Desafio - Módulo I
Citação de tainarapaulas@hotmail.com em janeiro 21, 2025, 4:42 pmPrimeiramente, em momento de entrevista, saber o que o jovem mais gosta de fazer enquanto hobby;
Conseguinte, conferir oportunidade para o jovem expressar-se através da pratica de atividades conforme seu interesse (arte, música, literatura, etc.);
Por fim, trazendo a constatação e a explicativa de que canalizar o sofrimento e os pensamentos ruins para algo prazeroso e edificante é sublimar.
Primeiramente, em momento de entrevista, saber o que o jovem mais gosta de fazer enquanto hobby;
Conseguinte, conferir oportunidade para o jovem expressar-se através da pratica de atividades conforme seu interesse (arte, música, literatura, etc.);
Por fim, trazendo a constatação e a explicativa de que canalizar o sofrimento e os pensamentos ruins para algo prazeroso e edificante é sublimar.
Citação de Claudia Alexandra Matiolli dos Santos em janeiro 22, 2025, 10:57 am
- Conhecer o meio onde o adolescente está inserido ;
- Estreitar vínculos para que possa construir confiança entre pares;
- Observar e propor desafios a partir do que ele demonstra interesse;
- Conhecer o meio onde o adolescente está inserido ;
- Estreitar vínculos para que possa construir confiança entre pares;
- Observar e propor desafios a partir do que ele demonstra interesse;
Citação de Fischer Silva Untar de Oliveira em janeiro 22, 2025, 2:13 pm1- ponto buscar a confiança dele, pois no meio em que vive confiar é o maior requisito
2- buscar ouvir mais e falar menos, para que ele se sinta importante e que ele acredite que eu possa fazer parte da vida dele.
3- apresentar para ele atraves do que ele me disse sua versao melhor, algo que foi abandonado e esquecido com o tempo.
1- ponto buscar a confiança dele, pois no meio em que vive confiar é o maior requisito
2- buscar ouvir mais e falar menos, para que ele se sinta importante e que ele acredite que eu possa fazer parte da vida dele.
3- apresentar para ele atraves do que ele me disse sua versao melhor, algo que foi abandonado e esquecido com o tempo.
Citação de SILVIO em janeiro 22, 2025, 5:05 pmDesafio 01: Eduardo de 14 anos e desde 6 anos se envolve com pequenos delitos e brigas com colegas mais novos na classe e com notas ruins:
1° Ação: Entender que ele é muito jovem, apenas 14 anos. Devemos cuidadosamente entender através de um diálogo amigável, onde se possa criar um vínculo amistoso, pesquisando seu comportamento sobre carinho, afeto, relação familiar e social, que teve.
2° Ação: O que leva o Eduardo a ser dessa forma. Fazer com que ele mesmo possa se abrir para se livrar das amarras desse comportamento hostil.
3° Ação: Mostrar exemplos práticos da vida e valorizar a vida em sociedade com alegria e contentamento. O mecanismo de defesa (sublimação) poderá indicar que o Eduardo pode se defender de todo comportamento hostil. O diálogo com Eduardo, poderá trazer à tona algumas coisas importantes guardadas no seu subconsciente. Dizer para Eduardo que existe outro caminho e outra maneira de viver com comportamentos e pensamentos melhores. A vida ainda está começando e dizer para Eduardo que se ele quiser, vai vencer todas as barreiras guardadas no seu subconsciente. Posso afirmar que ninguém nasce ruim ou antissocial. Somos espelho do ambiente que vivemos desde a infância. O trabalho de relações humanas deve ser continuado no seu ambiente familiar. Acredito que até uns 5 diálogos com Eduardo e seus familiares, ele poderá mudar para melhor todo seu comportamento. A saber que por enquanto, são delitos pequenos, mas com grande potencial de aumentar exponencialmente para ruim. Estando equilibrado e conhecido alguns gatilhos do seu subconsciente, as notas escolares e valores dele melhorarão e muito!
Desafio 01: Eduardo de 14 anos e desde 6 anos se envolve com pequenos delitos e brigas com colegas mais novos na classe e com notas ruins:
1° Ação: Entender que ele é muito jovem, apenas 14 anos. Devemos cuidadosamente entender através de um diálogo amigável, onde se possa criar um vínculo amistoso, pesquisando seu comportamento sobre carinho, afeto, relação familiar e social, que teve.
2° Ação: O que leva o Eduardo a ser dessa forma. Fazer com que ele mesmo possa se abrir para se livrar das amarras desse comportamento hostil.
