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Desafio - Módulo I

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Primeiramente conversar com a pessoa, logo depois entnder o porque desse comportamento. Aí então, buscar alternativas para melhorar seu desempenho social e familiar

A prícipio entendo ser necessário um momento de conhecimento da situação pela visão do menor. Deixa-lo se manisfestar por meio de alguns momentos de conversa e colher as informações. Após com as informações repassadas por ele tentar entender quala atividade seria possível para tentar a sublimação. E por fim após algum tempo de atividades propostas analisar os resultados e verificar eventuais ajustes para que haja um melhor equilíbrio no inconsciente deste menor.

1: Os pais poderiam inscrever a criança em esportes que permitem a expressão de agressividade de maneira controlada, como artes marciais, judô, entre outros. Esses esportes os ajudaria a ter um escape na agressividade, dando canseira nele, ensinando a disciplina e respeito pelos demais.

2: Levar em um profissional para ajudar a criança a canalizar suas emoções, para o profissional aconselhar as melhores formas de expressões para entendermos a raiz do problema, para seguir e entender o tratamento adequado.

3: Dar ideias para a escola na qual a criança estuda, para criarem oportunidades de alguns jogos que envolva competições e trabalhos em equipe, acredito que isso também ajudaria a criança aprender a lidar consigo mesmo e com os demais, desenvolvendo nesses esportes os impulsos competitivos e agressivos dentro do limite definido pelo professor.

1: Buscar conhecer a forma como Eduardo se relaciona com seu seio familiar.

2. A partir disso, buscar sublimar esses comportamentos destrutivos para algo que seja benéfico não só para Eduardo, mas à sociedade.

3. Acompanhar de perto o caso de Eduardo. Caso seja necessário, encaminhá-lo para um profissional especializado.

Existem diversas abordagens, mas falando sobre uma e seguindo a sequência dos 3 passos:

 

1- Compreensão - Em todos os caminhos que se escolha, este sempre será pra mim o primeiro passo, entender, compreender, ver as origens.

 

2- Ambiente - De certa forma faz parte também da compreensão, o ambiente e pessoas que estamos, define boa parte de nossas atitudes, ambições e pensamentos.

 

3- Sublimação - Partindo do princípio de que o que se sabe de Eduardo, é tudo que sabemos de fato... Então canalizar isso por exemplo num projeto de luta MMA, musculação, corrida etc, irá auxiliar com comportamento agressivo e indisciplinado... O comportamento do Eduardo que "oprime" seus colegas, esconde também uma inicial habilidade de líder, caso fossem designados pequenas atividades de liderança, isso o ajudaria. Exemplo: Eduardo é o responsável pelo treino de luta ou o responsável por cronometrar de forma correta o tempo dos colegas.

Primeiramente analisar o comportamento de Eduardo e identificar quais fatores o levam para tal atitude (situações de agressão, convivência com alcoólicos ou usuários de droga...)

Segundo devemos dar uma atenção especifica para o problema enfrentado por ele, entender como seu Id está trabalhando, e o que é considerado certo e errado pelo seu ego

Terceiro trabalhar para mudar sua visão de certo e errado perante a sociedade como um todo, fazer entender que suas atitudes prejudicam não só a ele, mas a sociedade como um todo e trabalhar com a sublimação, achar formas de transformar seus impulsos indesejados em algo menos danoso e mais produtivo.

penso que o primeiro passo seria investigar a familia pois e com esses pessoas que houve o primeiro contato

Após analisar os comportamentos do Eduardo e considerar os mecanismos de defesa do inconsciente mapeados por Freud, eu acredito que as seguintes ações são as mais assertivas:

Primeiro: compreender o meio social ao qual o adolescente esta inserido, conversando com seus pais e/ou responsaveis, entendendo suas necessidades (se sao sociais, financeiras, culturais), compreender o maximo que eu puder do mapa de mundo deste adolescente.

Segundo: mapear qual dor ele esta escondendo com suas ações agresivas e quais conflitos internos ele esta negando atraves de suas atitudes violentas, quais conflitos sua mente esta reprimindo criando essa realidade alternativa.

Terceiro: Inserir Eduardo em uma atividade artistica a qual ele tenha mais aptidao para colocar essa dor pra fora de uma maneira mais ecologica e que faça mais sentido e seja mais saudavel, enquanto outras ações acontecem em paralelo, como apoio familiar as suas necessidades para que ao longo prazo ele nao precise mais criar mecanismos de defesa para fugir da dor que sua realidade causa, evitando assim que ele tome pra si a responsabilidade de quaisquer que sejam os problemas do meio em que esta inserido ou sinta qualquer culpa por isso tambem.

Essa é a minha avaliação primitiva, que obviamente esta aberta a ajustes conforme a necessidade (a depemder de novas analises que seriam feitas ao decorrer do acompanhamento do caso).

Primeiro, eu precisaria manter o autocontrole para lidar com a situação e estabeleceria uma certa autoridade, na tentativa de desestimular seus comportamentos.

Segundo, eu iria promover, ou pelo menos tentar promover, ambientes acolhedores e tranquilos para esse aluno, especialmente o ambiente familiar e isso eu só conseguiria com a ajuda de seus familiares ou responsáveis.

Terceiro, eu iria tentar descobrir e sugerir uma atividade ou trabalho que esse aluno conseguiria desenvolver com muito talento e criatividade, deslocando seus impulsos para algo produtivo e aceitável socialmente.

A 1ª ação seria entrevistar Eduardo de forma lúdica para compreender seus sentimentos e encontrar a origem desses comportamentos;

A 2ª ação seria entrevistar os pais para identificar o histórico de comportamento não só do Eduardo, mas também dos pais e encontrar a raiz;

A 3ª ação é encontrar atividades que sejam prazerosas e gerem responsabilidades.

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