Desafio - Módulo I
Citação de carlosdeandrade em janeiro 26, 2025, 7:34 pmSe o desenvolvimento do Eduardo está aquém das demais crianças e adolescentes, logo, imagina-se não ser um problema da região, mas um problema com o Eduardo e sua família. Entendo que o primeiro passo é o acolhimento do jovem, visando compreender suas atitudes e anseios, o segundo passo é ouvir a família e colegas para compreender a percepção dos mesmos sobre Eduardo, e como o menino age em casa. Por fim, direciona-lo a uma atividade onde possa sublimar essa energia bem como adquirir disciplina, como um esporte, uma luta... A partir dessas ações observar se surte efeito ou se outras medidas serão necessárias, como o encaminhamento a um profissional especializado.
Se o desenvolvimento do Eduardo está aquém das demais crianças e adolescentes, logo, imagina-se não ser um problema da região, mas um problema com o Eduardo e sua família. Entendo que o primeiro passo é o acolhimento do jovem, visando compreender suas atitudes e anseios, o segundo passo é ouvir a família e colegas para compreender a percepção dos mesmos sobre Eduardo, e como o menino age em casa. Por fim, direciona-lo a uma atividade onde possa sublimar essa energia bem como adquirir disciplina, como um esporte, uma luta... A partir dessas ações observar se surte efeito ou se outras medidas serão necessárias, como o encaminhamento a um profissional especializado.
Citação de Hortencia Marinho em janeiro 26, 2025, 8:37 pm1 Conversar com Eduardo sobre o que ele tá sentido
2 mostrar que você está ali para ajudar e não julgar
3 acolher e tentar resolver o problema juntos.
1 Conversar com Eduardo sobre o que ele tá sentido
2 mostrar que você está ali para ajudar e não julgar
3 acolher e tentar resolver o problema juntos.
Citação de PATRICIA GROSSI em janeiro 27, 2025, 11:41 pmPartindo do princípio da Sublimação, ao qual Freud se refere como um dos principais mecanismos de defesa, eu sugeriria atividade com massinhas. São fáceis de manusear, divertidas e, como toda atividade manual, ajudaria Eduardo a relaxar. Palavra de difícil compreensão, dado o contexto em que ele e outros colegas convivem. A partir das expressões reveladas por Eduardo por intermédio de sua arte, seria possível algum tipo de interação inicial sobre como ele lida com o seu próprio mundo.
A segunda parte seria, a partir de sua arte (sublimação), eu começaria a interagir com ele, no universo dele, nas suas construções, nas suas obras. É possível que, a partir dali, algumas informações, tão fortemente guardadas no inconsciente, sejam liberadas e possa existir a possibilidade de uma interação mais natural e voluntária de forma lúdica que o universo das suas massinhas representam pra ele.
A terceira fase seria compartilhar com os pais (se puderem ou tiverem condições, dado que a realidade do bairro afeta a todos no ambiente familiar) de forma muito cuidadosa as informações colhidas por intermédio das interações provenientes das massinhas associadas a outras de conhecimento prévia, como a forte proximidade do Eduardo com a violência física familiar, haja vista que se outros alunos que também vivem em bairro de alto índice de violência e não agem como Eduardo, mesmo que cada uma apreenda e assimile a realidade de forma diferente, o perfil do Eduardo informa que ele bate em meninos menores, então, é possível especular que ele apanhe de adultos e projete essa experiência na escola. Como se ele não soubesse fazer diferente. Então, a escola poderia mostrar pra ele que é possível viver diferente. Até esse momento, Eduardo não sabe que ele tem escolha.
Partindo do princípio da Sublimação, ao qual Freud se refere como um dos principais mecanismos de defesa, eu sugeriria atividade com massinhas. São fáceis de manusear, divertidas e, como toda atividade manual, ajudaria Eduardo a relaxar. Palavra de difícil compreensão, dado o contexto em que ele e outros colegas convivem. A partir das expressões reveladas por Eduardo por intermédio de sua arte, seria possível algum tipo de interação inicial sobre como ele lida com o seu próprio mundo.
A segunda parte seria, a partir de sua arte (sublimação), eu começaria a interagir com ele, no universo dele, nas suas construções, nas suas obras. É possível que, a partir dali, algumas informações, tão fortemente guardadas no inconsciente, sejam liberadas e possa existir a possibilidade de uma interação mais natural e voluntária de forma lúdica que o universo das suas massinhas representam pra ele.
A terceira fase seria compartilhar com os pais (se puderem ou tiverem condições, dado que a realidade do bairro afeta a todos no ambiente familiar) de forma muito cuidadosa as informações colhidas por intermédio das interações provenientes das massinhas associadas a outras de conhecimento prévia, como a forte proximidade do Eduardo com a violência física familiar, haja vista que se outros alunos que também vivem em bairro de alto índice de violência e não agem como Eduardo, mesmo que cada uma apreenda e assimile a realidade de forma diferente, o perfil do Eduardo informa que ele bate em meninos menores, então, é possível especular que ele apanhe de adultos e projete essa experiência na escola. Como se ele não soubesse fazer diferente. Então, a escola poderia mostrar pra ele que é possível viver diferente. Até esse momento, Eduardo não sabe que ele tem escolha.
Citação de larissaunesp@yahoo.com.br em janeiro 28, 2025, 12:53 pmDe acordo com as habilidades do aluno, poderia se propor: atividades manuais e artísticas, tais como: desenhos, pinturas, dobraduras. atividades esportivas: o aluno poderia organizar um campeonato de acordo com o esporte que aprecia. Atividades com música, dança, poesia, organização de sarau, batalha de poesia, rap, hip-hop, grafite.
