Desafio - Módulo I
Citação de Jaqueline Lima em novembro 16, 2024, 4:30 pmApós observar o Eduardo é necessário investigar mais sobre ele e a família no contexto ambiental, interpretando da maneira correta, pode-se então, colocar propostas adaptativas para que ele possa transformar tudo o que sente em pulsão para algo produtivo.
Após observar o Eduardo é necessário investigar mais sobre ele e a família no contexto ambiental, interpretando da maneira correta, pode-se então, colocar propostas adaptativas para que ele possa transformar tudo o que sente em pulsão para algo produtivo.
Citação de Gabriely Stellet em novembro 16, 2024, 7:15 pmApós uma avaliação psicológica e uma possível conversa com o responsável do aluno, algumas atividades podem ser sugeridas:
1- esportes de combate, onde as emoções tumultuosas podem ser externalizadas e convertidas em algo positivo, tal como o desenvolvimento de um atleta em potencial;
2-desenvolvimento artístico para a manifestação das emoções reprimidas e desconfortos internos, como uma maneira de substituir a forma negativa de expressão do aluno;
3-sessões de terapia com o psicólogo e psicanalista; avaliação neuropsicológica.
Após uma avaliação psicológica e uma possível conversa com o responsável do aluno, algumas atividades podem ser sugeridas:
1- esportes de combate, onde as emoções tumultuosas podem ser externalizadas e convertidas em algo positivo, tal como o desenvolvimento de um atleta em potencial;
2-desenvolvimento artístico para a manifestação das emoções reprimidas e desconfortos internos, como uma maneira de substituir a forma negativa de expressão do aluno;
3-sessões de terapia com o psicólogo e psicanalista; avaliação neuropsicológica.
Citação de Jussara Valentim da Silva Santos em novembro 16, 2024, 7:32 pmBuscar saber de suas relações familiares, trabalhar estratégias para manutenção da raiva, conflitos internos, oferecer apoio emocional.
Buscar saber de suas relações familiares, trabalhar estratégias para manutenção da raiva, conflitos internos, oferecer apoio emocional.
Citação de RUI DANTAS em novembro 17, 2024, 1:10 amA minha proposta é:
- Identificar e estimular interesses: Descobrir o que motiva Eduardo e oferecer atividades que canalizem sua energia.
- Construir um vínculo positivo: Criar um ambiente de confiança e reconhecimento.
- Trabalhar em grupo: Promover atividades que estimulem a cooperação e o trabalho em equipe.
A minha proposta é:
- Identificar e estimular interesses: Descobrir o que motiva Eduardo e oferecer atividades que canalizem sua energia.
- Construir um vínculo positivo: Criar um ambiente de confiança e reconhecimento.
- Trabalhar em grupo: Promover atividades que estimulem a cooperação e o trabalho em equipe.
Citação de Carolina Flebbe em novembro 17, 2024, 3:29 pmÈ necessário investigar o ambiente familiar e escolar, começando então através desse conhecimento, um dialogo ativo com o aluno em busca de abertura para a solução do problema e em seguida, se necessário, fazer o encaminhamento para profissionais especializados na área de necessidade do aluno, se caso essa não for a minha.
È necessário investigar o ambiente familiar e escolar, começando então através desse conhecimento, um dialogo ativo com o aluno em busca de abertura para a solução do problema e em seguida, se necessário, fazer o encaminhamento para profissionais especializados na área de necessidade do aluno, se caso essa não for a minha.
Citação de anabeatrizsimoes10 em novembro 17, 2024, 4:10 pmAcredito que uma forma de sublimação seria transformar as frustrações e dificuldades da criança em lidar com a própria realidade,seria colocar a raiva e frustração em luta por exemplo que ensina disciplina e hierarquia. Outra forma de sublimação seria escrever músicas ou poemas para colocar em palavras e organizar seus sentimentos transformando sua frustração em algo bonito
Acredito que uma forma de sublimação seria transformar as frustrações e dificuldades da criança em lidar com a própria realidade,seria colocar a raiva e frustração em luta por exemplo que ensina disciplina e hierarquia. Outra forma de sublimação seria escrever músicas ou poemas para colocar em palavras e organizar seus sentimentos transformando sua frustração em algo bonito
Citação de Keyla Fogaca em novembro 18, 2024, 6:02 pm
1. Análise de sonhos
Objetivo: Explorar o conteúdo reprimido e os desejos inconscientes do paciente, pedindo que ele relate seus sonhos, especialmente os que envolvem raiva, conflito ou agressividade. Analisar os conteúdos manifestos (o que ele lembra do sonho) e o conteúdo latente (as interpretações psíquicas subjacentes). Isso pode ajudar a entender as causas psíquicas mais profundas que estão por trás de sua agressão.
