiva.
Com base na teoria freudiana da sublimação, que propõe a canalização de impulsos indesejáveis para atividades socialmente aceitas, sugiro três possíveis soluções para auxiliar na mudança de comportamento de Eduardo:
A primeira seria inserir Eduardo em esportes de combate ou artes marciais, essas atividades podem servir como uma via de escape para sua agressividade, permitindo que ele libere energia de forma controlada. Além disso, essas práticas ensinam disciplina, autocontrole e respeito pelos outros, fatores que podem contribuir para a redução de comportamentos problemáticos e o desenvolvimento de uma autoestima saudável.
A segunda solução possível seria inserir Eduardo em atividades artísticas, como pintura, escultura, teatro ou música. A arte pode ser uma poderosa ferramenta para a sublimação, permitindo que ele expresse suas emoções e conflitos internos de maneira simbólica e segura. Ao se envolver em projetos artísticos, Eduardo pode encontrar uma forma construtiva de canalizar sua raiva e frustração, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades criativas e emocionais.
A terceira alternativa seria engajar Eduardo em projetos comunitários, onde ele possa assumir responsabilidades e contribuir para o bem-estar coletivo. Participar de ações como campanhas de limpeza, ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade ou organização de eventos comunitários pode ajudar a redirecionar seu foco para atividades altruístas. Isso pode favorecer o desenvolvimento de empatia e um senso de pertencimento, ao mesmo tempo em que ele começa a perceber seu valor na comunidade.
Diante das possíveis soluções para o caso de Eduardo, considero que a primeira, que envolve oficinas de artes marciais ou esportes de combate, seja a mais efetiva. Isso porque essa abordagem oferece uma via direta e estruturada para a canalização da agressividade, que é uma das características mais marcantes do comportamento dele, embora as outras soluções também ofereçam benefícios significativos, acredito que o esporte de combate é a maneira mais direta e efetiva de lidar com a agressividade específica, transformando essa energia em uma força positiva e construtiva.
Citação de Stefan Dyo Nishimura em agosto 17, 2024, 6:12 pmPara favorecer um comportamento social mais adaptativo a Eduardo, considerando-se o mecanismo da sublimação proposto por Freud, sugiro três ações:
1) em primeira instância, oferecer ao jovem escuta terapêutica por meio do método da associação livre é imprescindível para que seus conteúdos pregressos — que estejam na origem de seus conflitos — possam ser identificados e trabalhados com a ajuda de um profissional;
2) analisada sua conflitiva central, Eduardo poderia ser auxiliado na ONG com oportunidades de canalizar seus impulsos através de atividades coletivas de interesse — como artes, esportes ou oficinas de trabalhos práticos —, regulando a agressividade dos seus impulsos em atividades competitivas, criativas ou laborais, o que facilitaria também a criação de vínculos mais positivos com os colegas;
3) uma acompanhamento próximo nos estudos, por parte de uma figura de referência ou parental, também encorajaria a sublimação das pulsões em seu desenvolvimento acadêmico, ajudando Eduardo a criar maior consciência da importância de uma formação profissional, amadurecendo a entrada do jovem em seu complexo edípico.
Para favorecer um comportamento social mais adaptativo a Eduardo, considerando-se o mecanismo da sublimação proposto por Freud, sugiro três ações:
1) em primeira instância, oferecer ao jovem escuta terapêutica por meio do método da associação livre é imprescindível para que seus conteúdos pregressos — que estejam na origem de seus conflitos — possam ser identificados e trabalhados com a ajuda de um profissional;
2) analisada sua conflitiva central, Eduardo poderia ser auxiliado na ONG com oportunidades de canalizar seus impulsos através de atividades coletivas de interesse — como artes, esportes ou oficinas de trabalhos práticos —, regulando a agressividade dos seus impulsos em atividades competitivas, criativas ou laborais, o que facilitaria também a criação de vínculos mais positivos com os colegas;
3) uma acompanhamento próximo nos estudos, por parte de uma figura de referência ou parental, também encorajaria a sublimação das pulsões em seu desenvolvimento acadêmico, ajudando Eduardo a criar maior consciência da importância de uma formação profissional, amadurecendo a entrada do jovem em seu complexo edípico.