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Desafio - Módulo I

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Induzir- lo a perceber que o comportamento atual trará consequências punitivas futuras.

Induzi-lo que usando suas habilidades, terá recompensas e benefícios na sociedade.

Focaria no Ego e na autoestima :

Sessões Regulares e Ambiente Seguro: É crucial estabelecer um ambiente terapêutico seguro, onde o adolescente sinta que pode expressar seus sentimentos sem julgamento. Sessões regulares e consistentes são importantes para criar um espaço de confiança.

Intervenções de Longo Prazo: A intervenção precisa ser de longo prazo, dada a complexidade do comportamento agressivo e as possíveis raízes profundas no ambiente em que ele cresceu.

Envolvimento da Família: Quando possível, envolver a família no processo terapêutico pode ser benéfico. Isso ajuda a entender dinâmicas familiares que podem estar contribuindo para o comportamento e permite que o terapeuta trabalhe com o adolescente em um contexto mais amplo.

  1. como o Eduardo é um menino agressivo, acredito que precisaria que um voluntario em que ele se sinta mais confortavel tentasse um dialogo amigável e continuo com ele todos os dias ate haver uma abertura da parte do Eduardo.
  2. seguindo o 1 passo perguntaria a ele o que o aflige e para ser tão reativo. sempre mostrando para o Eduardo que ele é importante e que esse voluntario esta disposto a entende-lo sem julgamentos.
  3. pergunta o que ele gostaria de fazer em paralelo com as atividades cotidianas para poder aliviar esse sentimento de ira que tem dentro dele e buscar fazer essa adaptação em sua rotina diária.

. Arrecadacao de alimento, roupas, para cadeias, hospitais, igrejas;

. multirão de limpeza para reciclagem;

. reflorestamento de areas nativas.

Considerando o caso de Eduardo, suas tendências agressivas e comportamentos antissociais poderiam ser canalizados de forma positiva através de atividades que proporcionem uma válvula de escape para essas energias.

Ações/Atividades Sugeridas:

  1. Atividades Esportivas e de Artes Marciais:

Justificativa: A prática de esportes e artes marciais pode ser uma forma eficaz de sublimação, permitindo que Eduardo canalize sua agressividade de maneira controlada e socialmente aceitável. Esportes como boxe, judô ou capoeira, por exemplo, podem ajudá-lo a desenvolver autocontrole, disciplina e respeito pelos outros, além de oferecer uma estrutura de recompensa que valoriza o esforço e a superação pessoal.

  1. Oficinas de Arte e Música:

Justificativa: A arte e a música são formas poderosas de expressão que podem ajudar Eduardo a externalizar seus sentimentos e conflitos internos de maneira construtiva. Atividades como pintura, escultura, grafite, ou aprender a tocar um instrumento, podem proporcionar uma forma de expressão que não envolve violência, ajudando a sublimar suas energias para algo criativo e positivo.

  1. Programas de Mentoria e Desenvolvimento de Habilidades Sociais:

Justificativa: Envolver Eduardo em programas de mentoria, onde ele possa interagir com modelos positivos de comportamento, e em atividades que desenvolvam suas habilidades sociais, pode ajudá-lo a reconfigurar suas interações sociais. Oficinas que ensinem habilidades como resolução de conflitos, comunicação assertiva e trabalho em equipe podem ajudar a transformar sua agressividade em liderança e cooperação, além de fomentar uma identificação com valores mais construtivos.

Essas ações têm o potencial de transformar a energia agressiva de Eduardo em atividades que promovem o desenvolvimento pessoal e social, favorecendo sua integração positiva na comunidade.

O garoto poderia ser estimulado a participar de atividades artísticas, como pintura ou instrumentos musicais, de acordo com seu gosto, pois poderia direcionar a energia que despende violentamente, na tentativa de sublimar o que lhe fere, com as outras atividades, direcionando assim sua energia para algo criativo.

Eduardo também poderia participar de aulas de esporte, que seria outra forma de direcionar sua energia para algo positivo.

Por último, professores poderiam desenvolver atividades em grupo que trabalhassem a socialização dos alunos, para que Eduardo pudesse se sentir inserido no grupo, aceito e acolhido.

Através da associação livre entender a origem do comportamento.

permitir que ele encontrasse soluções para o problema.

Sentar com a criança e conversar sobre tudo que está acontecendo em sua vida ,procurar saber o que ele tem medo suas dificuldades etc.

Conversas com os pais para saber mas sobre a crianças .

Trazer atividades ,brincadeiras e sempre ficar por perto dando apoio e motivação para que ele possa se sentir importante !

1º- Tentar entender como é o ambiente familiar pois ele pode estar se sentindo frágil e com esse comportamento agressivo, ele se autoafirma. O fato dele ser agressivo com meninos menores que ele, pode ser um indicativo de repetição de padrões.

2º- Apresentar atividades do interesse dele para praticar a sublimação.

3º- Procurar atendimento psicológico e psicanalista para trabalhar todas essas questões.

A análise das motivações subjacentes ao comportamento agressivo do indivíduo mais velho em relação aos seus pares mais jovens pode ser atribuída à ausência do mecanismo regulador conhecido como simulação moral. Este mecanismo é essencial para conter impulsos acráticos, permitindo o desenvolvimento de padrões éticos e morais que exercem influência significativa sobre as interações sociais do indivíduo.

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