Desafio - Módulo I
Citação de Marcia Greco em novembro 20, 2024, 2:11 amNa minha visão, o primeiro ponto a ser investigado, seria marcar um horário com a mãe
Pelo fato que ele não está acompanhando o mesmo ritmo de aprendizado dos outros alunos
Para entender o porquê desse comportamento alterado, a mãe se faz presente
Colher o máximo de informações, sobre o histórico de vida dele
Buscar onde desencadeou o comportamento descontrolado
Seguindo para próxima etapa em trabalhar e ouvir esse adolescente
E dependendo como ele responder a dinâmica do acompanhamento
Poderá levá-lo a fazer atividades que ele se identifique, transformando os impulsos indesejados em prazer saudável
Como também se houver a necessidade de acompanhamento psiquiátrico, encaminhá-lo para um profissional.
Na minha visão, o primeiro ponto a ser investigado, seria marcar um horário com a mãe
Pelo fato que ele não está acompanhando o mesmo ritmo de aprendizado dos outros alunos
Para entender o porquê desse comportamento alterado, a mãe se faz presente
Colher o máximo de informações, sobre o histórico de vida dele
Buscar onde desencadeou o comportamento descontrolado
Seguindo para próxima etapa em trabalhar e ouvir esse adolescente
E dependendo como ele responder a dinâmica do acompanhamento
Poderá levá-lo a fazer atividades que ele se identifique, transformando os impulsos indesejados em prazer saudável
Como também se houver a necessidade de acompanhamento psiquiátrico, encaminhá-lo para um profissional.
Citação de Clarisse em novembro 20, 2024, 3:43 pmPrimeiro - Conversar com a família para investigar os possíveis motivos do comportamento do garoto;
Segundo - Promover atividades dentro da sala de aula como jogos desafiadores para o garoto se sentir instigado a participar;
Terceiro - Sugerir a família que coloque o garoto em um esporte, como jiu-jitsu ou judô por exemplo, para que ele possa descarregar seus impulsos.
Primeiro - Conversar com a família para investigar os possíveis motivos do comportamento do garoto;
Segundo - Promover atividades dentro da sala de aula como jogos desafiadores para o garoto se sentir instigado a participar;
Terceiro - Sugerir a família que coloque o garoto em um esporte, como jiu-jitsu ou judô por exemplo, para que ele possa descarregar seus impulsos.
Citação de gleice87 em novembro 20, 2024, 11:04 pmPrimeiramente colheria informações sobre o Eduardo em todos os ambientes em que ele frequenta, com família, escola, etc para tentar e ter um conhecimento em geral de quem é o adolescente. Depois além de propor que ele faça terapia e algum esporte que se agrade para extravasar a agressividade. E por fim um acompanhamento evolutivo do caso em questão.
Primeiramente colheria informações sobre o Eduardo em todos os ambientes em que ele frequenta, com família, escola, etc para tentar e ter um conhecimento em geral de quem é o adolescente. Depois além de propor que ele faça terapia e algum esporte que se agrade para extravasar a agressividade. E por fim um acompanhamento evolutivo do caso em questão.
Citação de Dionis Lino em novembro 21, 2024, 1:59 amEntender melhor o ciclo familiar do Eduardo. . Usar outras maneiras e atividades na qual ele se adapte melhor. Trabalhar seu comportamento e impulsos, em algo que seja construtivo.
Entender melhor o ciclo familiar do Eduardo. . Usar outras maneiras e atividades na qual ele se adapte melhor. Trabalhar seu comportamento e impulsos, em algo que seja construtivo.
Citação de ihanporto em novembro 21, 2024, 8:27 am3 Pilares cruciais na investigação do caso colocado em questão .
A investigação : processo que na qual buscaremos informações e compreensão do caso.
Trabalhar, ressocialização do mesmo com os próximos, reconstruir os princípios primordiais sobre o que mal e bom.
Se o caso persistir, encaminhar o mesmo para procedimento avançados, psiquiátrico.
3 Pilares cruciais na investigação do caso colocado em questão .
A investigação : processo que na qual buscaremos informações e compreensão do caso.
Trabalhar, ressocialização do mesmo com os próximos, reconstruir os princípios primordiais sobre o que mal e bom.
Se o caso persistir, encaminhar o mesmo para procedimento avançados, psiquiátrico.
Citação de rhguedesl em novembro 21, 2024, 12:35 pmsegundo a teoria freudiana, é um mecanismo de defesa em que os impulsos instintivos, especialmente os de natureza sexual ou agressiva, são redirecionados para atividades socialmente aceitas e produtivas, como arte, ciência, trabalho e esportes. Esse processo é visto como uma maneira de transformar energia psíquica em ações que não só evitam conflitos internos, mas também contribuem para o bem-estar individual e para a manutenção da ordem social. A sublimação ajuda na adaptação e na regulação dos impulsos de maneira construtiva, tornando possível a convivência pacífica dentro da sociedade.