3° Ação: Mostrar exemplos práticos da vida e valorizar a vida em sociedade com alegria e contentamento. O mecanismo de defesa (sublimação) poderá indicar que o Eduardo pode se defender de todo comportamento hostil. O diálogo com Eduardo, poderá trazer à tona algumas coisas importantes guardadas no seu subconsciente. Dizer para Eduardo que existe outro caminho e outra maneira de viver com comportamentos e pensamentos melhores. A vida ainda está começando e dizer para Eduardo que se ele quiser, vai vencer todas as barreiras guardadas no seu subconsciente. Posso afirmar que ninguém nasce ruim ou antissocial. Somos espelho do ambiente que vivemos desde a infância. O trabalho de relações humanas deve ser continuado no seu ambiente familiar. Acredito que até uns 5 diálogos com Eduardo e seus familiares, ele poderá mudar para melhor todo seu comportamento. A saber que por enquanto, são delitos pequenos, mas com grande potencial de aumentar exponencialmente para ruim. Estando equilibrado e conhecido alguns gatilhos do seu subconsciente, as notas escolares e valores dele melhorarão e muito!
Citação de Fernanda Noleto Castro em janeiro 22, 2025, 6:49 pmO primeiro passo seria uma intervenção psicológica, onde seria realizado o acompanhamento terapêutico para investigar a origem desses comportamentos.
Sugeria algumas atividades como por exemplo: Esporte de contato (futebol, basquete)
Atividades como o teatro também poderia ser útil, pois ele poderia canalizar suas emoções em papéis.
O primeiro passo seria uma intervenção psicológica, onde seria realizado o acompanhamento terapêutico para investigar a origem desses comportamentos.
Sugeria algumas atividades como por exemplo: Esporte de contato (futebol, basquete)
Atividades como o teatro também poderia ser útil, pois ele poderia canalizar suas emoções em papéis.
Citação de Cristiane Gomes de Souza em janeiro 22, 2025, 9:20 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Seria de extrema importância avaliar a sua relação com família caso ele tenha um convívio familiar, avaliar também seu convívio social e ajuda-lo a compreender os resultados negativos de suas ações.
Eduardo é um adolescente que vive em uma área violenta, é importante analisar se o convívio familiar é acolhedor ou violento, pois Eduardo começou apresentar comportamento violento a partir dos 6 anos, nesta idade a sua maior convivência seria com a família.
No entanto o convívio social também precisa ser avaliado, para descartar uma reprodução de comportamento.
O meio em que ele vive pode gerar situações angustiantes que o mesmo não consegue se proteger, por estar frequentemente vivendo em um ambiente hostil, quando esta nas atividades complementares da OGN, é acionado o mecanismo de defesa na tentativa de garantir sua proteção, mas isso ocorre de forma inconsciente.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Seria de extrema importância avaliar a sua relação com família caso ele tenha um convívio familiar, avaliar também seu convívio social e ajuda-lo a compreender os resultados negativos de suas ações.
Eduardo é um adolescente que vive em uma área violenta, é importante analisar se o convívio familiar é acolhedor ou violento, pois Eduardo começou apresentar comportamento violento a partir dos 6 anos, nesta idade a sua maior convivência seria com a família.
No entanto o convívio social também precisa ser avaliado, para descartar uma reprodução de comportamento.
O meio em que ele vive pode gerar situações angustiantes que o mesmo não consegue se proteger, por estar frequentemente vivendo em um ambiente hostil, quando esta nas atividades complementares da OGN, é acionado o mecanismo de defesa na tentativa de garantir sua proteção, mas isso ocorre de forma inconsciente.
Citação de Luciane Brito Silva em janeiro 23, 2025, 1:47 pmA sublimação, segundo a teoria freudiana, é um mecanismo de defesa que transforma impulsos e desejos inaceitáveis em comportamentos socialmente aceitáveis e construtivos. No contexto de um adolescente agressivo e envolvido com drogas, a sublimação pode ser uma estratégia valiosa para redirecionar esses comportamentos de forma positiva. Aqui estão três exemplos de como agir:
1. Incentivar Atividades Artísticas
O adolescente pode ter sua agressividade e energia canalizadas por meio da arte. Isso pode incluir pintura, música, dança ou teatro.
2. Praticar Esportes
O esporte é uma forma excelente de extravasar energia e agressividade, além de fomentar disciplina e trabalho em equipe.
3. Envolvimento em Projetos Sociais
Participar de projetos sociais ou voluntariado pode ajudar o adolescente a desenvolver empatia e um senso de propósito
Essas abordagens não apenas ajudam na sublimação dos impulsos agressivos elas também iriam contribuir para um desenvolvimento pessoal mais saudável, como também podem servir como prevenção ao uso de drogas, promovendo melhores relacionamentos e habilidades sociais.
A sublimação, segundo a teoria freudiana, é um mecanismo de defesa que transforma impulsos e desejos inaceitáveis em comportamentos socialmente aceitáveis e construtivos. No contexto de um adolescente agressivo e envolvido com drogas, a sublimação pode ser uma estratégia valiosa para redirecionar esses comportamentos de forma positiva. Aqui estão três exemplos de como agir:
1. Incentivar Atividades Artísticas
O adolescente pode ter sua agressividade e energia canalizadas por meio da arte. Isso pode incluir pintura, música, dança ou teatro.
2. Praticar Esportes
O esporte é uma forma excelente de extravasar energia e agressividade, além de fomentar disciplina e trabalho em equipe.