De acordo com as habilidades do aluno, poderia se propor: atividades manuais e artísticas, tais como: desenhos, pinturas, dobraduras. atividades esportivas: o aluno poderia organizar um campeonato de acordo com o esporte que aprecia. Atividades com música, dança, poesia, organização de sarau, batalha de poesia, rap, hip-hop, grafite.
Citação de cris homa em janeiro 28, 2025, 7:06 pm1- ver o histórico familiar para melhor compreender o comportamento do Eduardo.
2- Analisar o comportamento do Eduardo, traumas, medos , e etc..
3- trabalhar com a psicanálise de forma positiva para buscar melhorias sobre o comportamento , para ele conseguir se relacionar melhor na sociedade.
1- ver o histórico familiar para melhor compreender o comportamento do Eduardo.
2- Analisar o comportamento do Eduardo, traumas, medos , e etc..
3- trabalhar com a psicanálise de forma positiva para buscar melhorias sobre o comportamento , para ele conseguir se relacionar melhor na sociedade.
Citação de Amanda Araujo em janeiro 28, 2025, 7:18 pmA primeira ação para entender o comportamento de Eduardo é compreender a realidade no qual ele está inserido chamando um responsável para uma conversa.
A segunda ação é apresentar alternativas diferente para a mudança de tal comportamento por meio do dialogo
A terceira ação é criar oficinas que mostram a consequência de tal comportamentos
A primeira ação para entender o comportamento de Eduardo é compreender a realidade no qual ele está inserido chamando um responsável para uma conversa.
A segunda ação é apresentar alternativas diferente para a mudança de tal comportamento por meio do dialogo
A terceira ação é criar oficinas que mostram a consequência de tal comportamentos
Citação de Amanda Araujo em janeiro 28, 2025, 8:24 pmA primeira ação é compreender o meio no qual Eduardo está inserido e conversar com os responsáveis para que a situação da família seja também analisada
A segunda ação é mostrar para o Eduardo as consequências do seu comportamento e da uma perspectiva de futuro para o mesmo
A terceira ação é promover oficinas juntamente com 0 Eduardo com o objetivo de conscientizar a si e as colegas
A primeira ação é compreender o meio no qual Eduardo está inserido e conversar com os responsáveis para que a situação da família seja também analisada
A segunda ação é mostrar para o Eduardo as consequências do seu comportamento e da uma perspectiva de futuro para o mesmo
A terceira ação é promover oficinas juntamente com 0 Eduardo com o objetivo de conscientizar a si e as colegas
Citação de Tatiana Santos Pinheiro de Almeida em janeiro 28, 2025, 11:36 pmConsideramos que exista algum trauma que está submerso, precisa que profissional ganhe confiança de Eduardo e que atravéz da fala possa encontrar o que está acontecendo com Eduardo
Consideramos que exista algum trauma que está submerso, precisa que profissional ganhe confiança de Eduardo e que atravéz da fala possa encontrar o que está acontecendo com Eduardo
Citação de Yasmin Dimeidio em janeiro 28, 2025, 11:38 pmPrimeiro consideraria entender o porque dele ainda agir dessa forma, sendo que no ambiente escolar que ele esta inserido os outros alunos demostram dum desenvolvimento diferente, sendo assim chamaria os pais afim de entender o seu contexto de vivencia em casa, pois de a violencia esta sendo uma resposta normal dele, o seu conceito de moral de alguma forma esta modificada e precisa encontrar onde para que possa haver melhora.
Primeiro consideraria entender o porque dele ainda agir dessa forma, sendo que no ambiente escolar que ele esta inserido os outros alunos demostram dum desenvolvimento diferente, sendo assim chamaria os pais afim de entender o seu contexto de vivencia em casa, pois de a violencia esta sendo uma resposta normal dele, o seu conceito de moral de alguma forma esta modificada e precisa encontrar onde para que possa haver melhora.
Citação de Fabiana De Souza Navas em janeiro 29, 2025, 5:08 pmPara se entender um indíviduo é necessério resgatar sua história, os conteúdos e suas experiênias vividas no passado.No incosciente humano esxiste uma força intena que cospira para desejos sejam realizados, sem que existam sentimentos de culpa. essa força busca a tranquilização da conciência . O chamado mecanismo de defesa , esse mecanismo busca aliviar o conflito, negando e falsificand a realidade, ele é um instinto mantedor da satisfação interior, quando atuam procuram defender o autoconceito da pessoa, podendo , por isso, impedindo o desenvolvimento sadioda personalidade, no caso do Eduardo .
Para o caso do Eduardo sugerimos atividades intelectuais, artísticas e religiosas, para beneficiar a organização social em vez de prejudica-las .
Para se entender um indíviduo é necessério resgatar sua história, os conteúdos e suas experiênias vividas no passado.No incosciente humano esxiste uma força intena que cospira para desejos sejam realizados, sem que existam sentimentos de culpa. essa força busca a tranquilização da conciência . O chamado mecanismo de defesa , esse mecanismo busca aliviar o conflito, negando e falsificand a realidade, ele é um instinto mantedor da satisfação interior, quando atuam procuram defender o autoconceito da pessoa, podendo , por isso, impedindo o desenvolvimento sadioda personalidade, no caso do Eduardo .
Para o caso do Eduardo sugerimos atividades intelectuais, artísticas e religiosas, para beneficiar a organização social em vez de prejudica-las .