Assim, ações são fundamentais para o favorecimento das mudanças em Eduardo:
1. Incentivar a prática de atividades artísticas
2. Estimular a prática regular de esportes ou atividades físicas
3. Fomentar o engajamento em atividades voluntárias ou sociais
Essas ações podem contribuir para a mudança de comportamento ao canalizar os impulsos de maneira saudável, promover o desenvolvimento pessoal e social, além de favorecer a adaptação da pessoa dentro da sociedade de maneira equilibrada e produtiva.
segundo a teoria freudiana, é um mecanismo de defesa em que os impulsos instintivos, especialmente os de natureza sexual ou agressiva, são redirecionados para atividades socialmente aceitas e produtivas, como arte, ciência, trabalho e esportes. Esse processo é visto como uma maneira de transformar energia psíquica em ações que não só evitam conflitos internos, mas também contribuem para o bem-estar individual e para a manutenção da ordem social. A sublimação ajuda na adaptação e na regulação dos impulsos de maneira construtiva, tornando possível a convivência pacífica dentro da sociedade.
Assim, ações são fundamentais para o favorecimento das mudanças em Eduardo:
1. Incentivar a prática de atividades artísticas
2. Estimular a prática regular de esportes ou atividades físicas
3. Fomentar o engajamento em atividades voluntárias ou sociais
Essas ações podem contribuir para a mudança de comportamento ao canalizar os impulsos de maneira saudável, promover o desenvolvimento pessoal e social, além de favorecer a adaptação da pessoa dentro da sociedade de maneira equilibrada e produtiva.
Citação de Leandro da Silva Costa em novembro 21, 2024, 12:43 pmAo lidar com um adolescente agressivo de 14 anos, a abordagem segundo o conceito de sublimação freudiana requer compreensão da origem de sua agressividade e a oferta de caminhos para transformar esses impulsos em atividades construtivas. Para Freud, a agressividade pode ser uma expressão de pulsões instintivas reprimidas ou uma resposta à frustração emocional. Conversas genuínas e empáticas podem ser o ponto de partida para estabelecer confiança e começar a compreender os fatores que desencadeiam esse comportamento.
Uma primeira estratégia seria criar um ambiente de diálogo seguro, no qual o adolescente possa falar abertamente sobre suas experiências, medos ou raivas. Perguntar, por exemplo, como ele se sente em situações de conflito ou o que o leva a reagir de maneira agressiva, pode ajudar a identificar se ele está lidando com sentimentos de rejeição, baixa autoestima ou dificuldades familiares. Esse entendimento é fundamental para propor atividades que canalizem seus impulsos de forma positiva.
Se for identificado que a agressividade surge de uma necessidade de se afirmar ou de se sentir valorizado, a introdução a esportes pode ser uma alternativa poderosa. Modalidades como artes marciais, boxe ou outras atividades de alta intensidade oferecem uma via segura e disciplinada para descarregar energia acumulada. Esses esportes não apenas promovem autocontrole, mas também ajudam a construir uma identidade positiva, baseada no esforço e na superação.
Outra abordagem, caso o adolescente tenha dificuldade em expressar suas emoções verbalmente, seria incentivá-lo a participar de atividades artísticas como pintura, desenho ou escrita. Essas atividades permitem que ele transfira seus conflitos internos para um meio criativo, ajudando a externalizar sentimentos que podem estar reprimidos. É importante, durante essas práticas, evitar julgamentos e valorizar suas produções como uma forma única de expressão.
Além disso, envolver o adolescente em atividades que promovam o bem-estar coletivo, como projetos comunitários ou voluntariado, pode ajudá-lo a redirecionar sua energia agressiva para ações que criem um impacto positivo em sua comunidade. Isso reforça sua autoestima e o senso de pertencimento, reduzindo a necessidade de expressar sua raiva de maneira destrutiva.
A agressividade, muitas vezes, é um reflexo de algo mais profundo que precisa ser entendido e trabalhado. Oferecer um espaço de escuta e atividades estruturadas pode abrir caminhos para que ele sublima seus impulsos e encontre formas mais saudáveis e satisfatórias de se relacionar consigo mesmo e com os outros.
Ao lidar com um adolescente agressivo de 14 anos, a abordagem segundo o conceito de sublimação freudiana requer compreensão da origem de sua agressividade e a oferta de caminhos para transformar esses impulsos em atividades construtivas. Para Freud, a agressividade pode ser uma expressão de pulsões instintivas reprimidas ou uma resposta à frustração emocional. Conversas genuínas e empáticas podem ser o ponto de partida para estabelecer confiança e começar a compreender os fatores que desencadeiam esse comportamento.
