Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 637 of 721Next

A sublimação, segundo a teoria de Sigmund Freud, é um mecanismo de defesa que permite às pessoas canalizar impulsos e desejos inconscientes em atividades criativas e produtivas. Aqui estão 3 ações sobre sublimação freudiana:

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Exemplos de Sublimação na Vida Real

1. poderia ser sugerido que se tornasse   músico que canaliza sua tristeza em músicas melancólicas.
2. Um escritor que desvia seu desejo de controle para criar personagens e histórias.
3. ou que se tornasse um atleta que transforma sua agressividade em uma carreira de sucesso no esporte.

Como o exercício sugere, Eduardo é "avesso a tudo", porém os demais participantes do projeto apresentaram resultados positivos. Partindo de um senso comum eu daria a sugestão de ajuda psicológica (em sentido amplo), pois diversos fatores podem contribuir para a situação do menor como família, sociedade, escola. Utilizando o senso comum, com base na teoria da sublimação, tentaria canalizar a sua energia para prática de esportes que permitem uma agressividade com controle e mentoria, principalmente lutas ou outro esporte que ele se interessa.  Mas a principal bussola para qualquer medida/ sugestão passa pelo entendimento de quem é Eduardo e as causas do comportamento. Medidas drásticas podem ser necessárias dependendo a situação (pode ter sofrido abusos, maus tratos, abandono, etc)

O conhecimento sobre as causas de tais comportamentos iniciam o processo dialógico com o aluno, convidar os pais para uma conversa e por último direcionar essa energia para algum esporte, música ou outra atividade artística a qual ele tenha afinidade seriam importantes para o Eduardo.

Primeiro conquistar a confiança do aluno se aproximar ter um olhar aguçado sobre o que ele gosta de fazer e puxar assunto trazer ele para si .

Conquistando a confiança dele descobrir como é o relacionamento familiar dele , muitas vezes a crinaça e o adoslecescente é uma reflexão do que acontece em seu lar .

Então por meio das descobertas propor atividades no qual como Freud disse a transformar a sublimação em uma arte uma atividade que ele se conecte ou goste de fazer e tentar inserir ele com os colegas por meio de atividades em equipe .

 

De acordo, com os relatos sobre o caso Eduardo

A primeira ação seria analisar como é a relação parental, como cresceu esse adolescente no âmbito familiar.

Está ação mencionado acima daria mais indícios da formação interna de Eduado.

A segunda ação é  buscar análisar e compreender quais os quatilhos que podem deixar Eduardo intolerante com os colegas e professores.

Por último podemos começar como uma atividade de autorreflexão para Eduardo sobre suas atitudes com os colegas como ele se sentiria no lugar do outro.

 

Desenvolver atividades de conversa com psicanalista em que inicialmente a pessoa seja induzida a falar livremente e promover
atividades que estimulem sublimação: pintura, artes, esportes, ou atividades construtivas que interessem a pessoa.
Existe também outras atividades criativas como raciocínio lógico e jogos de estratégia.

As ações e atividades que podem ajudar Eduardo são: uma avaliação psicopedagógica e pedagógica onde é possível identificar possíveis causas emocionais, cognitivas ou de aprendizagem que contribuem para os comportamentos e desempenho escolar.

A intervenção escolar é de suma importância, trabalhar com a família para melhorar o ambiente doméstico, caso necessário, fortalecer vínculos.

A participação escolar e as atividades extracurriculares: engajar a escola para criar estratégias que incentivam o aprendizado e promovam interações positivas com os colegas e inserir Eduardo em práticas esportivas ou artísticas onde ajude ele de uma forma construtiva e promova a disciplina.

Se o desenvolvimento do Eduardo está aquém das demais crianças e adolescentes, logo, imagina-se não ser um problema da região, mas um problema com o Eduardo e sua família. Entendo que o primeiro passo é o acolhimento do jovem, visando compreender suas atitudes e anseios, o segundo passo é ouvir a família e colegas para compreender a percepção dos mesmos sobre Eduardo, e como o menino age em casa. Por fim, direciona-lo a uma atividade onde possa sublimar essa energia bem como adquirir disciplina, como um esporte, uma luta... A partir dessas ações observar se surte efeito ou se outras medidas serão necessárias, como o encaminhamento a um profissional especializado.

1 Conversar com Eduardo sobre o que ele tá sentido

2 mostrar que você está ali para ajudar e não julgar

3 acolher e tentar resolver o problema juntos.

Partindo do princípio da Sublimação, ao qual Freud se refere como um dos principais mecanismos de defesa, eu sugeriria atividade com massinhas. São fáceis de manusear, divertidas e, como toda atividade manual, ajudaria Eduardo a relaxar. Palavra de difícil compreensão, dado o contexto em que ele e outros colegas convivem. A partir das expressões reveladas por Eduardo por intermédio de sua arte, seria possível algum tipo de interação inicial sobre como ele lida com o seu próprio mundo.

A segunda parte seria, a partir de sua arte (sublimação), eu começaria a interagir com ele, no universo dele, nas suas construções, nas suas obras. É possível que, a partir dali, algumas informações, tão fortemente guardadas no inconsciente, sejam liberadas e possa existir a possibilidade de uma interação mais natural e voluntária de forma lúdica que o universo das suas massinhas representam pra ele.

A terceira fase seria compartilhar com os pais (se puderem ou tiverem condições, dado que a realidade do bairro afeta a todos no ambiente familiar) de forma muito cuidadosa as informações colhidas por intermédio das interações provenientes das massinhas associadas a outras de conhecimento prévia, como a forte proximidade do Eduardo com a violência física familiar, haja vista que se outros alunos que também vivem em bairro de alto índice de violência e não agem como Eduardo, mesmo que cada uma apreenda e assimile a realidade de forma diferente, o perfil do Eduardo informa que ele bate em meninos menores, então, é possível especular que ele apanhe de adultos e projete essa experiência na escola. Como se ele não soubesse fazer diferente. Então, a escola poderia mostrar pra ele que é possível viver diferente. Até esse momento, Eduardo não sabe que ele tem escolha.

PreviousPage 637 of 721Next