2. Associação livre com foco na agressividade
Objetivo: Permitir que o paciente expresse livremente seus pensamentos e sentimentos para acessar o inconsciente. Durante a sessão, pedir que fale sem censura, especialmente sobre suas fantasias, sentimentos e experiências que envolvem raiva ou frustração. Ele pode, por exemplo, falar sobre momentos em que sentiu raiva ou teve impulsos agressivos. Esta técnica pode ajudar a revelar os conflitos psíquicos que estão sendo reprimidos, e podemos, assim, observar os mecanismos de defesa em ação, como a projeção ou a racionalização.
3. Transferência e análise da agressividade
Objetivo: Explorar como a agressividade do paciente pode se manifestar na relação terapêutica, observando se ele demonstra comportamentos agressivos em relação ao terapeuta ou à situação terapêutica (como resistência, hostilidade, críticas, etc.). Isto pode ser analisado para ajudar o paciente a reconhecer padrões repetitivos em suas relações, talvez relacionadas a figuras parentais ou outras figuras autoritárias em sua vida. Trabalhar com a transferência pode ajudar o paciente a entender a origem de sua agressividade e a integrar essas emoções de maneira mais saudável. Essas atividades permitem explorar a agressividade do paciente de maneira profunda e cuidadosa, trabalhando tanto com o conteúdo consciente quanto com o inconsciente, para ajudar o paciente a entender melhor suas emoções e impulsos agressivos.
1. Análise de sonhos
Objetivo: Explorar o conteúdo reprimido e os desejos inconscientes do paciente, pedindo que ele relate seus sonhos, especialmente os que envolvem raiva, conflito ou agressividade. Analisar os conteúdos manifestos (o que ele lembra do sonho) e o conteúdo latente (as interpretações psíquicas subjacentes). Isso pode ajudar a entender as causas psíquicas mais profundas que estão por trás de sua agressão.
2. Associação livre com foco na agressividade
Objetivo: Permitir que o paciente expresse livremente seus pensamentos e sentimentos para acessar o inconsciente. Durante a sessão, pedir que fale sem censura, especialmente sobre suas fantasias, sentimentos e experiências que envolvem raiva ou frustração. Ele pode, por exemplo, falar sobre momentos em que sentiu raiva ou teve impulsos agressivos. Esta técnica pode ajudar a revelar os conflitos psíquicos que estão sendo reprimidos, e podemos, assim, observar os mecanismos de defesa em ação, como a projeção ou a racionalização.
3. Transferência e análise da agressividade
Objetivo: Explorar como a agressividade do paciente pode se manifestar na relação terapêutica, observando se ele demonstra comportamentos agressivos em relação ao terapeuta ou à situação terapêutica (como resistência, hostilidade, críticas, etc.). Isto pode ser analisado para ajudar o paciente a reconhecer padrões repetitivos em suas relações, talvez relacionadas a figuras parentais ou outras figuras autoritárias em sua vida. Trabalhar com a transferência pode ajudar o paciente a entender a origem de sua agressividade e a integrar essas emoções de maneira mais saudável. Essas atividades permitem explorar a agressividade do paciente de maneira profunda e cuidadosa, trabalhando tanto com o conteúdo consciente quanto com o inconsciente, para ajudar o paciente a entender melhor suas emoções e impulsos agressivos.
Citação de Cintia Pimenta em novembro 18, 2024, 8:23 pm1) procurar entrar no mundo do adolescente de forma sútil e curiosa e criar um vínculo de confiança
2) propor atividades artísticas ( pintura. desenho ou música por exemplo) onde o adolescente possa externar seus conflitos e até agressividade
3) conduzir o adolescente a detectar o fator inconsciente que possa estar determinando suas atitudes impulsivas e agressivas
1) procurar entrar no mundo do adolescente de forma sútil e curiosa e criar um vínculo de confiança
2) propor atividades artísticas ( pintura. desenho ou música por exemplo) onde o adolescente possa externar seus conflitos e até agressividade
3) conduzir o adolescente a detectar o fator inconsciente que possa estar determinando suas atitudes impulsivas e agressivas
Citação de Geisilane Cristina Fernandes Silva em novembro 19, 2024, 4:52 pm1° Fazer acompanhamento família pra descobrir a origem do problema.
2° Encaminhar pra um acompanhamento com especialistas.
3° Introduzir atividades socioeducativas com o adolescente.
1° Fazer acompanhamento família pra descobrir a origem do problema.
2° Encaminhar pra um acompanhamento com especialistas.
3° Introduzir atividades socioeducativas com o adolescente.
Citação de Thom_perfume em novembro 20, 2024, 12:25 ambom
bom