Uma primeira estratégia seria criar um ambiente de diálogo seguro, no qual o adolescente possa falar abertamente sobre suas experiências, medos ou raivas. Perguntar, por exemplo, como ele se sente em situações de conflito ou o que o leva a reagir de maneira agressiva, pode ajudar a identificar se ele está lidando com sentimentos de rejeição, baixa autoestima ou dificuldades familiares. Esse entendimento é fundamental para propor atividades que canalizem seus impulsos de forma positiva.
Se for identificado que a agressividade surge de uma necessidade de se afirmar ou de se sentir valorizado, a introdução a esportes pode ser uma alternativa poderosa. Modalidades como artes marciais, boxe ou outras atividades de alta intensidade oferecem uma via segura e disciplinada para descarregar energia acumulada. Esses esportes não apenas promovem autocontrole, mas também ajudam a construir uma identidade positiva, baseada no esforço e na superação.
Outra abordagem, caso o adolescente tenha dificuldade em expressar suas emoções verbalmente, seria incentivá-lo a participar de atividades artísticas como pintura, desenho ou escrita. Essas atividades permitem que ele transfira seus conflitos internos para um meio criativo, ajudando a externalizar sentimentos que podem estar reprimidos. É importante, durante essas práticas, evitar julgamentos e valorizar suas produções como uma forma única de expressão.
Além disso, envolver o adolescente em atividades que promovam o bem-estar coletivo, como projetos comunitários ou voluntariado, pode ajudá-lo a redirecionar sua energia agressiva para ações que criem um impacto positivo em sua comunidade. Isso reforça sua autoestima e o senso de pertencimento, reduzindo a necessidade de expressar sua raiva de maneira destrutiva.
A agressividade, muitas vezes, é um reflexo de algo mais profundo que precisa ser entendido e trabalhado. Oferecer um espaço de escuta e atividades estruturadas pode abrir caminhos para que ele sublima seus impulsos e encontre formas mais saudáveis e satisfatórias de se relacionar consigo mesmo e com os outros.
Citação de Eduardo Degani Malvestio Moraes em novembro 21, 2024, 2:29 pmAtividades artísticas
Introduzir Eduardo a atividades como pintura, escultura ou música pode permitir que ele expresse suas emoções de maneira simbólica. Transformar impulsos agressivos em criatividade.Esportes de alta intensidade
Inscrever Eduardo em esportes que demandem grande energia física, como artes marciais, boxe ou futebol. Canalizar agressividade de uma forma digamos socialmente aceita, com a disciplina do esporte.Projetos de trabalho em equipe
Incentivá-lo a participar de atividades colaborativas, como projetos de jardinagem, construção ou ações comunitárias, onde ele possa sentir-se útil e reconhecido. Colaboração e pertencimento.
Atividades artísticas
Introduzir Eduardo a atividades como pintura, escultura ou música pode permitir que ele expresse suas emoções de maneira simbólica. Transformar impulsos agressivos em criatividade.
Esportes de alta intensidade
Inscrever Eduardo em esportes que demandem grande energia física, como artes marciais, boxe ou futebol. Canalizar agressividade de uma forma digamos socialmente aceita, com a disciplina do esporte.
Projetos de trabalho em equipe
Incentivá-lo a participar de atividades colaborativas, como projetos de jardinagem, construção ou ações comunitárias, onde ele possa sentir-se útil e reconhecido. Colaboração e pertencimento.
Citação de Jheniffer em novembro 21, 2024, 9:36 pmIniciaria propondo uma conversa e me faria ser vista como uma boa ouvinte e proporia colocar no papel os seus sentimentos, ou seja, entender se ele faz para desafiar os que o cercam ou para chamar a atenção.
Outra proposta visto a idade é conversar com os cuidadores para entender as percepções deles.
Iniciaria propondo uma conversa e me faria ser vista como uma boa ouvinte e proporia colocar no papel os seus sentimentos, ou seja, entender se ele faz para desafiar os que o cercam ou para chamar a atenção.
Outra proposta visto a idade é conversar com os cuidadores para entender as percepções deles.
Citação de Raphael Muniz em novembro 22, 2024, 10:05 amÉ importante compreender o que está por trás das atitudes deste aluno.
Uma escuta ativa é necessária para buscar esta compreensão.
Realização de uma intervenção visando o estabelecimento de um caminho diferente para a história deste aluno.
É importante compreender o que está por trás das atitudes deste aluno.
Uma escuta ativa é necessária para buscar esta compreensão.
Realização de uma intervenção visando o estabelecimento de um caminho diferente para a história deste aluno.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