3. Envolvimento em Projetos Sociais
Participar de projetos sociais ou voluntariado pode ajudar o adolescente a desenvolver empatia e um senso de propósito
Essas abordagens não apenas ajudam na sublimação dos impulsos agressivos elas também iriam contribuir para um desenvolvimento pessoal mais saudável, como também podem servir como prevenção ao uso de drogas, promovendo melhores relacionamentos e habilidades sociais.
Citação de Maykel Galvao em janeiro 23, 2025, 2:43 pmNo caso de Eduardo, suas atitudes agressivas e desinteresse nas atividades refletem uma possível dificuldade em encontrar meios adequados para canalizar suas emoções e impulsos. As ações abaixo buscam promover a sublimação e oferecer as novas oportunidades de expressão e integração:
Possiveis ações ou atividades:
Oficina de Artes e Expressão Criativa
Implementar uma oficina de artes, como pintura, escultura ou música, onde Eduardo possa canalizar sua energia e emoções. A expressão artística permitiria que ele externalizasse seus sentimentos de maneira construtiva e desenvolvesse habilidades que podem ser reconhecidas pela comunidade.
Esporte e Dinâmicas de Grupo Competitivas
Apresentar Eduardo em atividades esportivas que exigem exercício físico e cooperação em equipe, como futebol, judô ou atletismo. Os esportes ajudam na sublimação da agressividade, promovendo a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito pelos outros, além de oferecer um ambiente estruturado para canalizar impulsos.
Projeto de Mentoria e Liderança Jovem
Criar um programa onde Eduardo pudesse assumir um papel de liderança sob orientação. Por exemplo, ele poderia ser mentor de crianças menores em tarefas simples ou auxiliar em atividades organizadas pela ONG. Isso daria a ele um senso de responsabilidade e propósito, ao mesmo tempo que o ajuda a construir empatia e melhorar suas relações interpessoais.
No caso de Eduardo, suas atitudes agressivas e desinteresse nas atividades refletem uma possível dificuldade em encontrar meios adequados para canalizar suas emoções e impulsos. As ações abaixo buscam promover a sublimação e oferecer as novas oportunidades de expressão e integração:
Possiveis ações ou atividades:
Oficina de Artes e Expressão Criativa
Implementar uma oficina de artes, como pintura, escultura ou música, onde Eduardo possa canalizar sua energia e emoções. A expressão artística permitiria que ele externalizasse seus sentimentos de maneira construtiva e desenvolvesse habilidades que podem ser reconhecidas pela comunidade.
Esporte e Dinâmicas de Grupo Competitivas
Apresentar Eduardo em atividades esportivas que exigem exercício físico e cooperação em equipe, como futebol, judô ou atletismo. Os esportes ajudam na sublimação da agressividade, promovendo a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito pelos outros, além de oferecer um ambiente estruturado para canalizar impulsos.
Projeto de Mentoria e Liderança Jovem
Criar um programa onde Eduardo pudesse assumir um papel de liderança sob orientação. Por exemplo, ele poderia ser mentor de crianças menores em tarefas simples ou auxiliar em atividades organizadas pela ONG. Isso daria a ele um senso de responsabilidade e propósito, ao mesmo tempo que o ajuda a construir empatia e melhorar suas relações interpessoais.
Citação de Suelen Athayde Gattringer em janeiro 23, 2025, 6:51 pmVisto que a sublimação é um mecanismo de defesa e pode ser canalizada para novos talentos a minha primeira atitude seria conversar com o aluno e com os pais para entender o meio que ele está inserido. Minha segunda atitude seria conversar com o aluno para descobrir qual o talento do mesmo, apresentando possibilidades como esportes, artes marciais, musica ou pintura. Na minha terceira ação eu incentivaria ele a canalizar sua energia e ver qual atividade ele se enquadrou para que haja uma evolução, mantendo tambem um canal de conversa sempre ativo e assim melhorar o convívio social.
Visto que a sublimação é um mecanismo de defesa e pode ser canalizada para novos talentos a minha primeira atitude seria conversar com o aluno e com os pais para entender o meio que ele está inserido. Minha segunda atitude seria conversar com o aluno para descobrir qual o talento do mesmo, apresentando possibilidades como esportes, artes marciais, musica ou pintura. Na minha terceira ação eu incentivaria ele a canalizar sua energia e ver qual atividade ele se enquadrou para que haja uma evolução, mantendo tambem um canal de conversa sempre ativo e assim melhorar o convívio social.
Citação de edianatanara@gmail.com em janeiro 23, 2025, 10:10 pmDe acordo com a pesquisa feita por Freud e de pacientes já orientados a partir de seus estudos, a criança deve ser ouvida, pois apresenta vestígios de comportamento social desequilibrado pela violência vivida em seu lar. Uma vez que ele pode estar passando por algum tipo de abuso, seja emocional ou sexual.
De acordo com a pesquisa feita por Freud e de pacientes já orientados a partir de seus estudos, a criança deve ser ouvida, pois apresenta vestígios de comportamento social desequilibrado pela violência vivida em seu lar. Uma vez que ele pode estar passando por algum tipo de abuso, seja emocional ou sexual.