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Desafio - Módulo I

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Chamaria para conversar . Refletir  sobre suas ações e as consequências,os resultados que poderiam ocorrer . O deixaria expor seus sentimentos,se ele quisessem obviamente,sem forçar . Mas mostrando reciprocidade sobre seus sentimentos.

É necessário entender que na maioria das vezes, por trás de um comportamento agressivo, pode indicar um modo de defesa, pode ser um instinto de proteção desse adolescente, seria ideal uma conversa com os responsáveis, para saber mais sobre a convivência familiar.

É importante escutar e acolher, pode ser uma forma do inconsciente, avisar que ele precisa de ajuda.

Acolher ,saber quais problemas no ambiente familiar estão acontecendo,propor atividades esportivas,dar a ele sentimento de pertencimento na sociedade

Provavelmente Eduardo está vivendo com algumas dificuldades dentro de sua casa o ambiente familiar e acaba se tornando isso através do comportamento dele na escola

Tomando como referência no tratamento a técnica analítica:

1. Iniciaria com a livre fala, deixando Eduardo relatar tudo à sua maneira;

2. Com base nas falas do adolescente, proporia atividades que o auxiliassem no controle de seus ímpetos e trouxessem prazer ao mesmo. E, contrapartida refletissem no desempenho e nas relações interpessoais no ambiente escolar;

3. Aprofundaria a análise em busca de metodologias eficazes na manutenção das ações para controle do quadro do adolescente.

Após reflexão sobre o caso de Eduardo, pode-se entender que seus impulsos agressivos e atitudes desafiadoras são manifestações de suas pulsões instintivas que não encontraram uma forma adequada de expressão. A sublimação é um processo pelo qual esses impulsos podem ser redirecionados para atividades socialmente aceitáveis. Com base nisso, sugiro três atividades que podem ajudá-lo:

  1. Atividades artísticas: Envolver Eduardo em atividades como pintura, escultura, teatro ou música pode ser uma maneira eficaz de canalizar suas emoções e impulsos agressivos em produções criativas. Essas formas de expressão permitem que ele transforme sua energia destrutiva em algo construtivo e socialmente valorizado.
  2. Esportes e atividades físicas: Participar de esportes ou outras atividades físicas oferece uma saída controlada e saudável para sua agressividade. Além de permitir a liberação de energia acumulada, essas atividades também ensinam disciplina, respeito às regras e promovem o trabalho em equipe.
  3. Programas de mentoria ou atividades de serviço comunitário: Inserir Eduardo em programas de mentoria ou em atividades de serviço comunitário pode funcionar como uma forma de sublimação, redirecionando seus desejos de influência e reconhecimento para contextos onde ele possa fazer uma diferença positiva. Assim, ele pode se sentir valorizado e útil, o que pode contribuir para sua mudança de comportamento.

1-Passo: necessita de cuidados atenção, buscar meios pra resolver os problemas.

2-Passo: Tentar dialogar , indentificar a causa que ocasionou o seu problema saber como andar o seu convívio familiar, ajudá-lo de uma forma que ele se encaixe sem com menos dificuldades possíveis.

3-Passo: auxiliar para que ele se sinta a vontade para estar em meio o convívio social, usar estratégias de aprendizado ajudá-lo com maneiras simples e eficaz, para que ele se sinta a vontade.

A primeira ação seria investigar qual é a origem do problema;

A segunda seria conversar com os pais e professores para encontrar a melhor solução em conjunto;

A terceira é iniciar um trabalho de análise e terapia utilizando as ferramentas da psicanálise

Diálogo no sentido de descobrir algo pelo qual Eduardo se interesse;

Encaminhá-lo para algum tipo de atividade de manifestação artística de seu interesse, onde possa expressar através de outra maneira essa agressividade.

 

Depois de observado os comportamentos do aluno, faria um convite a ele e familiares para uma conversa para conhecer melhor a realidade social do individuo e posteriormente o convidaria, orientaria e apoiaria a participar de projetos de arte e cultura através dos quais ele não só poderia fazer a sublimação de seus desejos como ia se deparar com um mundo organizado e assim praticar a disciplina mental e consequentemente social. Eu ia sugerir ele a trabalhar com a arte da música. Apresentaria a ele esse universo da arte, motivando a ser um rapper na qual poderia expressar as suas ideias e aprender a respeitar limites que regem essa arte. A outra sugestão ainda dentro do mundo da arte seria apresentar a ele motivá-lo a praticar a capoeira ou uma arte-marcial, onde ele poderia usar a sua força na luta e  aprender a disciplina, a necessidade do autocontrole e os princípios e valores dessa arte. E por último ia sugerir um esporte de competição na qual ele precisaria ocupar a sua mente não somente em treinos mas em criar estratégias de desempenho afim de obter os melhores resultados nas competições. Creio que seria um bom início. Resumindo temos três ações: Observação do comportamento; Conversa para melhor compreensão da realidade e; Sugestões de práticas para a sublimação dos seus desejos. Três sugestões: Atuar na área da Música, Prática de arte marcial; Incentivo à competição através do esporte.

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